Práticas biológicas para um amanhã mais verde
Da avicultura à eco inovação, a Euroguano destaca-se ao produzir adubos orgânicos de excelência. Amândio Morais, o visionário por trás deste império sustentável, revela como a empresa abraça os desafios ambientais, firmando-se como uma potência agrícola e ecológica.
Desde a fundação em 2005, como descreveria a trajetória da empresa ao longo dos anos, levando ao reconhecimento como PME Excelência 2022?
Desde os seus 21 anos, Amândio Morais, dedica-se à Avicultura na qualidade de trabalhador independente. A sua vasta experiência profissional no ramo e o seu profundo conhecimento sobre as necessidades das explorações avícolas da região permitiram-lhe identificar uma oportunidade única de negócio – a conjugação da atividade avícola com o aproveitamento dos resíduos desta. Foram estes os fatores que, em 2005, estiveram na génese de Euroguano, empresa cuja atividade principal incide na prestação de serviços de limpeza a pavilhões de empresas avículas e recolha dos excrementos – matéria-prima que utiliza na produção de adubos orgânicos. Através de um processo natural de decomposição biológica (compostagem), transforma tais resíduos em produtos de valor económico que contribuem para a produção sustentada das culturas, substituindo o uso de adubos químicos. Ao longo dos anos, a Euroguano tem registado um crescimento do seu Volume de Negócios (VN) desenvolvendo a sua atividade por todo o território nacional. Em 2015, testou a viabilidade de internacionalização com uma abordagem bem-sucedida no mercado Francês e Angolano, delineando uma clara estratégia de marketing e promoção a partir de 2017. Com preocupação constante em se manter tecnologicamente capaz de responder às necessidades do mercado e dos seus clientes, a Euroguano tem realizado investimentos ponderados e ajustados às suas capacidades, permitindo-lhe alcançar a posição onde se encontra hoje.
A fabricação e comércio de adubos orgânicos sugerem um compromisso com a sustentabilidade. Quais as práticas adotadas para promover a sustentabilidade nos seus produtos e processos?
Todos os nossos produtos são, por si só, sustentáveis e biológicos. Baseados em excrementos de espécies avícolas, sem quaisquer vestígios de cinzas, lamas ou farinhas de carne, ricos em Azoto, Fósforo, Potássio e Carbono possibilitam um fortalecimento e nutrição dos solos sem qualquer risco de poluição dos mesmos, garantido uma elevada eficiência e rentabilidade das culturas agrícolas. Desde cedo, a Euroguano tem como objetivo permanente a redução do impacto ambiental resultante da sua atividade, sensibiliza os seus colaboradores para as questões ambientais e tem investido em soluções tecnológicas para a redução do consumo energético, através de equipamentos avançados e potenciadores de eficiência. Atualmente, encontra-se a desenvolver um projeto cujo objetivo é a instalação de Painéis Solares Fotovoltaicos para autoconsumo, que permitirão reduzir a fatura energética da empresa ao mesmo tempo que reduz a pegada ecológica por se tratar de uma energia limpa e renovável.
A Euroguano tem um impacto significativo na comunidade local. Como a empresa contribui para o desenvolvimento da região de Vila Nova de Paiva?
Nos últimos anos, a região de Vila Nova de Paiva tem sido alvo de uma exponencial proliferação de novas explorações avícolas. Sendo a Euroguano a única empresa, na região, certificada a prestar serviços de limpeza e de recolha de excrementos provenientes destas explorações, consideramos que a mesma tem constituído a solução para estas novas entidades, e para as já existentes, no que refere ao escoamento dos excrementos. Além disto, a Euroguano tem contribuído para a criação de emprego e para o incentivo na cooperação entre agentes económicos (fornecedores, clientes, revendedores), contribuindo para um maior dinamismo da região centro.
Olhando para o futuro, quais são as perspetivas da Euroguano em termos de inovação no setor de adubos e agricultura?
No futuro, a Euroguano pretende aumentar a sua capacidade e especializar-se na produção do Adubo Orgânico Granulado através da instalação de duas linhas de produção autónoma e iniciar-se num novo produto a nível nacional. A atual unidade fabril será adaptada para a instalação das referidas linhas de produção autónoma, compostas por equipamentos altamente tecnológicos que alinhados com a i4.0 permitirão obter um controlo total sobre todas fases do seu processo produtivo, melhores índices de rentabilidade, eficiência, qualidade e segurança, bem como desenvolver novos produtos para o setor, aumentando o seu contributo nas cadeias de valor internacionais. Com o objetivo de ser uma empresa referência a nível nacional e internacional no que respeita à fabricação de adubos orgânicos de qualidade, a Euroguano – certificada pela DGAV – pretende a certificação pela norma ISSO 9001 e a certificação de produto biológico.