Potenciar a economia verde

Carlos Gabirro, CEO da Biostasia, em entrevista, destaca o posicionamento da empresa, os produtos e técnicas, bem como os desafios e oportunidades para este ano de 2024.

 

Carlos Gabirro, CEO

 

Criada em 2004, hoje, a BIOSTASIA está no Top5% das Melhores PME de Portugal no setor. Como avalia o atual posicionamento da empresa?

A BIOSTASIA é hoje uma empresa de inovação e desenvolvimento para o mercado do Resíduo Zero! A prestar serviços de controlo de pragas urbanas (escaravelho da palmeira, lagarta do pinheiro, entre outros) ou na comercialização de produtos Resíduo Zero para o setor ambiente e agrícola. Esses são 5 dos 9 valores que acompanham a evolução e crescimento da BIOSTASIA. Passados 20 anos continuamos a procurar satisfazer as necessidades ambientais pela apresentação de soluções ecológicas, ambientalmente seguras, baseadas na fundamentação técnica, respeitando assim o compromisso com o nosso cliente. E, ser fiel, fiel aos nossos princípios de sustentabilidade ambiental (Resíduo Zero), fiel ao nosso cliente e ao consumidor final. Somos uma empresa 100% portuguesa a trabalhar essencialmente para o mercado nacional.

A aposta na Investigação, Desenvolvimento e Inovação e a busca por melhores soluções de Resíduo Zero tem resultado na criação de novos produtos e técnicas. Quais se destacam?

Com mais de 60 produtos em catálogo, trabalhamos especialmente com nanotecnologia, ou seja, soluções baseadas numa combinação única de ácidos orgânicos de origem natural que visam melhorar a assimilação de macro e micronutrientes ​ de um modo passivo, com poupança de energia; biofertilizantes, ou seja, produtos que promovem a biodeversidade microbiana do solo, tendo a capacidade de aumentar a disponibilidade e consequente absorção de nutrientes por parte das plantas; microorganismos benéficos, que contribuem para um controle biológico de pragas e doenças, por exemplo; e usamos óleos essenciais e extratos naturais, pois a maioria são ricos em matéria orgânica, alguns são ricos em micronutrientes e nutrientes essenciais, outros em aminoácidos e outros ainda têm propriedades que ajudam a controlar os insetos, fungos, bactérias, repelentes ou desinfetantes que conferem proteção às culturas quando usados.

Têm planos para o lançamento de novos produtos? Que desafios e oportunidade se adivinham?

O desafio é a desmitificação dos conceitos no produtor: esclarecer e ajudar a compreender que a qualidade e o preço destas soluções estão salvaguardados e que permitem satisfazer as atuais exigências do cliente final (especialmente nas grandes superfícies), manter e aumentar a produção e a qualidade dos seus produtos.

Na BIOSTASIA temos produtos em desenvolvimento e melhoria que podem surgir a qualquer momento. Assim, destaco:

  • No passado mês de fevereiro apresentámos uma solução inovadora para o controlo do Cancro do Castanheiro, com testes comprovados em campo, de forma rápida, segura e eficaz face à solução atual.
  • Vamos manter o focus no controle do Fogo Bacteriano, que representa um desafio constante e preocupante para os pomares nacionais e que tem levado a perdas significativas na produção afetando a subsistência dos agricultores, temos uma representação exclusiva em Portugal do Blossom Protect, um biobactericida e fungicida preventivo especialmente formulado para combater o fogo bacteriano de forma eficaz com resultados altamente positivos, ao mesmo tempo que minimiza o impacto no meio ambiente e na saúde humana.
  • Vamos lançar em breve o Girassol Meta+, um bioestimulante constituído por um consórcio único de microrganismos estimuladores de plantas, alivia o stress biótico e abiótico e aumenta os mecanismos de defesa naturais das plantas de modo a suprimir doenças causadas por agentes patogénicos, vai ter um papel importante nas hortícolas.

Qual a estratégia para ser cada vez mais um aliado para tonar o setor agrícola mais amigo do ambiente?

Os produtos BIOSTASIA são produtos Resíduo Zero, o que significa a conservação do planeta e uma produção sustentável, que visa proteger a qualidade de vida das gerações futuras. É um catálogo completo de soluções, seja para fertilização ou proteção, todo ele em modo Resíduo Zero. A produção em modo Resíduo Zero visa níveis de produção e rentabilidade excecionais e com o mínimo de contaminação ambiental. Produção em modo sustentável, o resíduo zero e/ou o modo ecológico, permite contribuir para uma maior qualidade de vida, mais saudável, com menos doenças. Reconhecendo que a agricultura é uma atividade com algum impacto ambiental, a BIOSTASIA procura ser um aliado para tonar este setor mais amigo do ambiente. A aposta assenta assim na produção ecológica sem recorrer a pesticidas.

You may also like...