Porque deve deixar de fumar

Um cigarro tem mais de 7 mil compostos e substâncias químicas! Muitas são tóxicas, irritativas e estudos indicam que, no mínimo, 69 destes compostos e substâncias são cancerígenas.

 

 

 

A nicotina é considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) uma droga psicoativa que causa dependência. Ela age no sistema nervoso central como outras drogas e chega rapidamente ao cérebro, demorando entre 7 a 19 segundos. Por isso, o tabagismo é classificado como doença e está inserido na 11ª Classificação Internacional de Doenças para Estatísticas de Mortalidade e Morbidade. No grupo “transtornos mentais, comportamentais ou do neurodesenvolvimento”, consta: “distúrbios devido ao uso de nicotina”.

O fumo que sai da ponta do cigarro e se difunde no ambiente, contém em média três vezes mais nicotina, três vezes mais monóxido de carbono e até 50 vezes mais substâncias cancerígenas do que o fumo que o fumador inala. A exposição involuntária ao fumo do tabaco pode acarretar desde reações alérgicas (rinite, tosse, conjuntivite, exacerbação de asma) em curto período, até enfarte agudo do miocárdio, cancro do pulmão e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) em adultos expostos por longos períodos.

De acordo com dados recentes da OMS, as tendências na prevalência do tabagismo entre 2000 e 2030 mostram que 150 países reduziram com sucesso o consumo de tabaco.

Embora as taxas de tabagismo estejam a diminuir na maioria dos países, a OMS avisou que as mortes relacionadas com o tabaco deverão permanecer elevadas nos próximos anos.

As estatísticas mostram que fumar mata mais de oito milhões de pessoas todos os anos, incluindo cerca de 1,3 milhões de não fumadores expostos ao fumo passivo.

A OMS informa ainda que o período de tempo entre a aplicação de medidas rigorosas de controlo do tabaco e a redução do número de mortes por tabagismo é de cerca de trinta anos.

Mesmo que o número de fumadores continue a diminuir, a OMS estima que o objetivo de uma redução de 30% no consumo de tabaco entre 2010 e 2025 não deve ser alcançado.

A OMS apela também ao combate à “interferência da indústria do tabaco”, chamando a atenção para os novos produtos denominados sem fumo, e apela à recolha do máximo de dados possíveis sobre o seu sucesso junto dos adolescentes.

Apesar dos esforços de sensibilização, “os jovens reconhecem o uso regular destes produtos, o fácil acesso para os adquirir e pouca preocupação com o risco de dependência”, sublinha a OMS.

Dia Mundial Sem Tabaco

O Dia Mundial Sem Tabaco é celebrado a 31 de maio.

O dia visa alertar a população para os malefícios do tabaco e sensibilizar para a necessidade de proteger as pessoas para que não fumem por tabagismo passivo.

O consumo de tabaco é uma das principais causas de doença e de mortalidade prematura em todo o mundo. Segundo dados da OMS, morrem todos os anos cerca de 6 milhões de pessoas por doenças relacionadas com o tabaco. Um facto alarmante é que destas vítimas, mais de 600.000 pessoas são fumadores passivos.

O tabaco é responsável pela morte de 1 em cada 10 adultos.

Efeitos do tabaco na saúde

  • As zonas ventiladas ou exclusivas para fumadores não protegem os não fumadores, mesmo que haja um bom sistema de ventilação e as portas que dividem as duas zonas estejam fechadas. Apenas as zonas 100% livres de tabaco conferem proteção.
  • Cerca de 40% das crianças estão expostas a fumo passivo em casa. 31% das mortes atribuídas ao fumo passivo ocorre em crianças.
  • As crianças expostas ao fumo passivo em casa têm duas vezes mais probabilidade de ser fumadores do que as que não são expostas.

Frases

  • Não fume, por si e pelos outros.
  • Se ama a sua família, deixe de fumar.
  • Diga não ao tabaco, diga sim à vida.
  • Seja livre, não fume!

You may also like...