Pombal Azul: A sua loja de produtos para animais na Ericeira
Com portas abertas ao público desde 2001, o Pombal Azul – Produtos para Animais diferencia-se pelo seu conceito – onde o principal objetivo é contribuir para o bem-estar, para a qualidade de vida e para a felicidade dos animais de estimação. Para melhor compreender o passado, presente e futuro do projeto, a Revista Business Portugal esteve à conversa com João Piedade que, em entrevista, nos deu a conhecer os meandros do negócio que gere.
O Pombal Azul abriu portas ao público em 2001, sendo hoje uma referência no ramo de produtos para animais. Em que momento decide abraçar este projeto e qual tem sido o balanço?
O Pombal Azul remonta os inícios dos anos 90. O projeto teve início com o ex-sócio do meu pai, sendo que em 2001 o meu pai entrou para a sociedade, nascendo efetivamente o Pombal Azul – Produtos para Animais. O negócio foi crescendo de forma consolidada e, mais tarde, o projeto dá um grande salto com a construção do edifício onde nos encontramos sediados, atualmente. A minha chegada é bem mais recente, sendo que integrei a empresa em 2015. A verdade é que desde 2001, muito do meu tempo era passado a trabalhar na empresa e, por isso, já detinha o know-how do negócio. Na altura, estava a realizar um estágio num banco de investimentos e no dia em que ia assinar o contrato de trabalho, acabei por não o fazer. O certo é que passados três dias já aqui estava a trabalhar. Não me arrependo da escolha que fiz, este é um trabalho muito gratificante.
Desde então temos crescido bastante e o balanço não podia ser mais positivo. É claro que o Pombal Azul, tal como todas as empresas, foi-se adaptando às novas realidades do mercado. Inicialmente o nosso foco eram as aves, hoje em dia, os cães e os gatos são os principais animais com que trabalhamos. O Pombal Azul tem como principal objetivo contribuir para o bem-estar e qualidade de vida dos animais de estimação, para isso conta com uma ampla loja e ainda um consultório veterinário, que serve de complemento à nossa atividade principal. Apostamos ainda em serviços como banhos e tosquias e é também por aí que nos procuramos diferenciar no mercado.
Quais são os artigos que têm disponíveis em loja?
Na nossa loja, os clientes podem encontrar uma grande variedade de produtos, que vão desde os acessórios até às rações. Temos como principal preocupação satisfazer os nossos clientes da melhor forma e, por isso, optamos por uma variada gama de acessórios, que vão desde casotas, material de transporte a produtos de higiene. No que diz respeito às rações, procuramos acompanhar as tendências do mercado e, um dos exemplos disso é o facto de já termos disponíveis, em loja, rações glúten free ou ainda rações de origem vegetal. Para além disso, preocupamo-nos em ter uma vasta oferta de gaiolas e aquários, assim como todo o tipo de acessórios que são úteis aos roedores e aos peixes.
A questão da proteção animal está na ordem do dia. Considera que a sociedade está mais informada e sensibilizada para a questão animal?
Sim, sem dúvida. A humanização dos animais é, cada vez mais, uma realidade, prova disso é que hoje os animais já têm personalidade jurídica. Todos estes aspetos são resultado de uma evolução dos tempos e da alteração da relação que a sociedade tem com os animais. Acredito que as mentalidades começam a evoluir o que é bastante positivo. Prova disso mesmo são os inúmeros alojamentos que já estão recetivos a animais, algo que há alguns anos não acontecia.
No que diz respeito à informação, acredito que a internet tem tido um papel preponderante na informação animal, embora por vezes esteja repleta de informações, muitas vezes ruidosas e pouco esclarecedoras. Grande parte das pessoas ainda continua a recorrer à nossa loja no momento de se aconselhar sobre os mais diversos assuntos em relação ao seu animal. Por isso, acredito que apesar dos meios online serem uma ótima ferramenta na busca de informação, não substituem o conhecimento dos profissionais da área, daí não os vermos como um ‘concorrente’. No Pombal Azul vamos conseguindo acompanhar as principais tendências e conquistando o nosso mercado, muito devido à qualidade dos serviços que prestamos de forma contínua.
Sente que a mudança de mentalidade tem contribuindo para um surgimento, cada vez mais numeroso, de associações ligadas à proteção da causa animal?
Sim. Na região temos assistido ao aparecimento de diversas associações ligadas a esta causa. Acredito que este crescimento se deva ao sentimento de querer ajudar e contribuir para o bem-estar dos animais, que, por razões diversas, não têm um lar nem condições de vida dignas.
Este crescimento não se deve apenas à mudança de mentalidades – embora seja uma das principais razões – a meu ver, hoje em dia, as pessoas já têm um sentido de responsabilidade bastante maior relativamente ao compromisso que é adotar um animal. Isso deve-se também à alteração da lei de compra e venda e de acedência a animais. Esta alteração da lei, que aconteceu há cerca de dois anos, foi sobretudo administrativa, porque a parte do bem-estar animal manteve-se.
Na nossa loja chegamos a ter animais tanto para venda como para adoção, no entanto nos dias de hoje quer por causa das legislações em vigor, quer por razões meramente estratégicas optamos por não o fazer. Não tendo animais para adoção acabamos por ter uma relação mais estreita com as associações aqui próximas e sempre que somos solicitados temos todo o gosto em ajudar com o que necessitam.
Com a chegada de um novo ano é o momento de fazer o balanço de 2019, perspetivando o futuro do negócio. O que podemos esperar da Pombal Azul para o próximo ano?
O ano de 2019 foi bastante positivo. À semelhança dos últimos anos, registámos um crescimento notório em termos de negócio. Foi, sem dúvida, um ano muito bom. Perspetivando o futuro, queremos manter a qualidade e acompanhar as tendências do mercado, que estão sempre em mutação. No fundo, pretendemos seguir o caminho do bem servir, associado à qualidade que nos distingue desde 2001.