27 anos a crescer

Vítor Guisado, Proprietário

Nesta edição da Revista Business Portugal, damos a conhecer o caso da Amorlux, empresa do setor de instalações especiais, sediada na Aldeia de Paio Pires, no concelho do Seixal. O empreendimento, que hoje emprega dezenas de pessoas, surgiu pela mão de Vítor Guisado e tem registado um crescimento notável, sendo 2019 o melhor ano de sempre desta empresa.

 

Foi em 1994 que a Amorlux iniciou o seu percurso, através do experiente técnico de energia, Vítor Guisado. Passados 27 anos da abertura e já com uma vasta e reconhecida experiência no setor das instalações especiais, em particular no segmento das instalações elétricas, a empresa viu 2019 como o melhor ano de sempre da sua história. Com um sucesso cobiçável, a Amorlux tem crescido de forma sustentada em todos os aspetos, tendo havido a necessidade de ir aumentando a equipa, que já conta com 30 colaboradores, a fim de conseguir dar resposta à procura de que é alvo. A maior parte dos negócios estão no setor da hotelaria, construção nova e remodelação, estando o mercado atual assente na construção civil associada ao turismo e a novos residentes de vários países. Em 2018, ano em que a Amorlux passou a contar com a certificação da Autoridade Nacional de Proteção Civil, foi distinguida com o prémio de PME Excelência, prova da qualidade do serviço prestado, prezando a qualidade na execução, o cumprimento de prazos, contas certas e estabilidade de quadros de pessoal. A Amorlux é ainda certificada, há 17 anos, com o Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001:2015.

 

Serviço polivalente

A atividade da Amorlux compreende o desenvolvimento, engenharia, instalação e assistência técnica de instalações especiais em empreendimentos habitacionais, escritórios, unidades industriais, unidades hoteleiras e infraestruturas públicas. São, assim, cinco áreas específicas de atuação: segurança, eletricidade, redes estruturadas, energias alternativas e gestão técnica.

Na área de segurança, a Amorlux dedica-se ao desenvolvimento de sistemas de controlo de acessos, deteção de incêndio de gás e monóxido de carbono, com os quais se promove o bom funcionamento das instalações de uma empresa. Na vertente de eletricidade, a empresa fabrica e instala quadros elétricos e ainda concebe, desenvolve e implementa instalações elétricas de baixa tensão em condomínios, escritórios e unidades industriais. Nas redes estruturadas, a Amorlux é qualificada e está perfeitamente equipada para fazer instalações e certificação de redes estruturadas de computadores, de qualquer dimensão e para todos os fins. Já nas energias renováveis, a empresa foi pioneira na certificação: “Junto das entidades competentes, uma instalação de microgeração ao abrigo do Decreto-Lei nº 363/2007”, refere Vítor Guisado. Na gestão técnica, faz implementação de sistemas de controlo específicos para aplicações de climatização, iluminação, racionalização de energia, otimizando os consumos e a vida interna dos edifícios, sendo especialistas nesta área.

 

O sucesso passa por estar atento aos mercados e tendências

Segundo o mentor do projeto, é importante estar atento aos mercados e ir adaptando o negócio às novas tendências. A Amorlux começou no setor terciário (Gestão Técnica Centralizada), que estava em grande expansão na altura, tendo-se direcionado mais tarde para os condomínios de luxo. Em 2001, a empresa acaba por enveredar também pela renovação na hotelaria e, a partir de 2008, alargaram o trabalho às energias renováveis e certificaram a primeira microgeração, com ligação à rede em Portugal, tendo, até 2010, instalado e certificado cerca de 300 operações.

Mas, apesar do sucesso alcançado, o caminho não tem sido fácil. Vítor Guisado refere que este mercado tem menos expressão, devido à mudança na lei e nos incentivos desde 2011, com a intervenção da troika em Portugal. Perante as dificuldades, o que fez prevalecer a Amorlux foi a capacidade de inovação e adaptação a novas realidades. Para 2021, a expectativa é continuar a cimentar a posição da Amorlux nos setores da hotelaria, condomínios de luxo e Infraestruturas em loteamentos novos.

You may also like...