Um compromisso com a excelência
Em entrevista à Revista Business Portugal, Diogo Heleno, diretor-geral da M21GLOBAL, partilhou insights valiosos sobre a trajetória de crescimento e inovação da empresa, evidenciando ainda a importância da distinção como TOP 5% Melhores PME de Portugal.
Como é que descreve a jornada da M21GLOBAL ao longo dos últimos anos? Como atuam para se destacarem perante o cliente e quais os serviços que oferecem?
A M21GLOBAL tem seguido uma trajetória contínua de crescimento e inovação, consolidando a sua posição como uma referência no setor das traduções técnicas e jurídicas em Portugal. Com um leque alargado de serviços, incluindo traduções técnicas, jurídicas e comerciais, a empresa distingue-se pela utilização de tecnologia de ponta, e por uma equipa experiente de tradutores, tanto em Portugal como nos mercados de destino. O nosso compromisso com a qualidade é inabalável, assegurando que cada projeto supera as expectativas dos nossos clientes. A nossa capacidade de traduzir de e para mais de 60 idiomas demonstra a nossa versatilidade e dedicação em facilitar a comunicação global para empresas de todas as dimensões.
Foram distinguidos com prémio TOP 5% Melhores PME de Portugal. Qual é a importância desta distinção para a empresa? E que motivações este reconhecimento traz para a M21GLOBAL?
A distinção como uma das TOP 5% Melhores PME de Portugal é um marco significativo para a M21GLOBAL, refletindo o nosso rigor operacional e solidez financeira. Este prémio, atribuído com base em critérios estritos de desempenho e sustentabilidade financeira, não só dá garantias acrescidas de confiança e segurança aos nossos parceiros e clientes, como também motiva toda a equipa. É uma validação do nosso compromisso com a excelência e um incentivo para persistirmos na nossa estratégia de oferecer serviços de tradução de alta qualidade que promovem a comunicação eficaz e a expansão global dos nossos clientes.
A inovação marca o ritmo da civilização atual, assim sendo sente que o uso da inteligência artificial (IA) é um desafio ou um aliado no desempenho da vossa atividade?
A integração da inteligência artificial (IA) no setor de traduções é, sem dúvida, um aliado para a M21GLOBAL. A IA permite-nos otimizar processos, aumentar a precisão das traduções e reduzir os tempos de entrega, o que se traduz em benefícios diretos para os nossos clientes. Contudo, um dos desafios da IA é o facto de não ser um humano a traduzir, o que implica uma falta de compreensão contextual; a IA não compreende realmente o conteúdo que está a traduzir, realizando apenas um trabalho estatístico de tradução. É, no entanto, um valioso aliado na gestão de grandes volumes de dados e na manutenção da consistência terminológica. A M21GLOBAL vê a IA como uma ferramenta que complementa as competências dos nossos tradutores, permitindo-lhes concentrar-se nas nuances e complexidades linguísticas que requerem uma abordagem mais humana e personalizada.
Como empresa de tradução certificada e de referência, quais são as ambições da M21GLOBAL? Qual a estratégia desenhada para continuarem a oferecer, cada vez mais soluções linguísticas personalizadas?
A M21GLOBAL está empenhada em reforçar a sua presença internacional, consolidando os mercados estratégicos onde já atua, nomeadamente no Brasil e em Espanha. A nossa visão passa por estabelecer a M21GLOBAL como uma das principais referências na área da tradução nestes países, aproveitando as mais-valias das nossas capacidades técnicas, mas também da nossa compreensão das especificidades culturais locais. Duplicámos a nossa faturação internacional relativamente ao ano anterior, e o objetivo para 2024 será que mais de metade da nossa faturação seja proveniente do mercado internacional. O passo seguinte na nossa estratégia de internacionalização será a expansão para França, previsivelmente em 2025, onde pretendemos tentar alcançar o sucesso obtido nos outros mercados.