O que é o crédito revolving e quais os principais tipos em Portugal?

O consumidor tem ao seu dispor uma vasta gama de soluções de financiamento que lhe permitem desbloquear um investimento ou fazer face a uma despesa inesperada.

Uma das mais procuradas dá pelo nome de crédito revolving e é sobre ele que nos vamos debruçar atentamente ao longo deste artigo. Venha daí!

O que é e como funciona o crédito revolving?

Um crédito, tal como o nome indica, consiste no adiantamento de uma verba, sujeita a taxas de juro e potenciais comissões, que, posteriormente, terá que ser reembolsada num prazo específico.

No caso do crédito revolving, os montantes são disponibilizados através de um cartão de crédito com prazo de renovação ou, por outras palavras, o chamado “revolving” dado que depois de gastar o dinheiro disponibilizado e fazer o respetivo reembolso, o consumidor tem a possibilidade de utilizar novamente este crédito até ao valor de referência/plafond máximo do cartão.

Assim, o crédito revolving vai sendo renovado pelo consumidor através de um ciclo gasto – pagamento de dívida (mais juros) – gasto.

De referir que este crédito é fornecido por uma instituição bancária e tem um limite disponível, durante um determinado período, que é definido pelo titular do cartão de crédito.

A cargo do titular do cartão está, igualmente, o cancelamento do crédito, salvo os casos em que o reembolso não é efetuado nos prazos previstos e o consumidor entra em incumprimento.

Já no item taxa de juros, este crédito apresenta, por norma, taxas mais elevadas do que outros créditos do mercado. No entanto, devido à estrutura do sistema de concessão de crédito revolving, este é extremamente funcional na concretização de viagens, investimentos ou outro tipo de projetos.

O que inclui o crédito revolving?

Entre as várias modalidades de crédito revolving que existem no mercado financeiro português, os mais utilizados são:

Cartão de Crédito

A disponibilização e utilização do montante dá-se através do cartão de crédito.

Sendo esta uma das modalidades mais usuais, dada não só a facilidade de contratualização, basta pensar num cartão de crédito online, na sua versatilidade e nas vantagens que lhe estão associadas, como é o caso do cashback e da possibilidade de fracionamento dos pagamentos.

Cartão de Crédito: Vantagens

Tome-se como exemplo, o cartão de crédito do UNIBANCO, marca da UNICRE – Instituição Financeira de Crédito, S.A.

Além de poder contratualizar o seu cartão de crédito online na hora, no UNIBANCO o consumidor vai poder usufruir de cashback, ou seja, receber de volta uma parte do que gasta mensalmente com o cartão, até 200 euros durante os primeiros 12 meses daquilo que gastar.

Outra vantagem é a oportunidade de fracionamento dos pagamentos em 3x sem juros (acima dos 150€) e acesso a entre 20 a 50 dias de crédito sem juros.

Tudo isto sem ter que se preocupar com anuidades, dado que estas não existem no cartão de crédito do UNIBANCO.

Facilidade de Descoberto

Na prática, esta modalidade incluída no contrato de um crédito revolving permite ao titular do cartão fazer uso de fundos (até ao limite do plafond estipulado no contrato) que ultrapassem o saldo da sua conta à ordem.

De referir que a facilidade de descoberto pode apresentar diversas versões em função da domiciliação ou não do ordenado e do prazo de reembolso.

Linha de Crédito

Contrato de duração indeterminada que disponibiliza os fundos (até um limite máximo de crédito) na conta do consumidor.

Conta Corrente Bancária

Contrato de duração determinada, mas sem plano de reembolso fixado.

Fonte: UNIBANCO

You may also like...