“O conceito da empresa é promover o sucesso dos nossos clientes”
Marcelo Gomes define-se com um homem ágil, responsável e sonhador, com a convicção certa de que consegue sempre tudo o que quer. Foi com esta determinação que decidiu investir no seu projeto individual – Gravity Criterion – uma empresa que promove, sobretudo, o sucesso dos clientes.
Nascido em Lisboa, aos 10 anos emigrou para o Brasil com os seus pais. Que impacto teve essa mudança na sua vida enquanto homem e profissional? Sempre teve a convicção de que consegue sempre tudo o que quer?
As mudanças ao início nunca são favoráveis e têm o primeiro impacto menos bom, as saudades dos amigos e da família e a adaptação a algo novo. Mas, sem dúvida, o Brasil permitiu formar-me em direit, fiz o meu MBA e criei a minha família, tenho três maravilhosas filhas. O regresso a Portugal sempre esteve em mente, preparei-me imenso e ansiei muito este regresso, que está a ser maravilhoso, tanto a nível pessoal como profissional.
Sempre tive convicções e a minha principal crença é que eu posso e consigo tudo o que quero. Respeito o tempo que tem para acontecer, mas acontece sempre. Não impor limites à nossa mente e foi esse o impacto que teve na minha vida que sou livre e posso ser quem quiser em qualquer lugar.
No Brasil, formou-se em advocacia, tem um MBA em gestão de empresas e, atualmente, enquanto gestor, representa grupos de investidores internacionais e nacionais. Estuda todos os dias para se tornar cada vez mais competente?
A formação é a base de qualquer profissional, torna-nos competentes e a experiência aprimora o nosso profissionalismo e serviço ao cliente. Sempre quis ser o melhor, na minha cabeça eu sou o melhor e, todos os dias, supero-me. Quero ser o mais competente e para isso o conhecimento nunca pode parar muito menos neste mercado que é competitivo e desleal. O trabalho árduo, estar aberto a aprender todos os dias em prol do nosso objetivos, são as qualidades pelas quais hoje represento grandes grupo de investidores.
Regressou a Portugal há seis anos e é nesta altura que inicia a nova carreira no ramo imobiliário. Trabalhar neste sector já era um objetivo ou surgiu por acaso?
Era um objetivo que sempre tive desde a infância quando fui para o Brasil com os meus pais, e houve aquela altura na vida que tudo se encaminhava para o meu regresso, as dúvidas começavam a surgir, a insegurança sentida e tudo se proporcionava a regressar e regressei com ótimas expectativas. Trabalhar nesta área sempre esteve em mente, mas confesso foi antecipado, pois inicialmente o meu intuito era exercer advocacia, mas a burocracia atrasou tudo. Então, surge o desafio no imobiliário e apaixonei-me pela adrenalina, a competitividade, tornar os impossíveis em possíveis, conquistar e realizar grandes negócios e com as minhas competências criei a minha empresa.
A vontade de criar a sua própria empresa e gerir negócios de altos valores levou-o a criar a Gravity Criterion, uma equipa multifacetada, que tem em exclusivo vários empreendimentos de luxo na zona do Algarve, Lisboa e Porto. Qual o conceito da empresa?
Ter o nosso próprio negócio permite ter mais liberdade, poder inovar, sempre com o intuito de melhoria. Já criei imensas empresas para outros empresários, após alguma experiência cá, porque não criar a minha? Sentia-me seguro e criei a minha empresa com os melhores para poder ter uma empresa diferente no mercado e com ótimos resultados. O conceito da empresa é promover o sucesso dos clientes e, para isso, somos completos, não estamos limitados ao imobiliário, temos serviços diferenciadores no mercado, é isso que o investidor procura, é isso que temos: confiança, segurança e empreender todos os dias. Os novos empreendimentos que temos são maravilhosos, representamos o grupo Escala Global S.A do Porto. É importante para mim ter a confiança de um grupo português e, em exclusivo, é uma conquista importante que valorizamos imenso. Criamos uma simbiose profissional que profere nos mesmo valores e tenho a certeza que os negócios serão realizados bastante rápido. Ter mercado nacional deixa-me extremamente grato, trabalho para ter estas conquistas diárias. Este é o sinal que preciso receber que, de facto, este é o nosso caminho, e que com os valores certos, trabalho árduo e dedicação total conseguimos tudo.
Recentemente adquiriu um terreno avaliado em oito milhões de euros, no qual será construído, por uma empresa francesa, um hotel que irá proporcionar à cidade de Gaia uma nova forma de viver. Por que razão se trata de um projeto tão diferenciador e com grande impacto na cidade?
Este terreno confesso que me tirou o sono muitas noites, pois tivemos bastantes obstáculos a serem contornados e geridos, uns mais fáceis que outros. E no meio do processo ter de gerir o proprietário e comprador foi o maior desafio. Sendo um comprador estrangeiro que não entende muito da nossa burocracia, foi por vezes bastante exigente e complicado, mas o interesse sempre esteve lá e tenho a certeza que foi um excelente negócio. O comprador é o grupo Brooks Developpement e irá proporcionar à cidade empregos diretos e indiretos, visibilidade a um local com praias exuberantes, qualidade de vida aos habitantes e valorização na zona em questão, esperando que outros grupos iniciem novos projetos para inovar Miramar.
Negócios impossíveis para alguns, dado momento atual, mas exequíveis para o Marcelo Gomes?
Não existem negócios impossíveis na área dos grandes negócios imobiliários, o momento atual é propício a investimentos e, rapidamente, têm retorno financeiro. Eu não tenho limites, nem os imponho aos clientes, procuramos sempre a solução mais viável, de acordo com as expectativas dos mesmos. O foco é sempre a solução e, assim, temos clientes realizados.
O que tem a sugerir a empreendedores?
Posso dizer que, para qualquer viabilidade de negócios, sejam estes comerciais, industriais, residenciais ou quaisquer outros é necessário ser paciente, pois ser inovador, ter bons projetos e criar a viabilidade económica necessária, nem sempre é rápido como gostariam. O que posso sugerir são investimentos reais e criar sonhos ainda maiores a quem já os tem.