“Nascemos para apoiar o cliente”
Há três anos que Albufeira pode contar com o apoio de um conceito imobiliário inovador. A marca Decisões e Soluções, representada por Carlos Rascão e Sandra Santos, é transversal a todo o tipo de cliente que a procura. Em tempos de mudança, a confiança e a solidez são fundamentais numa transação imobiliária que proteja todos os intervenientes no processo.
No entender dos gestores, para o mercado residencial e derivado à atual pandemia, há uma certa tendência na procura de moradias. As prioridades foram “repensadas” no dizer de Carlos Rascão, o quintal passou a ter uma utilidade de fruição ao invés de servir apenas e só para o animal de estimação ou para guardar o automóvel. Como refere Sandra, “são outros tempos, com outras formas de estar na vida que vão influenciar a escolha dos clientes”. No entanto, para o mercado de segunda habitação, ou para os imóveis para rentabilização, continua a procura de apartamentos.
A Decisões e Soluções cumpre à risca, desde a primeira hora, as regras de segurança implementadas pelas autoridades de saúde, no sentido de oferecer garantias de segurança aos parceiros de negócio. Aquando da visita aos imóveis são seguidas apertadas regras de higiene, evitando que se encontre alguém no interior das habitações quando os clientes se deslocam às residências. A empresa tem por regra fazer a “qualificação do cliente” por forma a evitar visitas desnecessárias. Com este método, a probabilidade de fecho de negócio com a ida ao local, é elevada.
Sandra e Carlos mencionam a origem dos seus clientes: suíços, franceses, italianos e do norte da Europa, que vão continuar a procurar os seus serviços, assim como os compradores nacionais, onde estes experientes empreendedores aconselham os seus clientes.
Carlos, com vasta experiência na análise de crédito, acompanha e aconselha os seus clientes na gestão dos seus empréstimos, analisando casuisticamente as necessidades dos seus clientes, procurando encontrar as melhores soluções para os seus créditos, e ajudando-os a definir, por exemplo, se devem recorrer ou não a moratórias em situação de lay-off. A Decisões e Soluções surge sempre em contra-ciclo com ofertas que impulsionam a realidade de cada parceiro de negócio, e isso pode ser encontrado na história da marca. Carlos Rascão sublinha, “sempre que surgem dificuldades, conseguimos reinventar-nos por forma a apoiar quem estiver com algum tipo de dificuldade”.
A formação de topo proporcionada pela “casa mãe”, no entender do gerente, tem apoiado o crescimento do projeto. Isto tem permitido as várias agências DS conseguir enfrentar os vários ciclos económicos, sejam eles favoráveis ou mais delicados, como é o atual cenário face à Covid-19. Mais à frente sublinha que “a regulação por parte do Governo, de alguns sectores da economia, tornaria os preços dos bens de consumo mais acessíveis à nova realidade e permitiria um maior poder de aquisição por parte dos clientes.”
Relativamente ao imobiliário, Sandra Santos salienta que “o lucro não pode ser o objetivo central, mas sim o serviço prestado”, afirmando que “o foco deve ser o resultado obtido – leia-se, satisfação do cliente – e não o proveito financial”. Nesta atividade muitos consultores vivem na ânsia de fechar um negócio mas, segundo a gestora, há todo um trabalho a ter em conta antes da conclusão de uma venda. Existem muitos detalhes relacionados com o cliente-comprador e com o cliente-vendedor ao qual as agências imobiliárias têm de ter muita atenção. Os nossos consultores estão cientes deste facto, proporcionando-lhes uma forma de estar diferente na atividade.
Carlos Rascão refere a dado passo o investimento financeiro e o conhecimento necessários à implementação de um negócio imobiliário, destacando o entendimento a nível legal, económico e nas ligações com a banca, não esquecendo o “break even point” para perceber quando vai surgir o retorno do investimento previamente efetuado.
O acompanhamento disponibilizado pela marca foi também referido no sentido da motivação que esta tem prestado aos colaboradores, assim como na elaboração de parcerias e protocolos.
Sandra Santos refere a coesão que tanto a marca, como a equipa, manteve durante o confinamento, não parando de trabalhar e de se atualizar, preparando-se para uma nova realidade. A atividade não abrandou o seu ritmo, tendo sido realizadas diversas escrituras notariais.
Relativamente à elaboração de processos de aquisição imobiliária, a Decisões e Soluções destaca-se pelo elevado nível de exigência na preparação dos processos, algo que alguns clientes não compreendem mas que faz toda a diferença na concretização de uma transação segura.
Após três anos de sucesso, Carlos e Sandra pretendem expandir o negócio, sendo a curto ou médio prazo a procura de novas instalações, uma vez que a atual loja se revela insuficiente para toda a equipa mas é, no entanto, geograficamente favorável, pois está próxima de serviços essenciais à atividade.
O Algarve e a qualidade de vida que a região proporciona, a par com a família que já se encontrava por lá, a falta de uma oferta numa esfera 360º e independente, contribuíram para a decisão de implementar o modelo de negócio que cada vez mais atrai clientes e colaboradores.
Nos tempos que correm, há mudanças no perfil do comprador que investe numa segunda habitação ou no emigrante que anteriormente adquiria uma casa no local de origem e hoje prefere a qualidade de vida proporcionada pelo Algarve. A Decisões e Soluções está atenta a esta tendência e acompanha-a. A prova disso é ser considerada a maior rede de consultaria imobiliária e de intermediação de crédito, líder de mercado neste segmento de negócio em Portugal, atuando em cinco grandes áreas: mediação de seguros, intermediação de crédito, construção de imóveis, mediação de obras e consultoria imobiliária. Conta com uma vasta rede de cerca de cem agências as quais assumem um compromisso de independência e seriedade, apresentando sempre as melhores soluções disponíveis no mercado.