Município de Sever do Vouga: Vem aí a XII Feira Nacional do Mirtilo

 

O Parque Urbano da Vila de Sever do Vouga acolherá, de 27 a 30 de junho, a 12.ª edição da Feira Nacional do Mirtilo. Este evento vai contar com o habitual espaço de exposição, onde estarão presentes empresas ligadas à fileira dos pequenos frutos, produtores, comercializadores e viveiristas. António Coutinho, presidente do município, desvendou um pouco mais sobre as atrações do concelho e do evento.

Para quem não conhece, como pode caracterizar Sever do Vouga?
Sever do Vouga é um concelho do distrito de Aveiro e é o concelho mais a leste desta região, ou seja, o concelho mais interior e, por isso, mais montanhoso e rural. A nossa maior desvantagem é a questão da acessibilidade. O acesso prioritário à A25 continua a ser uma luta, uma vez que iria permitir que as nossas empresas saíssem mais com os seus produtos, ao mesmo tempo que iríamos cativar mais investimento para aqui. Hoje a agricultura está na ordem dos sete por cento, muito mais reduzida do que outrora. Éramos um concelho de grande produção leiteira, no entanto, com o passar dos anos essa realidade alterou-se. Hoje, a produção de pequenos frutos como o mirtilo, groselhas, framboesas, maracujás e limas, fazem de nós uma terra reconhecida nacional e internacionalmente.

Nesse seguimento, estamos às portas de mais uma Feira Nacional do Mirtilo. Com o que podemos contar este ano?
O mirtilo é uma marca registada do concelho e é por isso que nos assumimos, orgulhosamente, como sendo a capital do mirtilo. No que diz respeito à Feira, de ano para ano fazemos várias alterações, sempre na perspetiva de aumentar a dimensão da feira e a procura dos visitantes. Vamos ter muita animação, venda de mirtilos e dos seus mais diversos derivados, eventos culturais, palestras, workshops, showcookings e muita música.

O turismo também tem tido a sua importância para o concelho…
Nós consideramos que é importante darmo-nos a conhecer. A nossa natureza e paisagens bucólicas deslumbrantes são elogiadas por todos quantos nos visitam. Nesse sentido, estamos a criar uma rota de cascatas porque temos mais cascatas para além da Cabreia. Estamos a promover a acessibilidade a alguns desses locais e fizemos uma espécie de passadiços ao longo do rio Gresso para permitir a realização de caminhadas. O concelho é todo ele paisagem, beleza natural, verde e água. Fomos dotados de uma natureza invulgar e aqui respira-se um ar diferente. O próprio património histórico e monumental faz de nós uma atração ímpar para qualquer visitante. Estamos muito bem servidos de alojamentos locais, muito bem localizados, para fazer face a esta crescente procura. E ainda temos a nossa gastronomia, marcante, que traz cá muita gente. A lampreia e a vitela são as nossas principais atrações gastronómicas.
Cerca de 70 por cento do concelho de Sever do Vouga é floresta

E como são as gentes de Sever do Vouga?
As pessoas são o nosso maior produto. São tipicamente acolhedoras, muito educadas, respeitadoras e próximas. Nós gostamos de receber e essa é uma fortíssima característica nossa. É também por isso que nós, município, trabalhamos muito para as pessoas, não só para dignificar a vida delas como para as dar a conhecer.

E ao nível industrial?
Apesar de o município conceder bolsas de apoio aos estudantes universitários, por forma a aumentar a qualificação dos nossos habitantes, a verdade é que não temos capacidade para absorver toda essa mão-de-obra qualificada. Assim, começam a surgir novas oportunidades de negócio e empreendedorismo. Muitos jovens viram na agricultura uma nova saída profissional. Por outro lado, dou muito valor ao bairrismo dos nossos empresários que continuam a investir na nossa terra, apesar das dificuldades que enfrentam no que diz respeito às acessibilidades rodoviárias.

Foi para reconhecer o papel desses empresários que foi organizada a I Gala Mirtilo D´Ouro?
Sim, a primeira gala Mirtilo D´Ouro foi precisamente para reconhecer o mérito dessas pessoas que tão bem fazem pela nossa terra. Estiveram lá empresas de todos os setores de atividade que atuam no nosso concelho e foi um sucesso que pretendemos replicar nos próximos anos.

You may also like...