Mercearia alentejana: um espaço onde o cliente encontra tudo o que procura

A Mercearia Alentejana nasceu pelas mãos de Cristina Pereira, com o objetivo de levar para o concelho de Mora uma grande oferta de produtos e serviços. Hoje, a grande superfície disponibiliza um supermercado, uma cafetaria, uma loja de bricolage, uma loja do bebé, postos de combustíveis e um serviço de entrega ao domicílio.

Cristina Pereira, Gerente

Cristina Pereira nasceu no Alentejo, mas cedo foi viver com os pais e os seus dois irmãos para perto de Lisboa, tendo crescido a ver o pai a gerir empresas na área do comércio e transportes, área por onde também passou. Licenciada em Relações Internacionais e com uma pós-graduação em Gestão de Transportes, começou por seguir as pisadas da família nesta área, mantendo a sua ligação ao concelho de Mora. Após anos de trabalho como gestora da qualidade na empresa de transportes dos pais, decidiu então que estava na altura de investir num negócio próprio.

Após visitar uma exposição de franchising na FIL (Feira Internacional de Lisboa) e de ter analisado as várias hipóteses de investimento, a gestora entendeu que a área da distribuição alimentar seria uma boa aposta e decidiu avançar para o negócio.

É assim que, em 2003, surge a Mercearia Alentejana, um supermercado em Mora, no Alentejo, construído de raiz. Cristina decidiu contactar o grupo Dia (integra os supermercados Minipreço) para ser uma franquia do Minipreço e, embora sem experiência específica na área da distribuição alimentar, abriu o negócio com sucesso logo, desde o início, aprendendo com os erros e conquistas e contando também com a ajuda dos seus sócios Vítor Pereira e Judite Pereira, dos seus fornecedores e trabalhadores.

O concelho de Mora sempre foi o local onde Cristina quis investir, pela sua ligação familiar e também por tratar-se de uma região do interior do Alentejo que não tem grandes superfícies e onde escasseia a oferta neste sector. Desde que abriu e, até hoje, a Mercearia Alentejana é a única na região e, além do supermercado, o complexo comercial integra atualmente uma loja de bricolage, uma cafetaria, postos de combustíveis, uma loja do bebé, uma farmácia e um jet wash. É aqui que os residentes encontram a maior parte dos produtos ou serviços que necessitam, evitando assim a deslocação a outros concelhos. Além disso, tendo em conta a população envelhecida, a mercearia alentejana disponibiliza, às quartas-feiras, um serviço de entrega ao domicílio para pessoas com mobilidade reduzida ou para quem necessite de transportar compras mais pesadas ou para quem não tem transporte próprio, ou só porque prefere assim. “É um serviço que é importante para a população”, afirma Cristina, explicando que os residentes merecem a sua atenção e o seu serviço.

No entanto, os residentes não são os seus únicos clientes, mas também e, não menos importantes, “os clientes de fim de semana”, referiu Cristina. Muitos clientes vivem nas grandes cidades e deslocam-se ao fim de semana até Mora, seja em turismo ou para visitar familiares. São estes os clientes que têm maior poder de compra e os que preferem artigos de maior qualidade, o que fez com que Cristina tivesse de recorrer a outros fornecedores, além dos do Grupo Dia, garantindo assim uma maior diversidade de produtos. Deste modo, a Mercearia Alentejana consegue ter uma garrafeira especializada com vinhos da região, enchidos, presuntos e queijos de grande qualidade. O espaço acaba assim por espelhar aquilo que é o Alentejo e o seu ADN, havendo a preocupação de comprar a produtores locais, contribuindo para o desenvolvimento da economia local.

Hoje, a empresa recorre a mais de 200 fornecedores e orgulha-se de ter produtos para as necessidades de cada cliente: “Consigo disponibilizar caviar de 400 euros, bem como um parafuso de 50 cêntimos. Consigo disponibilizar quase tudo”.

O espaço comercial abraça o espírito de uma verdadeira mercearia tradicional: um negócio familiar onde o cliente é considerado um amigo. As suas prateleiras são testemunhas de histórias compartilhadas, sorrisos genuínos e um ambiente acolhedor.

Cristina Pereira ressalta que o cliente é muito importante para a mercearia e ter uma proximidade com o mesmo é essencial. A empresária chega a dar formações aos seus trabalhadores para lhes incutir estes valores: “O nosso cliente é quem nos faz ganhar o nosso dinheiro, portanto a pessoa principal desta casa é o cliente, o cliente tem de ser bem tratado, o cliente tem de sair daqui satisfeito”, explica Cristina. E, por vezes, este tratamento passa por conversar, dar-lhe atenção e fazê-lo sentir que está a ser ouvido. Numa região em que não há um cinema, um teatro ou um espaço para conviver, a mercearia assume também uma importância relevante, tornando-se, muitas vezes, num ponto de encontro, onde os residentes podem confraternizar. “É o género de um pequeno centro comercial aqui da zona”, reforça.

Além da preocupação com o cliente, os trabalhadores também são muito importantes, afirma a gestora. Alguns estão na empresa desde o início, ou seja, há quase 20 anos e são como família. Hoje, a empresa conta com uma equipa de 25 pessoas e a empresária sabe o quão importante é manter um ambiente saudável no local de trabalho.

A Mercearia Alentejana já passou por vários desafios, como a pandemia da Covid-19, mas tem conseguido ultrapassá-los. Hoje, enfrenta novos desafios, como a implementação da medida IVA a 0%, que obrigou a alterações no funcionamento da empresa, e também preocupações com o eventual aparecimento da concorrência que, por agora não existe, mas que pode aparecer em “força”.

Tendo em conta os desafios atuais e as preocupações futuras, Cristina pretende continuar a investir na formação dos seus trabalhadores e a trazer novidades para o seu negócio, sendo uma delas um posto de abastecimento de energia elétrica, a implementar em breve.

O desperdício é também uma preocupação para a empresária. Nesse sentido, foi assinado um protocolo entre a Mercearia Alentejana e o Município de Mora, no qual a empresa de Cristina se compromete a alimentar as lontras do Fluviário de Mora com peixe e carne que não chegam a ser vendidos no seu estabelecimento.

Na Mercearia Alentejana, cultivam-se relacionamentos significativos, o carinho e a conexão humana acabam por ser ingredientes essenciais para o sucesso. Trata-se de um refúgio onde a sensação de pertença é tão importante quanto a qualidade dos produtos.

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