Grupo Central da Estrela: Tintas eficientes e ao seu gosto

Intitulada de Mania das Pinturas, a loja de tintas, situada no centro de Lisboa, pertence ao Grupo Central da Estrela. Fundada por Fernando Guimarães, tornou-se numa das lojas com ainda mais distinção ao receber o prémio PME Excelência 2018. A Revista Business Portugal entrevistou o fundador que nos revelou o segredo do sucesso da sua empresa e projetos para o futuro.

A origem da empresa
A ideia da criação de uma loja de tintas surgiu há 21 anos com uma brincadeira entre o fundador e os seus colegas. Contudo, tornou-se mais sério quando o mercado, com preços atrativos, foi bem avaliado pelo proprietário. As tintas coloridas das mais variadas marcas começaram a integrar parte dos produtos que a perfumaria de Fernando Guimarães comercializava, até passar a ser uma loja de venda só de tintas. Com este projeto, Fernando Guimarães, permitiu que cada loja que foi criando ao longo dos anos pudesse oferecer, ao cliente, as melhores e mais eficientes soluções, antecipando as suas necessidades ao nível da decoração e tornando as suas casas mais confortáveis e inovadoras. Para isso, gerou valor através da excelência e inovação em produtos e serviços de alta qualidade que respondem às necessidades e expetativas dos clientes, colaboradores e fornecedores.

A importância dos colaboradores
Para o fundador, os colaboradores são a base da empresa, admitindo que o segredo é partilhar o sucesso da empresa com eles: “Sempre quis crescer, mas, para crescer, sabia que tinha de contratar bons funcionários e, para isso, tenho de os remunerar bem e repartir com eles os lucros do crescimento da empresa”, assentiu o sócio e fundador. Segundo, Fernando Guimarães, cada vez que uma loja tem lucro, uma percentagem do valor é entregue a cada colaborador. O criador do Grupo Central da Estrela sente orgulho nos seus colaboradores que, diariamente, vestem a camisola para representar a empresa de tintas, como se deles se tratasse: “O segredo é que que nós não conseguimos crescer sem eles, nenhuma empresa consegue crescer sem os seus funcionários. Todos gostam de trabalhar aqui e sentimos que somos uma família empresarial feliz”, afirma, orgulhoso. São os princípios de cooperação, amizade, honestidade e proximidade que Fernando Guimarães tem com a sua equipa, os fatores que trazem benefícios para a empresa, nomeadamente, o constante crescimento no mercado ao longo destes anos.

20 lojas no mercado
O desenvolvimento positivo que a empresa tem vindo a alcançar permitiu uma evolução da mesma, com a criação de cerca de vinte lojas multimarcas, todas empresas independentes e espalhadas pela zona da Grande Lisboa. Enumerando, podemos destacar: Caparica Cor, Aldeia Nova, Cor Brilhante, Cor Divina, Damaia Cor, Santinho Cor, Brico Estrela, Mania das Pinturas 1, Mania das Pinturas 2, Mania das Pinturas 3, Cor de Violeta 1, Cor de Violeta 2, Azul Catita, RexCor, SabiCor, Malveira Cor, Templo das Tintas 1,Templo das Tintas 2 e Paleta Azul.
Estas lojas, cada uma com uma identidade e nome próprio, são o sinal de um crescimento sustentado, alicerçado e com elevado número de vendas assumidas. Segundo o mentor deste projeto, “o percurso, no geral, tem sido positivo ao nível do crescimento, com altos e baixos”. No entanto, refere que “são muitos mais os momentos positivos do que os negativos. Dentro dos momentos positivos, existem duas lojas que têm vindo a alcançar uma maior notoriedade em relação ao seu crescimento e subsequente faturação a Azul Catita, Tempo das Tintas e a Mania das Pinturas”, sendo esta última a galardoada pelo prémio PME Excelência de 2018, “uma recompensa notória de nível nacional para a empresa”, relata o entrevistado e acrescenta que “é verdade! Nós crescemos, mas nunca demos passos maiores do que a perna, nem nunca arriscamos de forma a colocar uma empresa em perigo. Admito que o nosso serviço é muito personalizado e, modéstia à parte, também é muito bom. Temos um preço competitivo com qualidade, fazemos entrega imediata dos produtos aos nossos clientes e também ao domicílio”, assegurou Fernando Guimarães quando questionado relativamente à origem da conquista do Prémio PME Excelência. As empresas do nosso entrevistado distinguem-se pelo atendimento personalizado ao seu cliente, como pela crescente faturação.

A marca própria
Para além das marcas de fabricantes de tinta como a Barbot, Dyrup, Robbialac, CIN e Neuce o grupo tem a sua marca própria marca intitulada de “Brico Estrela”. Uma tinta com qualidade, disponível a preços competitivos, que só se vende nas lojas do grupo. Como forma de facilitar a produção da marca de tinta, no antecedente ano de 2018, juntamente com dois sócios, Fernando Guimarães comprou uma fábrica de tintas, a NIVA. Criada com o objetivo de produzir e tratar dos enchimentos de tinta para a Brico Estrela. A fábrica conta com máquinas de afinação de excelência e, com um ano de existência, já ultrapassou o objetivo de faturação traçado para esta recém criada empresa. “A NIVA veio facilitar-nos o trabalho. Conseguimos produzir e personalizar as nossas cores respondendo, desta forma, às exigências e detalhes de cor que os clientes nos solicitam”, refere o empresário.

Público-alvo
O Grupo Central da Estrela, ficou conhecido nos arredores de Lisboa pelo “passa-palavra” e, na opinião de Fernando Guimarães, é a “publicidade mais verdadeira e importante”. O grupo não foi criado para trabalhar com grandes empresas de construção civil, sendo o seu objetivo servir o mercado dos clientes particulares e as pequenas empresas de remodelações e profissionais da área. Para isso, conta com a ajuda dos seus colaboradores, dos quais dois são engenheiros das marcas com as quais trabalha e que têm a capacidade de ajudar os clientes de acordo com as suas exigências.

Projetos para o futuro
Com o lema “bom atendimento, qualidade, bons preços e colaboradores felizes”, Fernando Guimarães tem como projetos futuros, “continuar a crescer assegurando sempre a qualidade dos seus produtos e continuar a abrir novas lojas não só por Lisboa e proximidades, mas também por outras partes do país” e termina a parafrasear Nelson Mandela “sem os outros não somos nada. Precisamos dos outros para ser aquilo que somos”.

You may also like...

This will close in 0 seconds