“Mais do que uma casa, um estilo de vida”
A JPS GROUP é uma empresa única e de referência no que ao imobiliário diz respeito, dado que foi pioneira a antecipar tendências e a fazer moradias de luxo a preços acessíveis e altamente competitivos, sem nunca descurar a qualidade e a preocupação com temas como a eficiência energética e a sustentabilidade. Em entrevista à Business Portugal, João Paulo Sousa (CEO) revelou mais detalhes sobre o novo projeto que promete marcar o ano de 2022 e revolucionar o sector.
A JPS GROUP é um dos maiores promotores de empreendimentos de grande dimensão em Portugal. O ano de 2022 vai marcar o lançamento do maior projeto da história do grupo, e talvez o maior projeto residencial a nível nacional. Fale-nos deste projeto e das suas características?
A JPS GROUP é promotora de mais de 1550 moradias e apartamentos, pelo que se posiciona no mercado imobiliário como um dos maiores promotores de empreendimentos de grande dimensão em Portugal e, também, líder no mercado residencial de “luxo acessível” onde fomos pioneiros. Os nossos projetos como o SkyCity, Dream Living, Green Valley, Sea View e Terraços de São Francisco estão, na sua maioria, 100% vendidos. Nos próximos dois anos, pretendemos colocar no mercado, cerca de mais 3000 novas casas, sendo que o ano de 2022 vai marcar e ficar para a história do nosso grupo, com o lançamento do nosso maior projeto até à data, e um dos maiores a nível nacional com, sensivelmente, 1200 frações entre moradias, apartamentos e espaços comerciais, a preços competitivos, e com um conceito completamente inovador. O empreendimento, dada a sua dimensão, funcionará como uma autêntica “vila de luxo” toda construída de base, com uma área total de construção de 167.908,00 m² e será desenvolvido em três fases a preços diferentes, sendo que vamos lançar a primeira fase a valores surpreendentes. Composto por apartamentos, moradias térreas e moradias de dois pisos, e rodeado de amplos espaços verdes, com variadíssimas estruturas de apoio ao próprio empreendimento, como piscina, campo de ténis, clínica, espaços comerciais, entre outros. Neste novo projeto, mais do que vender uma casa, vamos vender um “estilo de vida” para clientes de todas as idades, desde os mais aos menos jovens, até porque vai ter uma forte componente de segurança, apoio domiciliário e espaços comuns, onde o convívio entre as diferentes gerações vai ser potenciado.
Existem, cada vez mais, pessoas a sonhar envelhecer com uma qualidade de vida acima da média no conforto da sua própria casa, pelo que o nosso próximo projeto vem antecipar tendências também a esse nível, com casas preparadas para todas as idades.
Os projetos/empreendimentos da JPS GROUP destacam-se pela qualidade, contemporaneidade e minimalismo, com acabamentos de luxo, com muita luz, com espaços exteriores, jardins, piscinas, conforto, segurança, excelentes localizações e rodeados de todas as comodidades. O facto dos projetos serem feitos in house é a chave para apresentarem projetos únicos e a preços competitivos?
Acreditamos que, pelo que conhecemos, somos a única empresa a assumir verdadeiramente uma perspetiva 360º. Temos todas as equipas a trabalhar a tempo inteiro, a começar na equipa comercial, de marketing, de investimentos, de arquitetura e de engenharia, de recursos humanos, análise de crédito, pós-venda, jurídico, financeiro, produção e também uma construtora própria. Desta forma, conseguimos realizar o projeto de vida das pessoas ao preço que estas podem pagar, sem ter que sacrificar a qualidade, antes pelo contrário.
A JPS GROUP pratica preços muito competitivos para a classe média e média alta, porque produz em grande escala com construtora própria, trabalhando sempre para antecipar as necessidades do mercado. É esta forma de estar no mercado que faz da JPS GROUP “uma empresa única no sector imobiliário”?
Sim, sem dúvida! Fomos pioneiros em antecipar tendências e a fazer projetos de “luxo acessível” para uma grande parte das pessoas reais e com valorizações muito acima do habitual.
A história da JPS GROUP faz-se de projetos e empreendimentos que foram e são autênticos sucessos. O Skycity, um dos maiores empreendimentos em construção em Portugal, foi finalista ao Prémio Nacional do Imobiliário 2022 (PNI2022), nas categorias de Habitação e Excelência em Eficiência e Sustentabilidade. O que representa esta distinção e este destaque?
É naturalmente com orgulho que nos vemos na posição de finalistas de um Prémio Nacional do Imobiliário com tão elevado prestígio, mas também temos a consciência que estamos a comparar um projeto de 400 casas e de “luxo acessível”, com projetos que na sua maioria não ultrapassam as 30 casas e que algumas atingem valores de mercado elevadíssimos, pelo que se o projeto SkyCity não for entendido e avaliado como um todo, dada a sua enorme dimensão, haverá sempre um grande desequilíbrio nessa comparação.
De qualquer das formas, é um orgulho sermos finalistas, como referi, sendo que um dos factos que mais nos orgulha enquanto empresa é que, mesmo sendo os nossos preços imbatíveis, esse facto não impede que tenhamos uma enorme preocupação com os temas de eficiência e sustentabilidade.
O mercado imobiliário terminou 2021 a superar muitas das expectativas traçadas no início do ano, deu provas da sua resiliência durante a pandemia, deverá continuar a manter-se dinâmico e a evoluir positivamente, segundo os especialistas do sector. Qual a sua visão e perspetiva sobre o mercado imobiliário para o ano de 2022?
Acredito que continuaremos com um bom desempenho no sector imobiliário. O mercado residencial continua a registar uma procura muito elevada, sobretudo, de obra nova. Julgo que vamos continuar a assistir, à semelhança do que acontece nas grandes capitais europeias, a uma “descentralização” e, como tal, a uma maior procura de casas fora das grandes cidades. Por exemplo, o nosso mais recente projeto Terraços de São Francisco, em Alcochete com 160 frações entre apartamentos e moradias, já se encontra vendido na quase totalidade e temos as últimas poucas unidades disponíveis sob reserva, sendo que continuamos com fila de espera, o que revela muito da mudança de hábitos das famílias portuguesas que preferem optar pela qualidade de vida e bons preços, em alternativa a viver nos grandes centros.
A JPS GROUP volta a marcar presença no SIL – Salão Imobiliário de Portugal de 12 a 15 de maio, na FIL – Feira Internacional de Lisboa, o maior e mais prestigiante evento do sector realizado em Portugal com projeção internacional. O que espera do evento deste ano?
Espero e acredito que o SIL 2022 volte a ter os níveis de qualidade e quantidade de expositores, assim como de afluência de visitantes, semelhantes ou mesmo superiores aos anos pré-pandemia. Estamos muito entusiasmados com o evento deste ano, sendo que temos preparada uma presença JPS GROUP em força e vai com toda a certeza marcar pela qualidade e inovação.
Convidamos desde já os visitantes do SIL deste ano a passarem no nosso stand para conhecer a empresa e a equipa, assim como os nossos projetos e novidades.
Que projetos e ambições acalenta para continuar a revolucionar o mercado imobiliário e antecipar as necessidades dos clientes?
À semelhança do que já acontece com os nossos clientes, a nossa maior ambição é que quando qualquer pessoa ouvir o nome JPS GROUP em qualquer parte do país, identifique de imediato uma marca que significa confiança, qualidade de construção a preços imbatíveis, projetos que oferecem qualidade de vida, e que, além disso, significam um bom investimento imobiliário, a curto, médio ou longo prazo.
Antecipamos as necessidades dos clientes e a prova disso é o sucesso de vendas que alcançamos, lançamento após lançamento. Acreditamos que o sucesso da marca JPS GROUP vai continuar na área da Grande Lisboa, mas também será alargada com igual sucesso a outros pontos do país.