Janeiro: um mês “em grande” para Montalegre

Fátima Fernandes, Presidente da Câmara Municipal de Montalegre, em entrevista, destaca a importância da “Sexta 13” – Noite das Bruxas e da 32.ª Feira do Fumeiro, dois dos mais notáveis eventos para a promoção do território e dos produtos endógenos do concelho.

Fátima Fernandes, Presidente

Começando por falar do próximo grande evento a decorrer no município de Montalegre, a “Sexta 13” – Noite das Bruxas, já em janeiro de 2023, o que nos pode contar sobre o mesmo? Poucos dias depois, ocorre a 32.ª Feira do Fumeiro. Que novidades podemos esperar?

O primeiro mês do ano 2023 é um mês “em grande” para Montalegre, pois é quando se realizam dois dos mais notáveis eventos para a promoção do território e dos produtos endógenos. Falamos, primeiro, da “Sexta 13”, seguida da Feira do Fumeiro, que se realiza de 19 a 22.

A “Sexta 13” dispensa apresentações, continuando a ser um dos maiores e mais emblemáticos espetáculos de rua do país, que continua a atrair milhares de visitantes, faça chuva, neve ou sol.

O centro da vila apresenta-se a preceito, sendo que o comércio local adere massivamente, decorando os espaços comerciais e todos são figurantes nesta grande encenação.

O evento tem sempre início pelas 13h13m, com a visita às muitas barracas de “comes e bebes” e artesanato colocadas na zona histórica e envolvente, sempre com muita música e animação.

O espetáculo que contratamos, e que se desenrola nas imediações do Castelo de Montalegre, é sempre novidade e o ponto alto da festa. A magia e o calor humanos vividos no enquadramento do Castelo de Montalegre, como sempre, lotado de pessoas, é a razão que nos leva a procurar fazer cada vez melhor e todos quantos nos visitam merecem a nossa gratidão, por estarem e repetirem ao longo dos anos.

O fogo de artifício, como sempre, será grandioso e marcará pela positiva este início de ano, que se deseja auspicioso, depois de serem esconjurados todos os males pelo Padre Fontes os que participam na queimada. A noite é longa e a festa continua pelos vários palcos com atuação de grupos e DJ’s no que é um evento fantástico.

Quanto à Feira do Fumeiro, como é apanágio, esperam-se milhares de pessoas e já está tudo a ser ultimado para as receber.

Além da venda, no espaço do Multiusos e online, uma novidade que se tornou um sucesso absoluto, possibilitando a aquisição do excelente fumeiro e demais produtos a todas as pessoas em qualquer parte do país, o certame estende-se à “Praça dos Sabores”, local de degustação e diversão.

A animação será constante ao longo de todo o fim de semana, neste cartaz gastronómico onde vai ter muito para ver, comprar e provar.

Note-se que foram cinco os produtos que passaram a deter a chancela de excelência e que entram na rota da comercialização com a assinatura de produtores de Fumeiro de Montalegre. A saber: Alheira de Barroso-Montalegre IGP, Chouriça de Carne de Barroso-Montalegre IGP, Chouriço de Abóbora de Barroso-Montalegre IGP, Salpicão de Barroso-Montalegre IGP e Sangueira de Barroso-Montalegre IGP.

A Feira do Fumeiro e Presunto de Barroso, como um dos maiores cartazes turísticos e culturais do concelho de Montalegre, vai ter ainda divulgação garantida sábado e domingo através da RTP.

Pelo que pudemos apurar, o Município de Montalegre acolhe vários eventos culturais, como teatros, exposições e espetáculos de dança. A aposta na cultura é um aspeto importante? O que podem esperar os munícipes para 2023, a este nível?

O Município de Montalegre prima pela oferta cultural, sendo que a agenda está repleta de muitos e diversos eventos, como teatro, exposições e espetáculos musicais e de dança, entre outros. Além de se promover os agentes culturais locais, como as Bandas Filarmónicas e Musicais e as Escolas de Dança, Grupos de Concertinas e outros, realiza-se, todos os meses, um espetáculo no auditório municipal.

Os espetáculos de diferentes artes performativas são mais numerosos nos meses de verão e englobam música, que vai do género popular à ópera, representação teatral, com drama, comédia e teatro de revista, concertos dos mais variados. As atividades desportivas, desde futebol e futsal, passando pelas caminhadas e percursos de bicicleta e provas de BTT realizadas ao longo do ano, sendo que há atividade cultural em todas as freguesias e polos do Ecomuseu do Barroso.

Além desta oferta, há um conjunto de outras atividades culturais que se realizam ao longo do ano, como a Feira do Fumeiro, “Sexta 13”, Feira do Livro, Queima do Judas e Carrilheiras do Barroso.

 

Quais é que são os principais pontos turísticos de Montalegre? E quais as melhores atividades para realizar no concelho?

Montalegre é um concelho muito extenso (805km2) e, portanto, muito diverso na sua orografia, clima e identidade. Daí que sejam numerosos e muito diferenciados os pontos turísticos de Barroso, bem como as atividades a realizar no concelho.

Começando pela parte com maior ligação territorial ao Parque Nacional Peneda-Gerês (PNPG), temos Cabril e Fafião, com os miradouros, percursos pedestres e visita aos locais naturais como 7 Lagoas, Cabana dos Pastores, a Vezeira, no pólo do Ecomuseu de Fafião e, ainda, Tourém e Pitões das Júnias, com o batismo Celta; ao passar para a parte concelhia ligada ao Minho, temos a freguesia de Salto e Venda Nova, com os lameiros do Barroso, o solar da Raça Barrosã, com visita à casa agrícola no pólo do Ecomuseu de Salto, e às Minas da Borralha, com visita ao seu Centro Interpretativo, bem como atividades aquáticas na Barragem da Venda Nova e Alto Rabagão e pesca lúdica; na sede do concelho, temos a visita ao Castelo de Montalegre, à sede do Ecomuseu do Barroso, Espaço Padre Fontes e Fojo do Lobo.

A tudo isto, juntam-se os eventos ligados à gastronomia e que marcam as datas e épocas próprias: magustos, matança do porco e Cozido à Barrosã, as festividades pascais com o cabrito e o anho, a Semana do Barrosão com a vitela dos lameiros de Barroso

Concursos pecuários de Montalegre, Venda Nova, Ferral e Salto onde se promovem os melhores exemplares da raça barrosã. Além disso, são interessantes os concursos pecuários que se realizam em Montalegre, Venda Nova, Ferral e Salto onde se promovem, desde há décadas, os melhores exemplares da raça barrosã.

 

No âmbito dos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento, Montalegre realizou vários investimentos no concelho, entre eles, nos estabelecimentos escolares, com a requalificação de escolas. Qual a importância destes investimentos para a comunidade estudantil? Que outros investimentos estão planeados?

A requalificação e beneficiação das escolas é fundamental. Atendendo a que transitaram para o património da Câmara de Montalegre, as escolas secundárias com mais de 30 anos, as quais já apresentavam sinais evidentes de degradação, foi necessário recorrer a Fundos Europeus Estruturais e de Investimento, considerando o valor avultado das intervenções e também a responsabilidade do Governo nesta matéria.

É importante que os nossos alunos, professores e auxiliares de ação educativa tenham as melhores condições para exercer as suas funções, condições essas que são também promotoras de sucesso. Escolas dotadas de aquecimento capaz, dadas as circunstâncias climáticas do concelho, de salas devidamente equipadas para as diferentes atividades e propósitos letivos, com refeitórios e gimnodesportivos dignos, é desiderato desta autarquia de modo a que os nossos alunos tenham as mesmas oportunidades.

Os investimentos nos equipamentos educativos são contínuos e permanentes, dando resposta em cada momento a cada necessidade, mas perspetiva-se, além da melhoria física dos edifícios, a criação de espaços digitais, com renovação do equipamento informático e multimédia, tendo em consideração que o futuro passa por aí.

You may also like...