Intermarché de Castelo de Paiva: Sonho garante serviço e emprego na vila simpatia
Casal abraça projeto que transforma as suas vidas e dinamiza a região.
Foi em meados dos anos 2000 que o casal António e Maria José Pinheiro decidiu por aquela que seria a maior viragem das suas vidas. Tinham empregos seguros, estáveis e rentáveis em multinacionais na área de Lisboa, mas queriam mais e saltaram para o projeto que transformaria a sua trajetória profissional e a região de Castelo de Paiva. É ali, entre castas reconhecidamente nobres para a produção de vinho, com a excelência saída das vinhas na beira do Douro, que implantaram uma loja Intermarché. O que há 15 anos era um sonho, há dez transformou-se numa loja consolidada de bens e serviços para facilitar a vida de clientes, abrir oportunidades de trabalho aos habitantes e assegurar a compra de produtos da região. “Foi um desafio e aceitamos. Não éramos da área da distribuição”, confessam ao olhar para o projeto que, claramente, é um sucesso.
António lembra que o projeto continua a ser como o planeado: “um negócio de família”. E quando fala de família não está limitado ao convívio nuclear, mas à vila que o acolheu com simpatia e para a qual hoje devolve a gratidão na oferta de 47 empregos diretos, na garantia da compra de produtos locais e na qualidade de serviços.
Maria José revela que o Intermarché de Castelo de Paiva está quase sempre envolvido nas imensas festas e atividades promovidas ao logo do ano naquela região. “Começam na altura de julho e vão até setembro. “Aqui, convive-se muito”. O apoio é certo e, para conseguir, não há embaraços. São os donos a avaliar a importância e a decisão é dada ali mesmo, em família. “Os nossos clientes são nossos amigos, sabem que estamos sempre por aqui”, conta António Luís, defensor de uma relação sem burocracia com as pessoas a quem deve o sucesso do empreendimento.
Na altura em que tudo começou, o cenário era uma tempestade de fim de ano. “Chegamos à vila numa noite de inverno e pela manhã ficamos surpreendidos com tudo. Ficamos impressionados”, relembra o empresário, ao confessar o envolvimento do casal na região que escolheram para construir o projeto idealizado numa zona tranquila. Os dois enfatizam, contudo, que ainda têm muitos sonhos e muito trabalho, estão sempre na loja e sempre a pensar em estratégias para facilitar o atendimento ao cliente, a valorização dos fornecedores e o reconhecimento dos colaboradores.
Aos clientes ofereceram recentemente uma extraordinária leveza à loja, onde universos de atendimento asseguram a disposição de todos os produtos, conforme as necessidades para as compras do momento. “Nesses universos, o cliente encontra tudo o que procura. No universo do bebé, por exemplo, a mãe encontra as fraldas, as papas, etc. No universo do pequeno-almoço os flocos, as farinhas, o leite. Atendemos bem porque também somos clientes”, explica António Luís. Complementam com a oferta de produtos de qualidade, muitos dos quais comprados aos fornecedores da região e que se fazem representar por vinho, frutas, verduras e produtos de panificação. Os produtos biológicos também estão presentes e são comprados aos fornecedores locais e, assim fomentam a economia com estímulo à geração de empregos indiretos. Maria José recorda que, para permitir ainda mais conforto, uma bomba de gasolina permanece à frente da loja. “Dessa forma o cliente tem aqui o que precisa. É mais um conforto que nos foi permitido oferecer aos clientes”, explica sobre o projeto iniciado exatamente há dois anos, a 1 de agosto de 2017.
Não poderia haver sucesso sem atendimento excelente e colaboradores de qualidade. Quando a loja do Intermaché foi aberta em Castelo de Paiva, 35 pessoas foram empregadas. O bom desempenho do projeto exigiu mais 12 colaboradores em permanente atualização de rotinas comerciais para proporcionar o melhor serviço a todos os clientes. “Temos aqui colaboradores há dez anos connosco. Oferecemos formação contínua durante todo o ano. Os nossos colaboradores são o garante do desempenho do projeto”, afirma António Luís. Ele e a esposa recordam, com carinho, a maneira como aceitaram o desafio de estar com o projeto Intermarché em Castelo de Paiva, da cidade de Lisboa para a simpática vila de Castelo de Paiva. Da coragem e desafio da decisão, enfatizam que, sim, fariam tudo novamente, “só que mais cedo”, conta o empresário.