Iberdrola vence concurso público da EMEL para 336 tomadas até 22 kW
A Iberdrola venceu em concurso público a adjudicação para fornecimento, montagem, comissionamento e integração na rede MOBI.E de 336 tomadas em parques de estacionamento da EMEL, na cidade de Lisboa.
–
Os postos de carregamento, que serão operados pela EMEL, consistem em 162 tomadas AC com 22 kW e 174 tomadas AC com 7,4 kW, tanto de fixação em parede como no solo. Trata-se de mais um passo para a consolidação da Iberdrola como empresa preponderante na mobilidade elétrica em Portugal, essencial para a recuperação verde no período pós- pandemia.
–
Estas 336 tomadas na capital do país surgem uma semana após a Iberdrola anunciar a adjudicação de postos de carregamento de veículos elétricos no interior de Portugal, nomeadamente três postos de carregamento duplos de 22 kW em Montalegre e de três postos de carregamento ultra-rápidos de 150 kW em Beja, Bragança e Castelo Branco, também integrados na MOBI.E., rede portuguesa de carregamento de veículos elétricos em espaços públicos.
–
Pedro Torres, responsável pela Smart Mobility Iberdrola Portugal: “A mobilidade elétrica deve assumir um papel central na transição energética em Portugal e, em particular, no cumprimento das metas ambientais nacionais e europeias. As adjudicações que obtivemos no interior do país e, agora, em Lisboa, são etapas muito importantes da estratégia de Smart Mobility da Iberdrola. Se queremos mudar o mercado energético, tornando-o mais verde, temos de ajudar os consumidores, pois serão eles os nossos principais parceiros nesta transformação. O aumento de postos de carregamento em todo o território nacional é peça essencial para essa transformação”.
–
Na linha da frente há mais de 20 anos
Nos primeiros nove meses do ano de 2020, a atividade da Iberdrola no mundo avançou em termos de sustentabilidade. A nível global, as suas emissões de CO2 foram reduzidas em 10% em relação a setembro de 2019, até 98 Gco2/Kwh. Da mesma forma, o número de colaboradores incorporados no quadro de colaboradores durante o ano atingiu quase 3.000. A empresa recebeu vários prémios por diversidade e inclusão durante o período, com prémios como o The Planet Mark no Reino Unido. A Iberdrola também ocupa a quinta posição no ranking global das empresas mais sustentáveis do mundo, de acordo com a primeira edição do ranking elaborado pelo jornal americano “The Wall Street Journal” e em conjunto com o reconhecimento “Just” da Forbes pelo seu compromisso com o meio ambiente e as comunidades que atende nos Estados Unidos.
O processo de descarbonização e transição energética fazem parte da identidade corporativa da Iberdrola há mais de 20 anos. A preservação do meio ambiente, em simultâneo com o desenvolvimento económico e social, são os alicerces da sua atuação. De referir que os investimentos, que permitiram à empresa antecipar a transição energética desde então, ultrapassaram os 100.000 milhões de euros.
A Iberdrola é líder mundial na produção eólica e está na vanguarda das demais energias renováveis, posicionando-se entre os maiores produtores de energia no mundo.
O seu crescimento sustentado e com uma visão de longo-prazo permitiu-lhe ser uma das empresas líderes do mundo no século XXI.
Um sector energético mais verde trará ganhos efectivos em termos de riqueza e emprego. Representará igualmente um salto apreciável na protecção dos recursos e do meio ambiente. E, não menos importante, apoiará de forma significativa a balança comercial do país e da Europa, reduzindo a dependência face ao exterior.