Águas de Gaia é pioneira em selagem de contadores por QR-Code

A Empresa Municipal Águas de Gaia volta a inovar. Lança projeto que vai revolucionar operadores de água em todo o mundo.

A Águas de Gaia voltou a inovar a nível nacional e internacional, sendo a primeira empresa do sector a lançar a “Selagem dos Locais de Consumo” (CIL – Código de identificação do local). Um projeto Código QR que será a ponte entre o cliente e a empresa.

Uma colaboração com a Esri Portugal, com o objetivo de garantir o controlo sistemático e generalizado de cada contador. Segundo a empresa, “o conhecimento em tempo real é a chave para o sucesso”.

Hoje em dia é obrigatório, aliar a selagem de contadores à simples colocação de selos com QR Code e, com isso, obter um conhecimento em tempo real do processo do cliente e da atividade do contador. Desta forma, é possível otimizar o trabalho dos leitores, promovendo uma maior sensibilidade e assertividade no contacto com o cliente e acelerando a resolução de processos contraordenacionais no terreno, pelo reporte e deteção de ilícitos.

Para a resolver este dilema foi adotada uma monitorização de anomalias através do interface com o ”KPIDaily” – Key Performance Indicators. Por exemplo – faturação, cobrança, dívida, água não faturada, anomalias e resultados operacionais são monitorizados diariamente através da aplicação KPIDaily®. Estes selos são colocados e atribuídos digitalmente a cada local de consumo – na fase inicial de colocação generalizada e sempre que haja uma mudança de estado no contrato do cliente.

Assim que é colocado no contador, este selo é lido e passa a constar automaticamente no perfil daquele equipamento (CIL). Desta forma, o perfil de cada CIL é permanentemente atualizado e integrado na base de dados georreferenciada ligada ao sistema de clientes.

Todo este processo alimenta diariamente painéis de controlo configurados pela Águas de Gaia usando a app ArcGIS Dashboards, onde são monitorizados KPIs de execução do trabalho (número de locais atribuídos, número de locais visitados, percentagens de execução por operador). O interface com a aplicação KPIDaily® permite a gestão diária dos indicadores de topo da empresa, com resultados ao nível da redução de perdas e de dívida. O conhecimento, em tempo real, de todas as resoluções de anomalias realizado no atendimento do cliente passa, a partir de agora, a ser uma realidade em inúmeras vantagens.

Este projeto de Águas de Gaia promete revolucionar a eficiência da operacionalidade dos operadores de água em todo o mundo. Desta forma, a Águas de Gaia promove um melhor serviço à comunidade já que os leitores, fiscais ou demais colaboradores da empresa atuam em tempo real e de forma mais assertiva no contacto com os clientes fruto de uma maior otimização do seu trabalho.

You may also like...