Hubel Agrícola: Desenvolvimento e tecnologia na produção de framboesas

A Hubel Agrícola fundada no seio do Grupo Hubel foi pioneira no processo de cultivo em hidroponia e subestrato. O negócio cresceu e hoje têm estufas tecnologicamente avançadas onde produzem framboesas que deliciam as bocas dos consumidores no norte da Europa. A Revista Business Portugal foi recebida por Tiago Andrade, administrador, para conhecer toda a evolução do trabalho.

 

Foi pelas mãos da família Teixeira da Conceição que nasceu a Hubel Agrícola em 1992. Inicialmente como campo de ensaios para o desenvolvimento da hidroponia, mas o negócio foi crescendo e passados quatro anos o Grupo fundou a MadreFruta, uma organização de produtores que tem como objetivo o escoamento e a venda de produção dos associados.

Em 2012, o grupo decidiu aumentar a capacidade produtiva de 13.1 para 49 hectares, apostando em infraestruturas tecnologicamente avançadas, aumentando dessa forma o controlo sobre a capacidade produtiva. Considerando as exigências deste investimento, entendeu assim que esta nova fase do negócio beneficiaria da entrada de um parceiro capaz de aportar o capital e reforçar as competências de gestão. Assim passou a participar no capital social da empresa o fundo de capital ‘Vallis Sustainable Investments I’ (VSI-I) numa parceria que hoje confere à empresa grandes competências para os desafios futuros.

Desenvolveram, em 2010, uma tecnologia de produção de framboesas no Algarve através de plantas com frio chamada longcane: “com este tipo de produção é possível produzir em Portugal frutos de elevada qualidade nos meses de inverno e primavera, quando os outros países da Europa não o conseguem” acrescenta Tiago Andrade.

As framboesas possuem características muito peculiares. Na Hubel existem cerca de cinco variedades, diferentes entre si, produzidas em cinco unidades de produção, o que representa uma produção total de 1.600 toneladas. Uma vez que intensidade de mão de obra na colheita é muito elevada, o equipamento tecnológico será sempre a forma mais eficaz de garantir condições para que os colaboradores possam ser cada vez mais eficientes e perfecionistas.

A questão ambiental é uma preocupação constante para a empresa. A produção é realizada em substrato que contém cascas de pinho e fibras de côco. “Damos todos os nutrientes que a planta precisa, na época necessária, através de uma formulação correta da adubação na rega. Disponibilizamos à planta exatamente aquilo que ela necessita”.

Segundo o administrador, o futuro dos frutos vermelhos em Portugal passa pelo estabelecimento de uma concentração através das OP’s. Isto significa “associação entre os produtores para melhor se preparem para os desafios de angariação de trabalhadores e venda do produto”, visto que existem condições climatéricas favoráveis, o produto é de excelente qualidade e é reconhecido no mercado.

Os desafios passarão sempre por estarem disponíveis à experimentação de novas culturas, mas também pela investigação e desenvolvimento, que fazem parte da génese da Hubel Agrícola.

You may also like...