Freguesia de Silves, onde a realidade rural e urbana se funde
A Revista Business Portugal também esteve na freguesia mais urbana do concelho de Silves e nela conheceu o seu autarca Tito Coelho, que em entrevista apresentou-nos o seu trabalho e as suas gentes.
Como pode apresentar a freguesia de Silves?
Esta é uma freguesia com características rurais, uma freguesia mais do interior, mas também com muita proximidade das praias. É uma freguesia muito pacata, que tem vindo a crescer e a desenvolver-se nos últimos anos, ganhando uma grande dinâmica. Acredito que o reconhecimento da laranja foi muito importante para nós e para a consagração da nossa terra enquanto destino de eleição e de importante relevo no Algarve e no país. Ela esteve um bocadinho adormecida, mas agora e com este executivo camarário foi possível relançar a laranja. Sendo a laranja de Silves uma laranja muito boa e de tão elevada qualidade, não poderia ser de outra forma.
Sendo esta uma freguesia do centro, qual é o principal trabalho do executivo desta junta?
Temos várias preocupações. A manutenção dos caminhos rurais, que são bastantes aqui na freguesia e que dão passagem às hortas e às pessoas que vivem mais no campo, é uma preocupação nossa. Para além disso, temos à nossa responsabilidade o Mercado Municipal, que envolve toda a parte de gestão e manutenção e penso que nesse aspeto esta junta tem efetuado um ótimo trabalho de dinamização daquele espaço que agora vai sofrer uma remodelação com o intuito de ser modernizado e melhor aproveitado.
Com que objetivo surge e em que consiste o Mercado fora d´horas?
Com o intuito de dinamizar o Mercado Municipal de Silves, a Junta de Freguesia organiza vários dias dedicados ao entretenimento dos seus fregueses e visitantes. O programa inclui música, animação e muitas surpresas, permitindo assim que os produtores e expositores presentes possam rentabilizar ainda mais o seu negócio. Por outro lado, este evento, que permite que o mercado abra portas à noite, atrai cada vez mais jovens quer para trabalhar, quer para visitar, dando assim mais vida a este espaço municipal.
Para além da gastronomia e da laranja, também temos nesta freguesia muitos sítios para visitar…
Sim, temos o castelo, um dos monumentos mais emblemáticos, e a Sé, por exemplo.
Apesar de ser uma freguesia incluída na mancha urbana do concelho de Silves, a verdade é que muito do trabalho do concelho é realizado pela junta de freguesia, verdade?
Sim, por vezes as pessoas não sabem distinguir o trabalho que é realizado pelo município do trabalho que é realizado por nós. Eventos como a Mostra de Papas de Milho, Mercado fora d´horas, dia da criança, obras de manutenção de estradas e caminhos, entre outras intervenções, são da nossa responsabilidade. Claro que trabalhamos em sintonia com a Câmara Municipal e o objetivo é sempre o mesmo: servir melhor a população, no entanto, é bom que se saiba que esta junta de freguesia é responsável por muito do que aqui se faz.
Que trabalho tem vindo a ser desenvolvido na área da Responsabilidade Social?
Uma das maiores preocupações do executivo da Junta de Freguesia de Silves prende-se com a área social. Nesse seguimento, foram desenvolvidos projetos de apoio quer para os mais novos quer para os mais velhos. O Al-Férias é um programa (desenvolvido em conjunto com a Associação de Actividade Motora Adaptada) que proporciona a crianças especiais férias especiais, sob o mote “todas as crianças brincam”. Por outro lado, esta Junta de Freguesia também apoia o desporto sénior.
Qual é o convite que quer deixar aos nossos leitores?
Venham a Silves, venham ver como é acolhedor, como Silves recebe bem as pessoas. Venham ver a nossa laranja, provar a qualidade da nossa laranja e usufruir desta nova Rota da Laranja que se espera que seja um sucesso e mais um motivo para trazer cada vez mais pessoas à nossa terra.