Freguesia de Castelo Melhor: O tesouro escondido de Foz Côa

A freguesia de Castelo Melhor e a aldeia anexa de Orgal são pequenos tesouros escondidos no concelho de Vila Nova de Foz Côa. José Paulo, presidente da junta, esteve à conversa com a Revista Business Portugal e descreveu-nos os seus encantos e as mais-valias conquistadas ao longo do ano de 2019.

Conta a história que a freguesia tem o nome de Castelo Melhor porque a povoação queria construir um castelo melhor do que o que existia em Calábria, uma pequena aldeia de Almendra. A verdade é que foi construída uma proteção de guerra à qual foi atribuído o título de castelo e, até hoje, é o Castelo Melhor que Portugal já teve. José Paulo brinca com a situação dizendo que “Portugal pode ter um castelo bom, outro muito bom, mas melhor, só o nosso”.
A zona está, como a maioria das aldeias do interior do país, a perder povoação. Em Castelo Melhor vivem cerca de 80 pessoas, em Orgal cerca de 70 e quase não existe juventude.
Há muita coisa para ver, no entanto. As quintas repletas de vinhas, oliveiras e amendoeiras emolduram a região. São elas que atraem milhares de visitantes pelas suas paisagens, ora verdes pelas vinhas no seu pleno, ora em tons rosados pelas amendoeiras em flor. “Em meados de fevereiro e março, daqui até Foz Côa, há muitos autocarros parados, pessoas apeadas a tirar fotografias e algumas a cometer o “pecado” de cortar raminhos de flores, ora, sem flores não há amêndoas”, contou o presidente.
Além das paisagens, as pinturas rupestres levam muitos visitantes a Castelo Melhor. “Durante o dia, agora, está mais brando, mas à noite há mais gente, dizem que é quando é mais bonito e se vê melhor”, explicou José Paulo, que ainda elogiou o trabalho dos guias que tornam a experiência dos visitantes ainda melhor.
Recentemente, a região celebrou o Magusto, uma tradição que foi José Paulo que implementou e que faz questão de manter. A esta junta-se a viagem anual, que este ano foi até Guimarães e que mobiliza um autocarro de pessoas de Orgal, e outro autocarro de Castelo Melhor. O autocarro grátis destas localidades, duas vezes por mês, para a feira de Foz Côa também se tem mostrado um sucesso em crescimento e uma oportunidade para esta população, um pouco mais distanciada, poupar algum dinheiro nas deslocações à cidade, seja para umas pequenas compras na feira, ou mesmo apenas para um passeio.

O balanço de 2019 em Castelo Melhor
As novidades de 2019 são ainda mais esplêndidas, “este ano trouxe atividade física à freguesia”, refere. Desde setembro que existem aulas de ginástica gratuitas para seniores com mais de 65 anos, duas vezes por semana. Mas há três obras que se salientam neste ano que se encontra perto do fim e que são grande motivo de orgulho para o presidente: a ampliação do cemitério de Castelo Melhor e a construção de dois nichos, um em cada uma das localidades, ambos benzidos pelo Padre António Espinha da Cruz Monteiro. A 18 de agosto foi benzido o nicho da Nossa Senhora dos Remédios, em Orgal e, já mais recentemente, a 2 de novembro, foi benzido o nicho de Arcanjo São Gabriel e o cemitério em Castelo Melhor. Com o Natal a chegar, o presidente José Paulo e todos os membros da Junta de Freguesia de Castelo Melhor e Orgal desejam a todos um Santo Natal, junto das famílias e amigos, uma boa passagem de ano e o desejo de que 2020 seja repleto de saúde e felicidade.

You may also like...

This will close in 0 seconds