Feira gastronómica do porco volta a animar Boticas
São mais de duas décadas de experiência que fazem da Feira Gastronómica do Porco de Boticas um certame de renome nacional e internacional. O evento assume-se, cada vez mais, um fator impulsionador do concelho, sendo uma das maiores montras de produtos endógenos. Fernando Queiroga, Presidente da Câmara Municipal, destaca como principais atrações a qualidade dos produtos, a excelente gastronomia e a animação constante durante os quatro dias do certame.
A 26ª edição da Feira Gastronómica do Porco, um dos maiores eventos gastronómicos realizado na região, realizar-se-á de 11 a 14 de janeiro de 2024. Após 26 anos de realização do certame, como se ultrapassa o desafio de reinventar a cada ano este evento de excelência?
Praticamente pouco ou nada há a acrescentar sobre a Feira Gastronómica do Porco de Boticas a não ser que, edição após edição, focamo-nos em afinar pormenores, fazer pequenos ajustes ou melhorias ao nível de infraestruturas e condições, não apenas para os produtores, mas também para os visitantes, sem perder a identidade da feira.
Quem visita a Feira do Porco de Boticas consegue ter a perceção que há efetivamente fatores que melhoraram desde a primeira edição. Crescemos, evoluímos, fomos fazendo várias alterações ao longo do tempo, mas a essência do evento manteve-se.
Aquilo que realmente distingue a nossa feira das restantes realizadas na região é, sem dúvida, a qualidade dos produtos. Qualidade essa constatada, por exemplo, através das tasquinhas presentes no interior do Pavilhão Multiusos, onde o visitante pode comprovar “in loco” o sabor desses produtos, uma vez que a ementa da feira apresenta iguarias confecionadas à base de carne de porco e enchidos.
Procuramos sempre inovar, trazer algo diferente em cada edição para atrair mais visitantes, valorizar ainda mais o evento e, assim, contribuir para um maior retorno económico para a região e, sobretudo, para a nossa terra.
Como é que este evento contribui para a promoção da cultura local e da gastronomia da região, bem como para a economia local, especialmente para os produtores e comerciantes da região?
O sucesso da feira reflete-se na economia local e, principalmente, na economia familiar daqueles que se dedicam à produção tradicional de fumeiro. O retorno advindo do certame é um importante impulsionador para que as atividades ligadas ao mundo rural, nomeadamente a agricultura e pecuária, não caiam em desuso e continuem a ser a principal fonte de rendimento de muitas famílias do nosso concelho.
As componentes gastronómica e cultural não são descuradas, nomeadamente a preservação dos usos e costumes locais, e complementam a comercialização de fumeiro e enchidos.
A conjugação destes três fatores foi o motivo pelo qual a Feira Gastronómica do Porco se tornou num evento de renome quer na região Norte do país, quer além-fronteiras, principalmente na vizinha Espanha.
Quais serão as principais atrações e atividades nesta 26ª edição da Feira Gastronómica do Porco? Quais são as expectativas de participação em comparação com edições anteriores?
As principais atrações são a qualidade dos nossos produtos, a excelente gastronomia e a animação constante durante os quatro dias do certame. Posto isto, esperamos que a 26ª edição da feira seja um sucesso e consiga, inclusive, superar as nossas expetativas, pois trabalhamos afincadamente durante todo o ano para concretizar esse objetivo.
Ultrapassados os tempos difíceis impostos pela pandemia de Covid-19, que nos obrigaram a suspender a realização presencial da feira e a criar, em parceria com a Mais Boticas – Associação Empresarial Botiquense, a plataforma online “BoticasTem”, esperamos que a 26ª feira seja, à semelhança da anterior, um êxito e um bom motivo para os visitantes regressarem a Boticas para descobrir e desfrutar um pouco mais de tudo aquilo de bom e genuíno que temos para oferecer.
Uma das grandes tradições do evento é a chamada “Chega de Bois”, este espetáculo único tem sido um dos grandes motivos de atração de aficionados ano após ano à vila de Boticas? Explique-nos em que consiste concretamente.
As “Chegas de Bois” nada mais são do que despiques ao ar livre entre dois touros, que demonstram o seu porte, força e robustez face ao adversário num local próprio, designado de “chegódromo”, dedicado exclusivamente aos embates e onde são salvaguardadas não apenas a integridade física dos animais, mas também a segurança do público. É um espetáculo único pelas suas caraterísticas e motivo de atração de milhares de aficionados, por ocasião da Feira do Porco, à vila de Boticas.
Na região do Barroso e no nosso concelho em particular, as “Chegas de Bois” continuam a ser uma tradição secular associada ao mundo rural, que tem resistido à evolução dos tempos graças aos produtores de gado autóctone, sobretudo de raça barrosã, que mantêm vivo este uso e costume local.
Como é que a a Feira Gastronómica do Porco contribui para a promoção turística da região de Boticas? Existem esforços para atrair visitantes de outras regiões ou até mesmo de fora do país?
É do conhecimento geral que a Feira Gastronómica do Porco de Boticas é, desde 1998, um dos maiores eventos gastronómicos realizados na zona Norte do país, com grande impacto económico na região do Alto Tâmega e Barroso e, principalmente, no nosso concelho. Anualmente, somos brindados com a visita de milhares de pessoas, oriundas de vários pontos do país e do estrangeiro, pois uma parte significativa dos nossos visitantes são originários da zona da Galiza (Espanha).
A vinda de muitos espanhóis à nossa feira é reflexo de que a valorização turística da nossa terra tem algum retorno para este território, classificado como Património Agrícola Mundial.
Para quem ainda não conhece Boticas e a Feira Gastronómica do Porco, que mensagem gostaria de deixar?
A qualidade inigualável dos nossos produtos e a nossa maravilhosa gastronomia, são dois motivos mais que suficientes para visitarem a nossa terra e a Feira Gastronómica do Porco em particular.
Todos aqueles que viajarem até Boticas durante o evento são brindados com a hospitalidade própria do povo barrosão, caraterística que tanto nos envaidece. Estamos de braços abertos para vos receber seja por ocasião da feira ou em qualquer altura do ano.
Sejam bem-vindos ao concelho de Boticas, a Sedução da Montanha.