LG Portugal celebra 20 anos

Os 20 anos de presença da LG em Portugal, a aposta constante em tecnologia disruptiva e produtos exclusivos e o desenvolvimento de soluções de lifestyle, foram o mote para esta conversa com Young Soh, Home Entertainment Marketing Manager da LG Portugal e B2C Marketing Coordinator.

Young Soh, Home Entertainment Marketing Manager

Quais as principais realizações que destaca em 20 anos de presença da LG no mercado português?

O percurso que a LG fez ao longo destas duas décadas de existência em Portugal é, por si só, uma conquista notável, da qual muito nos orgulhamos. Tendo chegado ao mercado nacional em 2000, com três unidades de negócio (Home Entertainment, Business Solutions e Home Appliances), numa operação gerida por apenas quatro pessoas, a LG conta, hoje em dia, com cerca de 90 colaboradores e tornou-se na marca líder de mercado nos segmentos de Home Entertainment, Home Appliances e monitores e displays. De 2000 até hoje, a LG não tem parado de registar um crescimento sólido e sustentado que se reflete a vários níveis. Se, por um lado, se tornou numa importante subsidiária a nível europeu, assumindo-se como um benchmark para outras subsidiárias do continente e, até do mundo, em categorias como performance financeira, sustentabilidade ou através do programa de recrutamento de novos valores LG Xplorers, por outro lado, este posicionamento fica também a dever-se aos excelentes resultados obtidos ano após ano, que confirmam a tendência de crescimento consolidado que tem vindo a ser reportado desde 2016. Mas, tem sido a preferência e a confiança que os consumidores portugueses depositam nos produtos LG que nos têm permitido alcançar estes resultados. Características como inovação, fiabilidade, confiança e sustentabilidade fazem com que hoje, com mais de 20 anos de experiência, seja a marca líder de mercado no segmento de TVs, máquinas de lavar, frigoríficos Side-by-Side e monitores/displays, mas também no segmento premium, além de se afirmar como um dos mais importantes players no setor B2B.

A LG adotou a estratégia de “crescimento rápido” como parte da sua visão de médio e longo prazo. Como a empresa tem implementado esta estratégia, especialmente em termos de expansão de lucros e aumento da presença no mercado?

Desde a sua chegada ao mercado português, a LG tem vindo a registar um crescimento rápido, mas sustentado, e o nosso objetivo passa por manter este nível de aumento em todas as áreas de negócio, com a meta específica de crescer acima dos dois dígitos.

Esta estratégia tem disso suportada pelos nossos produtos líderes na área de Home Entertainment (TVs) e de Home Appliances (máquinas de lavar e frigoríficos) e também por um investimento nas novas linhas de produto de IT (computadores portáteis LG gram) e áudio (earbuds TONES Free com estojo de carregamento com raios UV) e também nas soluções B2B, nomeadamente Led Signage Outdoor e Indoor, ecrãs LCD de Alto-Brilho e Interactive Display com capacidade touch.

Sendo o segmento premium uma das grandes prioridades da estratégia da marca, também prevemos que esta seja a layer a registar um crescimento mais elevado. Aqui inserem-se os produtos mais high-tech, como é o caso das OLED TV, frigoríficos InstaView e máquinas de lavar e secar a roupa, entre outras. No fundo, a abordagem estratégica e integrada, tanto ao nível da operação como do negócio que temos vindo a implementar, tem contribuído indelevelmente para o fortalecimento e consolidação da liderança nos segmentos de Home Entertainment, Home Appliances e monitores e displays, mas também para o facto da LG Portugal deter quotas de mercado nestas áreas acima dos dois dígitos e, em algumas áreas, com uma distância igualmente desta ordem do segundo player do mercado.

 

 

De que forma a inovação rápida tem sido aplicada nos produtos e serviços da LG, e como isso impactou positivamente a posição da empresa no mercado português?

A nível global e nacional, a LG é reconhecida como uma marca inovadora graças à sua aposta constante em tecnologia disruptiva e produtos exclusivos, que são verdadeiramente client-centric e que são desenvolvidos para responder, e até antecipar, as necessidades e desafios do dia a dia dos consumidores, detendo uma capacidade efetiva de fazer a diferença nas suas vidas e contribuir para um estilo de vida com um maior bem-estar. É assim que procuramos que os consumidores encarem os nossos produtos premium. Os produtos da LG SIGNATURE são o expoente máximo desta inovação e, dentro desta gama, com uma vasta e diversificada oferta, a exclusiva tecnologia OLED continua a destacar-se no setor da imagem, afirmando-se como a opção mais avançada do mercado. Após o lançamento global, há uma década, a LG conta já com mais de 10 milhões de OLED TVs vendidas em todo o mundo, um número que a coloca na liderança do mercado também em Portugal, e continua a liderar o caminho na inovação desta tecnologia. Exemplo disso, é o recente anúncio de que a LG Electronics se prepara para lançar a primeira OLED TV wireless do mundo, a LG SIGNATURE OLED Série M de 97 polegadas. A constante inovação técnica por parte da LG, da qual o 97M é um dos expoentes máximos, foi alcançada com o compromisso de uma década da marca de criar valor para o cliente enquanto empresa líder no mercado. Compromisso esse, que faz com que o segmento premium seja uma das principais prioridades da nossa estratégia nos últimos anos no mercado português, mas também esperamos que esta seja a camada que registe o maior crescimento.

Paralelamente, também já estamos a explorar a possibilidade de desenvolver soluções com benefícios para os consumidores nacionais, através das nossas plataformas webOS e ThinQ em parceria com empresas nacionais de renome.

A liderança de produto, de mercado e a liderança centrada nas pessoas, são consideradas capacidades essenciais. Como a LG tem fortalecido estas capacidades em Portugal e de que forma isso contribui para a visão global da empresa?

Ao celebrar 20 anos em Portugal em 2023, a LG tem vindo a afirmar-se nestas últimas décadas como uma empresa com capacidade de assumir a liderança de mercado em vários segmentos de negócio. Liderança essa indubitavelmente alicerçada na capacidade de desenvolver produtos criativos, exclusivos e de máxima qualidade, que são verdadeiramente client-centric, e que têm na sua génese a inovação que faz parte da marca, mas, também, a sua aposta constante em tecnologia disruptiva. Por outro lado, essa liderança é indissociável das nossas pessoas. Uma equipa que tem crescido solidamente nas últimas décadas, fruto da nossa aposta contínua na sua formação, mas também na procura de talentos. Acreditando no valor que as mentes jovens e novas abordagens podem agregar à nossa estratégia, a equipa da LG Portugal está sempre muito atenta ao panorama dos talentos emergentes na indústria e mantém uma relação próxima junto do mundo académico. Por essa razão, desenvolvemos, de forma regular, ações de captação desta nova Leading Generation, como é o caso do LG Xplorers – um programa de estágios criado exclusivamente pela LG Portugal – que já tem vindo a ser replicado por outras subsidiárias de todo o mundo, tendo vencido até um Best Practice LG, um prémio de reconhecimento interno da LG Electronics.

Que práticas sustentáveis a LG tem integrado na sua estratégia?

O consumo de tecnologia tem vindo a aumentar exponencialmente, pelo que é imperativo que empresas como a LG pensem no final de vida dos seus produtos. Neste sentido, para a LG, a implementação de sistemas de gestão ambiental, ao longo do ciclo de vida dos produtos, é uma prioridade há mais de 25 anos. E esta preocupação surge no momento da produção dos nossos equipamentos eletrónicos, com uma forte política de eco design a nível mundial que pressupõe um processo de montagem que é executado de forma a que o desmantelamento permita a reciclagem de grande parte dos componentes. Mais recentemente, temos vindo a potenciar a utilização de materiais reciclados no fabrico dos nossos produtos, como é o caso do plástico e têxteis. Paralelamente, a LG tem vindo a empregar enormes esforços no prolongamento da vida útil dos seus produtos e, um dos grandes exemplos, é o lançamento dos eletrodomésticos com capacidade de atualização. Esta gama LG ThinQTM UP, concebida sob o conceito Evolving with You, inclui frigoríficos, máquinas de lavar e secar roupa e máquinas de lavar louça e utiliza inteligência artificial e sistemas de IoT para atualizar o software e oferecer recursos e funções aos utilizadores destes consumidores com base nos padrões de utilização registados pela app ThinQ. A nível corporativo, também temos vindo a desenvolver grandes esforços, no qual se insere o nosso plano ESG, o Better Life for All, que integra projetos e ações ambientais, sociais e de governance em todas as operações da empresa por todo o mundo e que vão muito além de ações de CSR. Falamos de ações como: neutralidade carbónica com a iniciativa Zero Carbon 2030; a transição completa para energia renovável até 2050; redução efetiva das emissões de gases com efeito de estufa; utilização de meio milhão de toneladas de plástico reciclado até 2030; e compromisso com uma estratégia diversificada, incluindo a instalação de eficientes módulos solares, estabelecer contratos de compra de energia que permitem às empresas adquirir eletricidade diretamente aos fornecedores, utilizar Renewable Energy Credit e participar no programa Green Premium na Coreia do Sul para comprar energia limpa.Estas iniciativas têm valido reconhecimento internacional, sendo que a empresa conquistou um lugar no Dow Jones Sustainability World Index (DJSI World), pelo décimo primeiro ano consecutivo.

De olhos postos no futuro, como a LG planeia consolidar a sua posição no mercado e continuar a ser reconhecida como líder?

A LG Portugal é uma subsidiária verdadeiramente relevante tanto no plano europeu como no plano global da empresa. Por essa razão, tem sido, e continuará a ser, uma clara aposta por parte da LG e um alvo de investimentos estratégicos em várias áreas de negócio.

A nível estratégico, se os últimos anos se focaram na inovação ao nível do hardware, 2024 vai focar-se também no software e no lançamento de produtos com novos fatores de forma. Assim, o desenvolvimento de produtos passíveis de serem integrados e otimizarem o estilo de vida dos consumidores – as chamadas soluções de lifestyle – continuará a ser o corpo e a alma de tudo o que fazemos, de forma a reforçarmos o posicionamento líder nas várias unidades de negócio, com especial foco no segmento premium. A IoT e a inteligência artificial são uma das grandes tendências tecnológicas a pautar a investigação atualmente e serão, num futuro bastante próximo, as pedras basilares de casas totalmente integradas. Neste âmbito, destacamos os produtos com capacidade de atualização que, através de plataformas como a webOS e o LG ThinQ, permitirão que cada consumidor tenha uma experiência personalizada, à medida das suas necessidades e gostos.

Paralelamente, também disponibilizamos tecnologias únicas nos nossos produtos, que utilizam o poder da inteligência artificial para oferecer resultados incomparáveis. É o exemplo das novas máquinas de roupa equipadas com o doseador automático de detergente ezDispenseTM, que, através de processos inteligentes, garante a dose certa de detergente para uma lavagem eficaz e eficiente, e dos mais recentes frigoríficos LG InstaView, que incluem o Smart Learner, um recurso que aprende com os padrões de utilização do frigorífico para otimizar a performance de arrefecimento e eficiência energética.

Posto isto, e na sequência do crescimento sustentado registado há mais de cinco anos, o nosso objetivo passa por manter este nível de aumento em todas as áreas de negócio, com a meta específica de crescer acima dos dois dígitos.

 

You may also like...