Farmácia para a comunidade

Em entrevista, Maria Manuel Vaz Sousa, deu-nos a conhecer o projeto que lidera: a Farmácia Areosa. Com as portas abertas à comunidade desde 2015, em Viana do Castelo, esta farmácia distingue-se pelo serviço inovador que presta, aliado a um cariz solidário e social.

 

Fale-nos do seu percurso.

Maria Manuel Vaz Sousa, Diretora

Tirei o curso de Química Analítica e quando terminei a licenciatura dei por mim a perguntar: “Vou trabalhar para onde?”. Então, dado que já existiam duas farmácias na família, optei por trabalhar numa delas. Foi nesse momento que se desenvolveu o gosto pela profissão, de todo o serviço que se presta ao balcão de uma farmácia, do contacto com as pessoas, o facto de as poder ajudar e aconselhar, o que me fez concorrer novamente à faculdade para tirar o curso de Farmácia.

Inicialmente, trabalhei na Farmácia do Viso, no Porto, sendo que depois comecei a abraçar outros projetos. Adquirimos, entretanto, outra farmácia, em Viana do Castelo, para onde fui dar a direção técnica, e alguns anos mais tarde surgiu este projeto, Farmácia Areosa. O meu pai fez-me a proposta de levar este projeto para a frente, o que não hesitei em aceitar, porque era aquilo que sempre quis: fazer uma farmácia de raiz, à minha imagem e ir ao encontro do que eu acho que deve ser o trabalho de uma farmácia que serve a comunidade, de forma diferente do que normalmente se vê. A abertura da Farmácia Areosa deu-se em 2015 e desde então, felizmente, temos vindo a ter um crescimento gradual.

 

De que forma se adaptam para encarar os desafios?

Tento absorver o máximo de inputs, fazer formações nas mais diversas áreas e, a partir daí, criar o meu próprio caminho. Estando a ser implementado o método kaisen, temos vindo a fazer o melhor que sabemos, para que a farmácia seja para todos. Queremos fazer da farmácia um local a que os utentes possam recorrer sempre que necessário.

Quando chegou a pandemia, começámos a fazer o atendimento pelo guiché de atendimento noturno e, internamente, fizemos adaptações. Trabalhámos por turnos, gerimos uma linha de montagem aqui dentro e passámos a trabalhar em cadeia, de forma a assegurarmos um atendimento mais rápido.

Mas com a porta fechada o negócio não flui e sentimos a necessidade de pensar em novas abordagens. Adaptamos o espaço e colocámos em prática todas as recomendações da DGS. Por outro lado, sensibilizámos a população para não se deslocar tantas vezes à farmácia, uma vez que este local acaba também por ser um refúgio para quem tem a necessidade de falar e de ter companhia.

Agora, estamos numa fase em que é necessário adaptarmo-nos novamente. Estamos a implementar um serviço, de “pick up point”, onde as pessoas podem fazer encomendas através dos vários canais que disponibilizamos – facebook, instagram, whatsapp ou e-mail – e vir levantá-las à farmácia, assim que estiverem prontas.

 

Que outros serviços prestam?

Disponibilizamos vários serviços, como a administração de injetáveis; medição de parâmetros bioquímicos; fisioterapia e osteopatia; acupuntura; nutrição; psicologia; hidrolinfa; audiologia; mini-faciais; rastreios capilares e cutâneos; tratamento de feridas de menor grau; preparação de medicação.

 

O que considera que diferencia a Farmácia?

A Farmácia Areosa, em primeira instância, é privilegiada porque está no exterior de um pequeno complexo comercial, usufruindo de um parque de estacionamento com lotação para cerca de 100 automóveis. É um local de fácil acesso.

Depois, a nossa equipa é muito jovem e dinâmica. Eu criei uma equipa de raiz… há um elemento que já trabalha comigo há dez anos, todos os restantes elementos estagiaram comigo e estão desde o início do projeto Areosa. Tenho uma equipa que vai de encontro àquilo que eu quero, o que é muito bom. Partilhámos ideias e completámo-nos uns aos outros. Felizmente, a nossa equipa é multifacetada e, em conjunto, temos feito um bom trabalho. Graças ao empenho e dedicação de todos, esta farmácia está a ser um sucesso.

E isso traduz-se na população… há muito tempo as pessoas ansiavam e desejavam uma farmácia aqui e assim que abrimos portas sentiram-se bem… porque eram bem atendidas e acarinhadas. As pessoas dizem, constantemente, “esta é a nossa farmácia!” e isso deixa-me muito feliz.

 

O que também deve contribuir para a felicidade da vossa população é a importância que dão ao cariz solidário e social, verdade?

Sim, eu gosto de ajudar e faço-o sempre que posso. Colaboro com a Junta de Freguesia, com o Centro Social e Paroquial de Areosa, Centro Social de Carreço, entre outros, de forma a ajudar a comunidade. Apoio ainda equipas desportivas da região, como equipas de hóquei.

Sempre que me possível, dou palestras elucidativas, no Centro Social para, por exemplo, ajudar os pais a saberem como devem agir perante determinado sintoma que o seu filho apresente, evitando que se vá ao hospital quando não é necessário.

Durante o ano, fazemos algumas atividades e eventos com a comunidade. Como a Farmácia Areosa está em frente ao mar e de costas para o monte de Santa Luzia, fazemos atividades no exterior, como, por exemplo, caminhadas, sempre com cariz solidário. Para os convívios, disponibilizamos kits por um valor simbólico e o valor que se angaria reverte sempre para o Centro Social da freguesia.

Para os mais pequenos, a visita ao Museu da Farmácia no Porto foi uma experiência gratificante, começaram a ver a Farmácia como um local muito interessante.

Sempre que há atividades a nível nacional para ajudar as comunidades, gosto de estar presente. Desde o início deste projeto, participamos no Banco Farmacêutico, onde recolhemos medicamentos e outros produtos de venda livre, para doar a instituições carenciadas.

 

 

Em termos de futuro, o que se pode esperar da Farmácia Areosa?

Tudo isto que está a acontecer veio atrasar alguns projetos que estavam a ser implementados, mas espero que em abril do próximo ano, na altura do aniversário da Farmácia Areosa, possa presentear os meus utentes com uma farmácia diferente. Vamos apresentar um novo layout, porque quero mostrar à comunidade que a Farmácia Areosa não é uma farmácia como as outras.

Nós somos uma Farmácia Apoteca Natura, que é um conceito que está a ser implementado a nível nacional. Consiste em se tratar a doença de um modo consciente e em se fazer prevenção e aconselhamento de uma forma natural. Os produtos usados neste conceito têm eficácia clínica e origem biológica. Com a modificação da farmácia, vamos ter um espaço exclusivamente dedicado a este projeto.

Isto é o que me dá gozo… conseguir ajudar os meus utentes, sem recorrer ao químico, sempre que possível.

 

__________

Morada: Av. da Povoença, 694, Areosa

               4900-874 Viana do Castelo

Tel.: 258 823 757

Faceboook: farmaareosa

You may also like...