Gripes e Constipações: saber como distingui-las
Mais comuns no inverno, não há tratamento específico para as gripes e constipações, mas é possível atenuar os sintomas.
Com o tempo frio chegam as gripes e constipações, porque há uma maior predisposição para ficar em ambientes mais quentes, pouco arejados e com mais proximidade, propiciando o contágio. Apesar de terem sintomas semelhantes, as gripes e constipações são doenças distintas.
Quais as características e sintomas da gripe?
A gripe é uma infeção do sistema respiratório resultante da infeção pelo vírus Influenza. Transmite-se por contacto físico direto ou através de gotículas respiratórias infetadas, que libertamos ao falar, respirar ou tossir. Não é considerada uma doença muito grave, mas a agressividade dos sintomas associados pode conduzir, raramente, à morte.
Após 24 horas de contágio, o organismo reage com febre elevada, arrepios, dor de cabeça, dor muscular, garganta inflamada, nariz entupido e tosse seca. Acresce ainda a sensação de pele quente e avermelhada, principalmente no rosto, boca e garganta. No caso de se tratar de uma gripe sem complicações, os sintomas podem desaparecer em poucos dias, persistindo a bronquite e a tosse por mais tempo. A gripe é uma doença que se pode tornar epidémica, podendo infetar milhões de pessoas em todo o mundo.
Quais as características e sintomas da constipação?
Ao contrário da gripe, a constipação (nasofaringite ou rinofaringite) é causada por vírus menos agressivos, e com sintomas associados também menos intensos. É uma infeção viral que afeta sobretudo a cavidade nasal. O vírus é, normalmente, transmitido por contacto direto (objetos infetados ou secreções nasais infetadas) ou por inalação de gotículas expelidas ao falar, tossir ou espirrar. Os sintomas aparecem após dois ou três dias, manifestando-se através de congestão nasal, tosse, acompanhados da sensação de fadiga, calafrios, espirros e dores de cabeça. Os sintomas, normalmente, desaparecem ao fim de alguns dias.
A gripe e a constipação constituem infeções respiratórias, mas quais as principais diferenças?
As gripes e a constipações são provocadas por vírus respiratórios, com consequências e efeitos no ser humano distintos. Mas qual a principal diferença? A velocidade e agressividade do vírus. Enquanto que a constipação nunca provoca epidemias (pode eventualmente causar otites ou sinusite) e tem um tratamento rápido, por outro lado, a gripe pode evoluir para infeções respiratórias graves.
Como tratar a gripe e a constipação?
Na constipação, o tratamento é direcionado para o alívio dos sintomas e os fármacos receitados são, usualmente, os analgésicos, antipiréticos e descongestionantes nasais. Os antibióticos apenas devem ser usados quando existe uma infeção bacteriana posterior. Na gripe, é importante estabelecer um diagnóstico rápido e preciso, uma vez que os medicamentos antivirais devem ser tomados nas primeiras 48 horas.
Como prevenir a constipação e a gripe?
Uma das principais fontes de prevenção é a vacina da gripe, aconselhada em pessoas com mais de 65 anos, grávidas, doentes crónicos, pessoas com o sistema imunitário fragilizado e profissionais de saúde.
No entanto, existem mais fatores que ajudam na prevenção:
- Ingestão de Vitamina C antes do outono e inverno
- Lavagem frequente das mãos
- Uso de roupa adequada à temperatura
- Exercício físico regular
- Descansar e dormir
- Evitar o contacto com pessoas infetadas