Euromel: A natureza à sua mesa
Foi na vila de Penamacor que encontrámos a Euromel, uma empresa dedicada à produção e embalamento de produtos naturais provenientes das abelhas. Com raízes históricas desde o século XIX, foi em 1974 que Frederico Horgan iniciou a atividade enquanto apicultor. Hoje é na Serra da Malcata que a empresa produz os seus méis e outros produtos das abelhas, num espaço onde a natureza ainda se mantém intacta e admirável. Mais recentemente, a Euromel iniciou a produção de doces e amêndoas Beirabaga, produtos confecionados de uma forma tradicional, com fruta portuguesa da melhor qualidade e o uso das mais modernas técnicas de produção.
“O meu trisavô foi pioneiro na apicultura moderna e na utilização de colmeias móveis em 1898, na Quinta do Lameiro, em S. Domingos de Benfica, Lisboa. Entretanto, o seu neto mais velho, que era o meu avô, herdou essa propriedade e fez questão de manter as colmeias em produção ao longo do século XX. Em 1974, um meu irmão e eu interessámo-nos pela apicultura e começámos a procurar materiais antigos na casa de família, como livros e objetos relacionados com a apicultura, desenvolvendo dessa forma o gosto por esta arte. Primeiro na Quinta do Lameiro e, a partir de 1979, na Serra da Malcata, instalando cá as colmeias e as infraestruturas”, recorda Frederico Horgan.
Atualmente, este apicultor possui cerca de 1.000 colmeias na Beira Baixa, numa zona privilegiada e isolada, onde proliferam as flores silvestres de rosmaninho e urzes, que vão dar origem à vasta gama de produtos da empresa, como nos enumera: “a Euromel comercializa mel, pólen, geleia real e própolis. Nos méis destacamos a excelência e a qualidade dos diferentes produtos, que se distinguem conforme a origem floral, a cor, o sabor, o aroma ou a consistência. Posso destacar o mel de rosmaninho, o mel de urzes, o mel de queiró e castanheiro, o mel de laranjeira, o mel de eucalipto ou o mel de carvalho”.
Como cuidar da saúde é uma das vertentes da Euromel, surgiu a gama dos produtos dietéticos, como o mel com própolis – resina que as abelhas recolhem dos rebentos de determinadas árvores, o mel com pólen, o mel com geleia real – substância com propriedades notáveis, que faz com que seja um dos melhores reconstituintes de funcionamento orgânico existente na natureza, e o pólen granulado. Por outro lado, desde 2006 que Rita Horgan se dedica à produção de uma linha de doces tradicionais com cariz artesanal, com mais de 20 variedades, que dão forma à marca Beirabaga, reconhecida pela excelência e elevada qualidade atestada pela conquista de vários prémios nacionais e internacionais. Mais recentemente, a empresa lançou ainda as granolas com mel, nomeadamente a Granola Serramel, a Granola Portuguesa e a Granola Tropical, distinguidas nos anos 2017 e 2019 como “Sabor do Ano”.
No que concerne aos incêndios, Frederico Horgan alerta que são uma preocupação constante nesta atividade, devido à fatal dizimação de colmeias e ao impacto brutal que isso tem para o equilíbrio do ecossistema, pois as abelhas são o mais importante agente de polinização. “Durante os incêndios, como as colmeias estão fixas e as abelhas não fogem, pois instintivamente ficam dentro das mesmas, há a total destruição das colmeias e dos enxames. O ano passado arderam milhares de colmeias, um flagelo para a atividade apícola e para o ambiente, mas felizmente vemos os apicultores a esforçarem-se por repor novamente as colmeias e retomar a produção”, completa.
Em relação ao futuro, o objetivo passa por manter o crescimento consistente, assegurando a manutenção dos altos padrões de qualidade dos produtos e continuar a reforçar a fidelização dos consumidores nacionais e estrangeiros. “Relativamente à empresa, estamos a concluir as certificações IFS Food e ISO 9001, que constituem importantes mais-valias para a nossa afirmação no mercado nacional e de exportação”, conclui.