Junta de Freguesia de Penamacor: Sempre próximo da população
A cumprir o segundo mandato à frente da Junta de Freguesia de Penamacor, António Gil aceitou este posto sempre com o intuito de prestar um serviço em prol do bem da comunidade. A concretização do edifício da sede de junta foi um dos principais marcos durante os primeiros quatros anos de serviço, necessária para obter uma maior dignidade no apoio aos cidadãos. A nova sede de junta está situada no antigo quartel, materializada num edifício versátil e moderno, enquadrado com a envolvência arquitetónica. Localizado na Beira Baixa, o concelho de Penamacor vive por estes dias o evento Vila Madeiro, uma das tradições mais fortes desta região.
Sendo esta uma freguesia situada na sede de concelho, algumas das competências são articuladas conjuntamente com o Município. “Em 2013 quando ganhámos as eleições, nunca pensei ser candidato, mas a partir do momento da eleição começamos o nosso trabalho. Um dos grandes objetivos passou pela edificação de uma sede de junta, nova, moderna que dignificasse quem nos procura e por acompanhar o município nos grandes projetos para o melhoramento do concelho de Penamacor, alguns dos quais ainda em curso”, refere o edil, acrescentando: “Contudo um dos nossos dramas enquanto instituição pública é a manutenção dos caminhos rurais, pois a Freguesia tem uma área enorme que representa cerca de 67 por cento do território do Concelho. Os caminhos rurais totalizam praticamente quase 600 quilómetros de extensão, o que dificulta a capacidade de resposta da junta, tanto económica, como técnica, deixando pouco espaço para outros melhoramentos e projetos”.
Nesse sentido, António Gil tem centrado a estratégia na divulgação e promoção de um território que fica no interior, mas não no interior. “Embora sejamos conectados como o interior profundo e, mais recentemente, como território de baixa densidade, temos um acesso facilitado ao litoral. Claro que a baixa densidade populacional é um drama, mas procuramos colmatar essa lacuna com a população veraneante/flutuante que nos procura cada vez mais. Por outro lado, temos uma comunidade estrangeira cada vez mais importante para o combate da desertificação”, refere e continua: “a caça, a par com os grandes eventos, tem contribuído também para uma maior divulgação do nosso território. Para além destas funções, sou presidente do Clube de Caça e Pesca de Penamacor, que muito tem contribuído para a divulgação deste território. No espaço de três anos realizamos em colaboração com Município de Penamacor duas edições da Montaria da Casa do Pessoal da RTP, assim como provas de Orientação internacional sendo potenciais veículos de promoção turística, económica, desta região”.
O Convívio Cardio-Saudável Transfronteiriço, que envolve participantes de Penamacor e Valverde del Fresno é outro dos eventos com selo do Município, Centro de Saúde e da junta de freguesia, que promove sinergias entre os dois lados da fronteira.
Entre 7 e 25 de dezembro tem lugar em Penamacor o evento ‘Vila Madeiro’, que representa a chama e a longa tradição. O Madeiro, designação que aqui assume a fogueira para aquecer o Menino Jesus, é um dos momentos mais altos para a região, o qual ganhou a fama de ser o maior do país. “Desde que assumimos funções que temos vindo em conjunto com o Município a melhorar o evento e a sua promoção. Uma das principais alterações foi o facto de sinalizarmos os sobreiros secos ou doentes como os únicos que podemos arrancar para a concretização do madeiro. E, ainda, neste âmbito, têm os Jovens, com a nossa colaboração vindo a fazer plantações de sobreiro para revitalizar a floresta”, tarefa para continuar completa o edil.
A requalificação da zona histórica, do centro de saúde, da praça vila Madeiro e de várias ruas dentro da vila e o alargamento da zona industrial são as grandes obras do Município de Penamacor, com a Junta de Freguesia sempre em sintonia com o executivo. Além de outros projetos pretendem a criação de uma rota das fontes devidamente sinalizada e divulgada, assim como a divulgação turística, de um território com uma vasta riqueza patrimonial e natural.