ESSILOR: Visão em primeiro!
Centenas de pessoas realizaram rastreios visuais gratuitos, com o objetivo de detetar possíveis anomalias e a existência de patologias da sua visão.
Ativa na prevenção da saúde visual, a Essilor colaborou no desenvolvimento de várias ações integradas e realizadas, entre outros locais, no Terreiro do Paço, na Ribeira das Naus, no Largo de São Mamede, entre outros,disponibilizando rastreios gratuitos à população de todas as faixas etárias, dos mais jovens, aos mais idosos, incluindo grupos de alunos do Centro de Formação da Aldeia de Santa Isabel e utentes seniores da Santa Casa da Misericórdia.
Para tornar memorável o Dia Mundial da Visão, nas ações que ocorreram em Lisboa, a Essilor ‘vestiu a rigor’, dois autocarros panorâmicos e convidou os participantes a desfrutarem de uma viagem pela capital, para a grande maioria, única!
Estando a visão em primeiro, neste dia, tudo foi preparado para sensibilizar a população sobre a importância da prevenção e proteção da saúde visual, desde a primeira abordagem verbal ao encaminhamento para o especialista, sempre que tal fosse necessário.
O rastreio visual, efetuado periodicamente, permite a identificação de problemas de visão tais como miopia, astigmatismo, hipermetropia, presbiopia, entre outros, tendo em vista que, quanto mais precoce é a deteção, mais eficaz é a compensação.
No mundo, os problemas relacionados com a visão afetam milhares de milhões de pessoas: 4,5 mil milhões de indivíduos necessitam de correção visual e 2,5 mil milhões de entre eles, não estão corrigidos. No entanto, atualmente, existem soluções simples, eficazes e comprovadas para as diversas anomalias visuais.
Em Portugal, de acordo com a Direção Geral de Saúde, estima-se que as alterações da visão afetem cerca de metade da população e que perto de 20 por cento das crianças, tal como 50 por cento dos adultos, sofram de anomalias refrativas significativas. Portanto, no nosso país milhares de pessoas necessitam de corrigir a visão e um número significativo destas, desconhece tal facto, ou não controla regularmente o seu estado de saúde ocular.
Os problemas de refração não corrigidos, ou compensados com lentes de natureza duvidosa, provocam uma perda da qualidade de visão e originam uma redução de capacidades e produtividade, desencadeando impactos negativos, a nível social e económico, quer nos países desenvolvidos, quer nos em vias de desenvolvimento.
A preservação e defesa da visão, ao longo da vida, contra efeitos nocivos cumulativos de fatores externos circunstanciais e ambientais é extramente importante. A prevenção continuada requer cada vez mais soluções óticas de qualidade especializadas, fruto de tecnologias avançadas, nos campos da correção visual.
A necessidade de prevenção e compensação, com lentes de qualidade certificada, são o garante duma boa saúde visual e permitem Ver Melhor o Mundo.
Lembre-se que, para além do Dia Mundial da Visão, todos os dias, a sua visão tem de estar em primeiro.
Colocando sempre a Visão em primeiro, a Essilor tem por Missão Melhorar Vidas, Melhorando a Visão.