Dia Nacional da Luta Contra a Dor

Maria do Rosário Órfão, Presidente da Sociedade Portuguesa de Anestesiologia

Criado pela Associação Portuguesa para o Estudo da Dor (APED), o Dia Nacional da Luta Contra a Dor pretende sensibilizar para a procura de profissionais que ajudem a tratar e aliviar este problema, assim como alertar para as consequências socias e económicas causadas pela mesma. A Revista Business Portugal esteve à conversa com a Maria do Rosário Órfão, presidente da Sociedade Portuguesa de Anestesiologia (SPA).

 

A dor causa sofrimento e por vezes leva a uma incapacitação parcial ou mesmo total do ser humano. Que papel tem o anestesiologista no controlo e tratamento da dor?

O anestesiologista tem um papel fundamental no tratamento da dor crónica, coordenando as unidades de medicina da dor, com equipas multidisciplinares, realizando consultas e técnicas terapêuticas. Na dor aguda pós-cirúrgica ou do trabalho de parto, é o ator principal. Uma dor pós-cirúrgica bem tratada é fundamental para prevenir a evolução para dor crónica. No tratamento da dor e noutras áreas, o prognóstico do doente melhora quando o anestesiologista alonga a sua atividade do intraoperatório ao pós-operatório. Já existem unidades de dor aguda nos serviços de anestesiologia da maioria dos hospitais.

A SPA  tem uma secção de medicina da dor constituída por anestesiologistas que se dedicam à terapêutica da dor crónica ou aguda. Tem efetuado cursos e fóruns de discussão nesta área e, em 2018, elaborou recomendações sobre o tratamento da dor aguda pós-cirúrgica.

 

No próximo dia 4 de novembro, a SPA vai realizar um webinar sobre “Dor Crónica Pós-Cirúrgica”. O que gostaria de salientar sobre este evento organizado pela Sociedade?

A SPA está a organizar um ciclo de webinares e o de dia 4 de novembro será dedicado à medicina da dor crónica pós-cirúrgica. Está a ser organizado por colegas  anestesiologistas, que se dedicam à medicina da dor e esperamos uma grande adesão, porque, apesar de estarmos numa situação de pandemia, é fundamental não esquecer as outras patologias e tratar a dor, os doentes Covid e não Covid. A formação contínua e reflexão são imprescindíveis para garantir a qualidade e segurança em saúde.

Neste webinar vamos ter uma introdução e apresentação ao tema e palestrantes por uma colega do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia e Espinho, Rita Moutinho; posteriormente, vamos contar com a intervenção de um colega da secção de medicina da dor da SPA, Pedro Trincão, que irá falar da anestesia na prevenção da cronificação de dor; a finalizar as intervenções, teremos uma colega da Unidade Local de Saúde do Alto Minho, Nádia Andrade, que falará da capsaicina no tratamento da dor neuropática pós-cirúrgica.

À semelhança do que se tem verificado noutros webinar, pretendemos que este  seja interativo. Após as intervenções, há espaço para discussão, onde são colocadas questões. Os intervenientes estão disponíveis para esclarecer qualquer dúvida existente e todos os colegas podem participar.

 

__________

Sociedade Portuguesa de Anestesiologia

Morada: Centro de Escritórios do Campo Grande – Av. do Brasil, nº1 – 5º Andar, Sala 7 | 1749-008 Lisboa

E-mail: spa@spanestesiologia.pt

Site: www.spanestesiologia.pt

You may also like...