A.J.Monteiro, a qualidade é a garantia

António Monteiro

A empresa erguia-se no ano de 2000, por mão da dedicação de António Monteiro, atual sócio-gerente. Ao início, a empresa dedicava-se apenas à limpeza de camiões, mas a evolução do mercado e espírito empreendedor de António Monteiro fez com que o seu negócio expandisse os serviços. Atualmente, desempenha os serviços de limpeza, desinfeção e aquecimento de cisternas, contentores e frigoríficos, evidenciando-se a limpeza de cisternas, que representa a maior atividade da empresa. A excelência do trabalho realizado garantiu o crescimento que sustentou o aumento da empresa e consequente mudança de espaço. Desde maio de 2017 que a empresa está sediada em Perafita, no concelho de Matosinhos, onde conta com um espaço largo e equipamento modernizado.

Para descobrirmos os segredos do sucesso de 17 anos de atividade e a história da AJ Monteiro, a Revista Business Portugal esteve à conversa com António Monteiro e Anabela Luz, o responsável por montar este negócio e a administrativa e braço direito do sócio-gerente. Rapidamente se percebeu que a paixão e dedicação em cada detalhe do trabalho são parte fundamental do rigor e do êxito que têm vindo a alcançar.

António Monteiro começou por contar a história da empresa. “Trabalhava nos transportes ‘António Frade’ como motorista onde comecei a fazer trabalho de manutenção e lavagem dos camiões. Todo esse trabalho fez crescer as minhas ideias. Nessa altura, instalei-me numa zona de 800 m2. Em 2000, com a obra de uma nova estrada, tive de mudar de local. Comecei a procurar um terreno e instalei-me na zona industrial da Maia, num terreno de 2000 m2 que em 15 anos se tornou muito pequeno. Voltamos a procurar novos espaços e instalamo-nos neste espaço onde estamos”. Anabela Luz, parte fundamental do progresso da empresa acrescentou: “ao trocarmos de instalações, diversificamos muito mais a nossa oferta de serviço. Alguns serviços já tínhamos, mas numa escala muito pequena e aqui começamos a expandi-los. Entretanto, os motoristas foram falando da nossa empresa e isso foi fazendo com que houvesse muita procura. Hoje há muita gente de fora a procurar-nos, até mesmo empresas do mesmo ramo de negócio que vêm ver como nos organizamos e trabalhamos”.

Com o crescimento de negócio e a mudança para um espaço maior, novas exigências surgiram. Sendo uma empresa que trabalha muitas vezes com produtos tóxicos e poluentes, houve desde sempre uma responsabilidade ambiental. A construção de uma ETAR (estação de tratamento de águas residuais) foi uma prioridade. “Tivemos o interesse de ir ver o tratamento de águas que fazem em Espanha, porque lá são extremamente rígidos e quisemos ver como eles trabalhavam para ter um ponto de referência”, explicou Anabela Luz. Com a preocupação na eficiência, António Monteiro investiu em duas estações de tratamento de águas residuais – uma de tratamento biológico e a outra físico-químico – ambas com 300 m3 de capacidade. “É um investimento extremamente caro, mas tivemos a sensibilidade de ter um cuidado ambiental. Na ETAR entra látex ou qualquer outro produto e sai água limpa”, referenciou o sócio-gerente. De referir que mais nenhum lavadeiro em Portugal dispõe deste tipo de tratamentos para as suas águas.

 Uma oferta diferenciada

São poucas as empresas que a nível nacional operam neste ramo. Seria, por isso, fácil a AJ Monteiro demarcar-se da concorrência. No entanto, o espírito de trabalho elevou o patamar da empresa que se tornou numa referência na europa. É certificada pela SQAS (Safety & Quality Assessment System), pela certificação Bureau Veritas, pertence à APLC (Associação Portuguesa de Lavadores de Cisternas) e à EFTCO (European Federation of Tank Cleaning Organisations). Segue, também, todos os protocolos ambientais e de segurança utilizando apenas produtos certificados. Todo o serviço é diferenciado pelo rigor e profissionalismo com que é executado. As máquinas representam parte significativa do trabalho. Os robôs de limpeza, distribuídos em quatro pistas alcançam até 150 bars de pressão o que traduz uma limpeza altamente eficaz. “Temos um serviço muito rápido, o que é melhor para o motorista, vai carregar mais rápido e mais rapidamente voltam ao serviço. A rapidez e eficiência do serviço são prioridade”, explicou António Monteiro. Sempre responsável e acolhedor, o gerente desenvolveu o espaço a pensar no conforto dos clientes, dessa forma desenvolveu um espaço com balneários equipados com chuveiros de massagem, uma sala com televisão e serviço de internet, um serviço de café e um parque onde os motoristas podem descansar em segurança. “Há uma preocupação de oferecermos conforto a quem nos procura”, evidenciou o gerente. Outra das ofertas diferenciada é a utilização de um camião próprio para a logística do trabalho e a aquisição de uma máquina para mover e transportar contentores. António Monteiro explicou que “por vezes as cisternas têm de ficar mais que um dia para a limpeza e o motorista tem de fazer outro serviço. Nesses casos temos um camião para fazer esse trabalho e o cliente não precisa de se preocupar em ter de deixar aqui um motorista para esse fim.

Também o parqueamento de contentores e a aquisição de uma máquina que permite a movimentação dos mesmos, tem representado uma mais-valia para a empresa e para o seu crescimento. De facto, o conjunto de serviços diferenciados pela qualidade e eficiência tornam a oferta da AJ Monteiro uma empresa referenciada no setor e um exemplo pela metodologia ambiental e filantrópica que implementa em cada processo.

Uma vida de trabalho e dedicação

Um empenho traz outro maior, há homens que, por génio e mesmo por inclinação, metem-se em obrigações, mas quem caminha à luz da razão sempre vai com muita consideração e assim, António Monteiro, foi traçando o seu caminho. Dono de um percurso de sucesso, a humildade e empenho foram fatores fundamentais para o desenvolvimento da empresa que criou e que atualmente acolhe 16 colaboradores. A paixão pelo negócio e pelo trabalho que faz é genuína e em cada investimento coloca sempre o peso do conforto daqueles que com ele trabalham. Se, muitas vezes, é dito que uma empresa é feita por pessoas, este é um caso fulcral disso mesmo. Erguida com base nos seus próprios valores a AJ Monteiro acabou por se tornar numa referência no setor. Nascido numa família humilde, aprendeu a crescer sem atropelar ninguém e a apoiar e preocupar-se com todos aqueles que o rodeiam. Por limitação de outros tempos, fez apenas a 4ª classe, mas a vida encarregara-se de lhe dar os ensinamentos mais importantes para singrar no mundo dos negócios. “Fui ensinado a ir para a escola, da escola para o campo, mais tarde ia para o campo, depois ia trabalhar e voltava para o campo. Houve uma fase na vida em que trabalhava para o meu patrão de noite, e de dia trabalhava para mim. Dormia apenas três horas por dia. Decidi, então, arriscar e trabalhar apenas para mim próprio. Durante muitos anos o dinheiro que ganhava era para comer, até o negócio ir evoluindo. Sem trabalhar não existe nada”, explanou António Monteiro.

“A empresa está montada com ideias do senhor Monteiro. É tudo ideia de uma pessoa e tudo idealizado por ele. A forma como as coisas estão organizadas, pequenos pormenores e toda a montagem da empresa. As necessidades do dia-a-dia fizeram com que se fosse moldando. Esta empresa é o exemplo do conhecimento da vida, o estudo é o dia-a-dia. Há clientes que têm problemas mecânicos e que acabam por ligar ao senhor Monteiro. É bom no que faz, não passa apenas por ter o equipamento certo, mas ter também o conhecimento e a exigência de um trabalho bem realizado”, acrescentou Anabela Luz. A administrativa, que implementa a equipa da AJ Monteiro há sete anos, tornou-se também parte integrante do sucesso da empresa. É o ‘braço direito’ de António Monteiro e partilha dos mesmos valores de dedicação, responsabilidade e profissionalismo. Foi com um sorriso e clara paixão naquilo que faz que foi elucidando a Revista Business Portugal sobre o trabalho da empresa. Devidamente orgulhosos e dedicados, representam uma equipa unida em prol do objetivo comum.

A AJ Monteiro é, neste momento, a imagem do seu gerente, uma empresa que é um exemplo de que a dedicação e muito empenho se pode traduzir num orgulhoso sucesso.

Desafios e dificuldades

Ao longo de quase duas décadas de existência a AJ Monteiro tem superado vários desafios. O facto de não existir em Portugal uma legislação e uma regulamentação da atividade em que os serviços da empresa se enquadram trouxe algumas dificuldades. Atualmente cabe à APLC (Associação Portuguesa de Lavadores de Cisternas) defender os interesses dos lavadeiros. No entanto, os entraves colocados à AJ Monteiro para integrar a APLC revelaram o oposto. “Ao longo dos anos a empresa foi alvo de muitas injustiças. Não pertencíamos à associação, mas cumpríamos todas as normas e exigências para sermos certificados. Trabalhávamos tão bem ou melhor que as empresas que estavam na associação, isso deu-nos vontade de crescer. Tínhamos serviços e material que mais ninguém tinha. Criaram-nos tantas barreiras que se tivéssemos a mesma exigência para com a maior parte das empresas da associação, acabariam por fechar quase todas”, explicou Anabela Luz. Os desafios foram ultrapassados e foram razão de provar que a empresa fazia o seu trabalho bem feito.

Futuro

Apesar dos curtos 17 anos de existência, António Monteiro e Anabela Luz perspetivam um futuro longo e de crescente sucesso para a empresa. As bases foram criadas e neste momento a procura pelos serviços da AJ Monteiro é tão grande que uma nova expansão do espaço da empresa é iminente. Parte do futuro passa, também, por garantir o presente. Analisar o mercado e ouvir cada cliente é fundamental para novos investimentos. “Pensamos um pouco à frente e aos poucos os nossos serviços vão aumentando e sendo melhorados. Temos de antecipar os problemas, por isso mesmo não estive sempre só a lavar camiões ou cisternas. Se o negócio da lavagem cair, tenho o serviço de desinfeção, se o serviço de desinfeção cair, tenho o parqueamento e aquecimento de cisternas, vamo-nos moldando ao mercado e temos de estar sempre um passo à frente”, enunciou o sócio-gerente. A curto prazo, o futuro passa por aumentar o parqueamento de contentores, mas um crescimento sempre com investimentos conscientes. A AJ Monteiro é um exemplo de superação constante, o resultado do empenho e da luta constante pelo crescimento e por se notabilizar no ramo. Criada a partir do nada é atualmente uma referência europeia no setor, um exemplo de empreendimento de António Monteiro que se lançou ao mundo dos negócios com uma vontade de vencer tão grande como a sua dedicação e reverência no trabalho que faz.

You may also like...