Especialistas na limpeza de painéis fotovoltaicos
Ivo Arneiro, CEO da SolarClean, alerta para a necessidade da lavagem dos painéis fotovoltaicos para garantir a sua eficiência.
Como surgiu esta empresa? Foi para aproveitar uma lacuna no mercado?
A empresa nasce da necessidade que existe na manutenção de tudo (em geral). A FloorClean surge em 1991 com o objetivo de responder a tudo o que diz respeito à limpeza. Em 2017, iniciamos uma atividade nova, também nesta área, com a abertura de lavandarias. Já em 2019, decidi iniciar a prospeção de mercado no que diz respeito às energias renováveis. Comecei a entrar em Fóruns, a falar com empresas do ramo das energias fotovoltaicas e, a partir daí, tudo se desencadeou…
Sim, efetivamente, continua a ser um problema/lacuna. Verificamos que o instalador faz a instalação e não se interessa mais pelo cliente e, de facto, é essencial, para não dizer obrigatório, a lavagem dos painéis fotovoltaicos, pelo menos uma vez por ano.
Que tipo de serviços presta a SolarClean? O que a torna inovadora?
Neste momento, a SolarClean, já não trata apenas da lavagem de painéis fotovoltaicos. Somos contactados para resolver problemas mais difíceis. A título de exemplo, estive em Espanha, no mês de agosto, a resolver uma situação em que, quatro das empresas que por lá tinham passado, não conseguiram resolver. A SolarClean é, igualmente, procurada para ajudar na evolução de novos equipamentos que são colocados no mercado mundial. Recentemente, tivemos o primeiro e único protótipo, 100% autónomo na lavagem de painéis fotovoltaicos na nossa posse, de forma a que pudéssemos ajudar a desenvolver e a melhorar o equipamento. Neste momento, já se encontra em produção, com o nosso aval. No que diz respeito aos detergentes, somos consultados com frequência para testarmos os detergentes e dar o nosso feedback.
Para 2023, estamos a fechar contrato com o primeiro equipamento, a nível mundial, 100% vocacionado para lavagens de USINAS de grandes dimensões. Temos outros equipamentos de grande porte para este tipo de instalações, contudo, já não estamos a conseguir dar resposta a todas as solicitações. Estamos atentos à inovação e temos sido convidados a testar e analisar novos equipamentos que são lançados, selecionando, para a nossa utilização, aqueles que acreditamos ser mais uteis e rentáveis.
O mercado está sensibilizado para a questão da limpeza dos painéis fotovoltaicos?
Não, não está. As empresas com maior representação na instalação dos painéis fotovoltaicos em Portugal, já se preocupam em sensibilizar os clientes. Quem faz a instalação deve também alertar para a necessidade da lavagem dos painéis. Caso não o faça, está provado que em cada três semanas sem precipitação, os painéis perdem 8% de produção de energia. Existem instalações com perdas superiores a 40%, vejam o dinheiro que os clientes estão a perder.
Em que medida é que a limpeza dos painéis melhora a sua eficiência, em termos percentuais?
O painel limpo produz o que é possível de produzir. Existem muitos fatores que influenciam essa questão. O cliente, se quer ter um aproveitamento do investimento feito, o painel tem que estar limpo e ponto. Os painéis produzem energia durante todo o ano.
Quais os principais clientes da SolarClean?
Os nossos principais clientes são as empresas que fazem O&M (operação e manutenção) e não o cliente final. Ainda assim, perante o aumento do custo da eletricidade, temos vindo a ser bastante solicitados. Após a nossa intervenção, os clientes comprovam os benefícios da lavagem. Temos meses com mais de 140 intervenções feitas de Norte a Sul do país.
Que metas tem a SolarClean para o futuro?
No futuro vamos atravessar um período de grande instabilidade, em que não é fácil prever o que aí vêm. Face a isto, iremos continuar a investir, mas apenas quando o mercado assim o exigir.