EPOCA, um percurso de luxo na hotelaria

Numa entrevista muito especial, e exclusiva, Luís Rocha, CEO do Grupo EPOCA, sublinhou que a história da empresa é feita de conquistas geracionais que a elevaram a um patamar de excelência, combinando um legado de tradição com uma visão progressista para o futuro, onde a palavra de ordem é inovar na produção, na qualidade dos materiais e na tecnologia, tornando, ainda mais, cada projeto único e exclusivo.

Luís Rocha, José Rocha e Diogo Rocha, Administradores do Grupo EPOCA

 

 

A EPOCA é uma empresa que prosperou ao longo de várias gerações, mantendo a tradição familiar de excelência na fabricação de móveis de luxo. Pode partilhar um pouco sobre a história da empresa e destacar as principais realizações que contribuíram para o seu sucesso atual?

A EPOCA resulta da dedicação e resiliência de várias gerações da família Rocha à produção de mobiliário. Em 1947, o meu bisavô – António Rocha -, um habilidoso marceneiro, abriu o primeiro negócio de produção de cadeiras. Com um talento excecional para trabalhar a madeira, mas também uma forte ética de trabalho e um compromisso com a qualidade, trabalhou sozinho na criação de peças sob medida para clientes locais.

A atenção meticulosa aos detalhes e habilidade tornaram as suas peças conhecidas na região, pelo que à medida que a procura crescia, o seu filho – Francisco Rocha – passou a participar no negócio. Juntos, expandiram a produção e alargaram-na a todo o tipo de mobiliário.

Anos mais tarde, já em 1981, aquele que foi o fundador da EPOCA – José Rocha -, deu continuidade à produção de móveis na fábrica do pai, fazendo jus ao legado iniciado pelo seu avô.

Ao longo dos anos, superou muitos desafios, tendo em 1989, decidido fundar a EPOCA. Durante as décadas seguintes, aperfeiçoou a arte do mobiliário, até que em 1998 construiu a sua fábrica em Paços de Ferreira.

A história da EPOCA é, por isso, uma história feita de conquistas geracionais, com marcos importantes no seu percurso, dos quais destacamos a adaptação às mudanças de mercado, desde a sua criação, a EPOCA demonstrou uma notável capacidade de adequação. Durante períodos de recessão e mudanças de preferências de estilo, a empresa foi ágil em ajustar as suas ofertas, mantendo-se relevante e em crescimento constante. Paralelamente, a preservação da tradição familiar, isto porque, ao longo dos anos, a EPOCA tem mantido viva a tradição familiar de excelência e artesanato de alta qualidade. A passagem de conhecimento e habilidades de uma geração para a próxima foi um dos fatores-chave para a manutenção do padrão de excelência da empresa. A entrada na hotelaria de luxo foi um dos maiores marcos na história da EPOCA e ocorreu quando a empresa começou a produzir mobiliário de luxo para hotelaria. A conquista do projeto de renovação do Ritz Paris expandiu a internacionalização da marca, catapultando-a para ser um dos maiores players de mobiliário da indústria hoteleira de luxo a nível mundial. Outro marco importante foi a expansão global, depois do projeto do Ritz Paris, a empresa expandiu as suas operações internacionalmente, adotando uma expansão estratégica que permitiu que a marca se tornasse um sinónimo de luxo e excelência em todo o mundo. Destaco também o compromisso com a sustentabilidade, porque nos últimos anos, a empresa fez uma transição bem-sucedida para práticas mais sustentáveis, das quais salientamos a utilização de madeira de origem certificada e a adoção de processos de produção mais eficientes e ecologicamente corretos, respondendo às preocupações crescentes sobre o meio ambiente.

Hoje, a EPOCA continua a ser uma força proeminente na indústria de móveis de luxo para hotelaria, combinando um legado de tradição com uma visão progressista para o futuro. A sua dedicação à excelência e o compromisso com a sustentabilidade continuam a cativar clientes em todo o mundo, solidificando o seu lugar como uma das principais marcas de mobiliário para hotelaria.

 

“Hoje, a EPOCA continua a ser uma força proeminente na indústria de móveis de luxo para hotelaria, combinando um legado de tradição com uma visão progressista para o futuro”

 

Tendo por base a longa história desde 1947, como é que a EPOCA tem conseguido manter o equilíbrio entre a tradição e a inovação ao longo dos anos, especialmente no setor do mobiliário, que tem visto mudanças significativas em termos de design e tecnologia?

Manter o equilíbrio entre a tradição e a inovação no setor do mobiliário é de facto um enorme desafio. Para se manter na vanguarda, a EPOCA tem adotado estratégias eficazes, de forma a lidar com as mudanças. Algumas práticas comuns da empresa incluem: o respeito pela tradição e história, uma vez que a empresa tem raízes profundas na tradição e história do mobiliário e esse conhecimento é sempre incorporado na nossa produção; parcerias estratégicas, porque trabalhar com designers, arquitetos ou outros profissionais criativos externos traz uma nova perspetiva e ideias inovadoras à empresa; adoção de tecnologia avançada, dado que incorporar tecnologias modernas, como CAD (Design Assistido por Computador) permite uma abordagem mais eficaz ao design e produção de mobiliário; flexibilidade na produção, porque a capacidade de adaptar rapidamente a linha de produção para incorporar novos designs ou materiais, sem comprometer a qualidade, é um dos segredos; foco no cliente, ou seja manter um diálogo aberto com os clientes para entender as suas necessidades, permitindo que a empresa adapte os seus serviços de acordo com as mesmas, tem sido fundamental no crescimento da empresa; e gestão de mudanças eficiente, isto é a capacidade de gerir transições e mudanças dentro da empresa de forma eficaz, garantindo que a equipa esteja alinhada com os objetivos de inovação, é outra das práticas comuns na empresa.

O sucesso da EPOCA está assente nestes princípios, que obviamente são aplicados de maneira adaptável às necessidades e circunstâncias particulares de cada momento.

Com uma vasta gama de serviços, desde desenhos técnicos até assistência pós-venda, a EPOCA oferece um serviço chave na mão. Quais são os serviços específicos que contribuem para essa experiência? Como a empresa garante a satisfação dos clientes em todas as etapas do processo?

O serviço de “chave na mão” da EPOCA existe para garantir que todas as etapas necessárias para conclusão do projeto do cliente sejam realizadas com sucesso. Esse serviço está assente numa forte capacidade de gestão, que vai desde o desenvolvimento de desenhos técnicos e prototipagem, até à produção e montagem.

Para garantir a satisfação dos clientes em todas as fases, a EPOCA adota uma estratégia de comunicação transparente, com altos padrões de qualidade e o cumprimento de prazos e soluções de problemas efetivas.

A implementação destas práticas contribui para a satisfação e fidelidade dos clientes e tem permitido à empresa construir uma reputação de confiança e confiabilidade.

 

“Enquanto CEO da EPOCA, a minha liderança assenta em valores que foram nutridos de geração em geração – visão clara do negócio, integridade, respeito e comunicação transparente”

 

Na indústria do mobiliário de luxo, a atenção aos detalhes desempenha um papel fundamental. Como a empresa avalia a importância do design e lida com a procura pela perfeição e exclusividade em cada peça de mobiliário que cria?

Na indústria do mobiliário de luxo, a atenção aos detalhes é crucial para criar peças de alta qualidade e exclusivas. Na EPOCA, não abdicamos de determinados critérios de excelência como é o caso da seleção de materiais nobres e acabamentos superiores, a incidência sobre a mão de obra altamente qualificada, na qual incluímos os nossos artesãos, o controlo de qualidade rigoroso, em que cada peça é inspecionada para atender aos padrões de perfeição estabelecidos pela marca, a personalização e a exclusividade das peças que produzimos.

Todos estes aspetos são importantes, porque sabemos que as empresas que priorizam a atenção aos detalhes em cada etapa do processo de produção são as mais propensas a criar peças excecionais. E esse tem sido desde sempre o nosso maior propósito.

A EPOCA enfatiza a qualidade artesanal dos seus produtos. Que técnicas artesanais específicas são usadas na fabricação de móveis EPOCA? De que forma estas técnicas contribuem para a qualidade final?

A EPOCA enfatiza a qualidade artesanal das suas peças, porque utiliza uma variedade de técnicas tradicionais e manuais na fabricação dos seus móveis que lhe conferem um carácter único e exclusivo. O recurso à marcenaria tradicional, ao entalhe, à lustração manual, à marqueteria – uma habilidade altamente especializada que adiciona uma dimensão artística à peça -, ao trabalho de esquadria ou à aplicação de folha de ouro são exemplos do quanto a marca oferece um produto final diferenciador.

Estas técnicas artesanais contribuem significativamente para a qualidade final dos móveis, pois conferem-lhe elevada personalização, durabilidade e valor. É desta forma que a EPOCA gosta de trabalhar – sempre com um toque de distinção e autenticidade, o que nos diferencia de produtos produzidos em massa e nos torna uma escolha prioritária para clientes que valorizam a qualidade e o artesanato genuíno.

Os materiais desempenham um papel crucial no design de móveis. Quais são os tipos de materiais que a EPOCA utiliza nos seus projetos? Qual é o processo de seleção desses materiais?

A seleção de materiais na produção de móveis é um processo crucial que envolve várias considerações. Desde os requisitos funcionais e estéticos do móvel, como a sua finalidade, durabilidade e acabamentos, até à disponibilidade dos materiais e custos, todos os detalhes do projeto são avaliados.

Razão pela qual, a seleção de materiais deve ser criteriosa e adequada aos processos de fabricação, visando criar produtos que atendam às necessidades dos clientes de maneira eficaz e sustentável.

A EPOCA tem uma presença internacional abrangente. Como a empresa lida com as complexidades da produção de móveis para um público tão diversificado e multicultural, em diferentes locais do mundo? Além disso, qual é a filosofia subjacente que guia a equipa em todos os projetos, independentemente da localização ou escala do mesmo?

Para lidar com a complexidade da indústria, a EPOCA adota uma estratégia que assenta no conhecimento profundo dos mercados e na compreensão das particularidades de cada um. A empresa soube desenvolver, ao longo dos anos, uma forte flexibilidade na produção, que lhe permite atender às demandas variáveis nos diferentes mercados.

Outro fator importante é a gestão eficaz da cadeia de suprimentos e logística, que garantem a conclusão do projeto, de forma eficiente, e dentro do prazo. Independentemente da localização, a EPOCA mantém um padrão de qualidade consistente e um compromisso com práticas sustentáveis na produção.

Como líder da EPOCA, quais são os princípios e valores que norteiam a sua liderança e como esses elementos têm contribuído para o sucesso e crescimento contínuo da empresa no mercado nacional e internacional?

Enquanto CEO da EPOCA, a minha liderança assenta em valores que foram nutridos de geração em geração – visão clara do negócio, integridade, respeito e comunicação transparente. Estes princípios têm contribuído para o sucesso e crescimento contínuo da EPOCA no mercado nacional e internacional, uma vez que potenciam uma cultura organizacional forte e tomadas de decisão sólidas.

Num ambiente de negócios em constante mudança, estes são os valores que norteiam a minha liderança e que acredito que têm um impacto significativo no sucesso e crescimento contínuo. Eles estabelecem as bases para uma cultura organizacional positiva e influenciam diretamente a forma como a empresa interage com os seus colaboradores, clientes e o mercado em geral.

Atualmente, quais são os principais desafios com que a indústria do mobiliário se depara? E qual o posicionamento do Grupo face a esses desafios?

A indústria do mobiliário é altamente competitiva e enfrenta hoje um conjunto de desafios de elevada importância. Destaco as flutuações nos custos da matéria-prima, em que a variação no preço de materiais como a madeira, tecidos ou metais, pode impactar significativamente os custos de produção. Mas não só. Também as pesadas regulamentações europeias, que abrangem desde questões de segurança do produto, até requisitos de sustentabilidade, influenciam o desempenho do setor.

A transição para uma economia circular, na qual os produtos são projetados para serem recicláveis e reutilizáveis, obrigam a uma readaptação das empresas, uma vez que os consumidores estão, cada vez mais, exigentes em termos de qualidade, durabilidade, personalização e experiência de compra. Atender a todos estes desafios é essencial para cativar novos clientes e fidelizar os antigos.

Assim como a obrigatoriedade de acompanhar as tendências de inovação, nas quais destaco a integração de tecnologias como realidade aumentada, o comércio eletrónico eficiente e a implementação de sistemas de gestão de produção. Todos aspetos fundamentais para a eficiência operacional que a EPOCA desenvolve diariamente no âmbito da sua atividade.

Qual o balanço que faz do ano de 2023 e como perspetiva 2024? A longo prazo, como é que a empresa planeia continuar a inovar no design e nos materiais para criar projetos únicos?

A longo prazo, planeamos continuar a investir na personalização e customização do mobiliário, de forma a criar, cada vez mais, uma experiência única e valorizada aos nossos clientes. Aproveitar as tecnologias emergentes, como a realidade aumentada (AR), a inteligência artificial para personalização e automação de processos e a Internet das Coisas (IoT) para criação de móveis inteligentes, são também novas possibilidades de inovação a aplicar.

Creio que o importante é perceber que a inovação é um processo contínuo e dinâmico e o mais importante é estarmos dispostos a adaptar-nos, mantendo um foco constante na qualidade, funcionalidade e estética dos produtos.

You may also like...