EsoAuction: Sinónimo de sucesso e dinamismo

Patrícia Tenório é uma profissional de sucesso que, aproximadamente há oito anos, desenvolveu e criou várias empresas, respondendo a diferentes segmentos de negócio. Em entrevista à Revista Business Portugal, a empresária falou-nos do seu percurso e da ambição necessária para se ser uma empreendedora de sucesso.

 

EsoAuction

Foi em 2011 que nasceu a EsoAuction, como solução para as vendas judicias. Numa altura em que os Agentes de Execução se depararam com um crescimento abrupto de penhoras de bens, estes, começaram a apresentar algumas dificuldades no exercício da sua atividade. Foi a partir daí e, conhecendo o problema de perto, uma vez que o seu marido é Agente de Execução, que Patrícia Tenório decidiu criar a EsoAuction, uma empresa que, de uma forma geral, viria a colmatar as necessidades dos Agentes de Execução em várias vertentes da Execução, como por exemplo, na venda dos bens penhorados, como nos recorda. “Na altura, atenta às dificuldades dos agentes de execução, desenvolvi, em conjunto com uma empresa especializada, a Digisource – Serviços Informáticos Lda, uma plataforma digital que permite a divulgação e venda de todos os bens penhorados”. O portal permite, assim, aos agentes de execução a adequada publicitação e venda dos bens, para que dessa forma, os mesmos sejam vendidos de forma simples, sendo o papel da EsoAuction, a gestão da negociação entre os proponentes compradores. Paralelamente, disponibilizámos todo o apoio junto dos agentes, nomeadamente a tomada de posse de imóveis, a avaliação de património, a averiguação de moradas e a remoção, transporte de bens e armazenamento”.

A EsoAuction dispõe também de um depósito público ou equiparado onde se encontram alguns dos bens que estão à venda no portal.

Entretanto e como nos informa a empresária: “com o passar dos anos, percebi que podia evoluir na minha carreira, alargando o leque de áreas de negócio”.

É a partir daqui, e quatro anos depois, que Patrícia Tenório decide criar uma nova empresa, desta vez na vertente imobiliária.

 

EsoProperty

O ano de 2015 foi marcado com um real crescimento no investimento em imobiliário e é neste momento que, Patrícia Tenório, com a sua visão empreendedora e vontade de crescer cria a EsoProperty. “Neste momento, a compra está extremamente apetecível para quem é investidor. Conseguimos investir com margens de lucro muito boas, acima dos 25 por cento do investimento efetuado, num curto espaço de tempo. Através do nosso consultor de referência, Paulo Silva, da Remax Duplo Prestígio, conseguimos as melhores oportunidades, e temos, para estes investimentos, uma equipa de restauro preparada, de modo a potenciar a rapidez na venda do imóvel adquirido”, explica a empresária.

Numa primeira fase, a EsoProperty dedicou-se à compra de imóveis de baixo custo, remodelação e posterior venda.

Hoje, a empresa alargou o negócio investindo também em imóveis de valor médio-alto, em que alguns já se encontram com contratos de arrendamento ativo, fazendo desta forma, aumentar o crescimento no rendimento desta empresa também de grande sucesso, e para de alguma forma dar resposta a várias necessidades que vêm surgindo no mercado imobiliário em geral.

Numa vertente mais familiar, a EsoProperty dispõe também de prestação de serviços na área do restauro de bens móveis, mais uma vez para responder às várias necessidades que vão surgindo, e que a empresária se vai deparando através do contacto com o público no geral.

No entanto, comprar, restaurar e comercializar imóveis e a gestão de arrendamento são o core business da EsoProperty.

EsoReal Estate

A partir daqui, e com a proximidade com a líder de mediação em Portugal, a REMAX, a empresária em 2016, decide criar uma nova empresa, a EsoReal Estate, desta vez apostando na Ilha Terceira: “uma Ilha que faz parte de mim”, revela Patrícia com notório carinho nas suas palavras.  “Quando percebemos como o modelo funciona, começamos a pensar em mais e mais. Numa primeira fase, não tinha qualquer experiência na mediação imobiliária. Comecei por perceber o modelo de negócio porque era cliente, mas não consultora, e claro, nem dona. Tive de perceber sobre a área, estando junto das pessoas que conhecem de perto o negócio. Entretanto, formamos os colaboradores para o mercado e fomos evoluindo gradualmente”, acrescenta a empresária.

O objetivo da empresa passa por utilizar o modelo Remax, para que todos percebam que o grupo não faz só mediação imobiliária, mas trabalha e está vocacionado para as pessoas e para a satisfação dos clientes. “Este é um negócio de pessoas, que envolve emoções, mas ao mesmo tempo, temos de trazer à realidade tanto proprietários, como compradores. O nosso intuito é aconselhar o cliente com as melhores opções, mesmo quando o valor do imóvel está desajustado. As lojas Remax são de gestão independente e aqui estudamos os clientes ao milímetro. Conseguimos ser diferentes e mostrar aos potenciais clientes que podem confiar no nosso trabalho. Isso é resultado tanto da promoção, como da forma como tratamos cada cliente e cada imóvel que está a nosso cargo. Acabei por abraçar este negócio porque além de ser rentável, permite-me dar aso àquilo que gosto, à partilha de conhecimentos”, completa.

 

Aposta no turismo

São cada vez mais os estrangeiros que procuram Portugal para passar férias e igualmente para investir no mercado imobiliário. Nesse âmbito, Patrícia Tenório decidiu enveredar pela área do alojamento local e arrendamento – Vera Cruz – uma marca registada da EsoProperty. “Está para breve a abertura de dois apartamentos de alojamento local, em Odivelas, e encontra-se neste momento em fase de construção uma Guest House de charme, na Ilha Terceira, que deverá estar a funcionar em maio do próximo ano”, revela a empresária, acrescentando: “continuamos a manter o core business do grupo, mas sempre com atenção às mutações do mercado. Desse modo, claro que o crescimento do turismo no país e a requalificação dos imóveis para alojamento local era um dos passos que pretendíamos conquistar, ainda que fora da capital, visto que as licenças para Alojamento Local para o centro da cidade foram abolidas”.

Cada vez mais, a Ilha Terceira é um destino procurado a nível turístico, por visitantes de todo o mundo, o que reflete o crescimento na procura de imóveis e a aposta da empresária nesta localização geográfica.

No futuro, o objetivo passará por apostar igualmente numa empresa de rent-a-car, que surgirá como complemento aos outros negócios.

 

A liderança no feminino

À pergunta “Como é que tem tempo para todos estes negócios?”, Patrícia Tenório responde com naturalidade: “consigo tudo isto porque idealizo e invisto no modelo de negócio e rodeio-me de pessoas responsáveis, que conseguem atingir e responder ao grau de exigência que estabeleço. Esta é a minha filosofia de vida, rodear-me de pessoas determinadas a quem possa delegar. Só assim consigo gerir de forma próxima, embora muitas vezes não estando presente fisicamente, liderando uma equipa de sucesso, que funciona independentemente da minha presença. Aqui as pessoas gostam do que fazem e são premiadas e exaltadas conforme as competências que às mesmas são atribuídas”.

Relativamente ao facto de ser uma empresária de sucesso, Patrícia Tenório destaca o seu percurso até chegar a este patamar, e as dificuldades em sobressair num mundo liderado por homens, ainda antes de constituir as suas próprias empresas. Com formação em Matemática Aplicada, foi como Técnica de Administração Tributária Adjunta na Direção Geral dos Impostos que iniciou a sua carreira. “Quando comecei a minha carreira profissional só existia, no meu serviço de finanças, uma mulher a liderar um dos departamentos e quando decidi sair pouco havia mudado. Por outro lado, senti que não existia qualquer progressão na carreira, que seria uma simples funcionária e decidi partir para voos mais altos e desafiar-me a nível pessoal. Há muito tempo que a mulher tem um papel ativo, no entanto precisa de se afirmar definitivamente. A nossa intuição e a diferente forma como vemos as coisas, facilitam as relações humanas. As mulheres, não sendo iguais aos homens, conseguem adaptar-se facilmente a ambientes e equipas diferentes, num curto espaço de tempo”, remata a empresária.

Para os jovens, Patrícia Tenório deixa ainda um conselho. “como empreendedora, reconheço que a ambição é a chave. Por vezes, nem tanto passando pela inovação e na criação de novos modelos de negócio, mas sim pegar no que já existe e tentar de alguma forma mudar, e aí sim inovar de forma a dar uma melhor resposta às necessidades. É este o meu foco e o que tem sido a minha fórmula de sucesso”.

 

Um Futuro Promissor

Com uma visão claramente empreendedora, Patrícia Tenório conseguiu num curto espaço de tempo, criar um grupo de sucesso a nível nacional. Rodeada de uma equipa especializada e competente, a empresária sente que a confiança e a força da equipa são o motor para a conquista constante e em crescendo de excelentes resultados. “Quando somos empresários e temos muitas empresas a nosso cargo, é fundamental ter uma equipa coesa e responsável, que consiga dar conta do recado”, completa Patrícia Tenório.

Em apenas oito anos, a  nossa interlocutora enveredou por várias áreas de negócio estando para breve a centralização de  todas as empresas numa só sede, uma nova loja situada na Quinta do Almirante, em Loures.

No que à EsoReal Estate diz respeito, a nossa entrevistada está a apostar na promoção e divulgação para dar a conhecer o trabalho desenvolvido pela empresa na área da mediação imobiliária, mercado que está em franco crescimento. “Em junho de 2018 completou dois anos que assinei o contrato de franchising com a Remax para abrir a loja na Ilha Terceira, e em outubro assinei novo contrato para abertura de mais uma loja do grupo na Ilha do Pico”, acrescenta.

Na vertente do turismo, a empresária fala sobre a abertura, ainda este ano, de dois alojamentos locais em Odivelas, mais propriamente, um apartamento T1 e um apartamento T3.

“Quanto à Guest House na Ilha Terceira ainda não posso adiantar muito, mas será, sem dúvida, um projeto inovador e diferente para a região. Neste âmbito, a rent-a-car servirá para complementar estas diferentes áreas de atividade”, realça.

Relativamente à EsoAuction, esta é uma empresa que sempre manterá o foco na sua atividade principal, com a perspetiva que no futuro será um apoio para as outras empresas do grupo.

Do ponto de vista económico-financeiro, a empresária destaca a boa performance económica alcançada pelas diferentes empresas, que conseguiram atingir o objetivo pessoal de faturação estabelecido.

Mensagem de Natal

O Natal é a época do ano que Patrícia Tenório mais gosta, devido à envolvência emocional.  “É uma celebração da família, as pessoas estão mais próximas e sentimos o verdadeiro calor. Adoro esta época. Por isso, desejo a todos os leitores, equipa e aos nossos clientes um Feliz Natal”, conclui.

You may also like...