Empresas mais inteligentes, vidas mais felizes

Ao longo dos anos, a SoftFinança tem estado envolvida em projetos que marcaram a história das empresas na forma como estas se souberam adaptar e reinventar. São 30 anos a auxiliar organizações a pensar e a pôr em prática estratégias de transformação digital no âmbito de soluções de segurança e partilha de informação sensível, pagamentos móveis, monitorização e controlo, e self-service, um trabalho apresentado e reconhecido por Luís Teodoro, Administrador.

São 30 anos marcados pela transformação digital da sociedade?

Desenvolvemos soluções para clientes que estão no sector financeiro e que acabam por se relacionar com a generalidade da população. Quando disponibilizamos soluções de self-service, como os quiosques, os ATM ou as soluções de homebanking e mobile payments, acabamos por, indiretamente, contribuir na sociedade para aumentar a adoção das ferramentas da transformação digital.

Os desafios, hoje, são diferentes de há 30 anos, pela dinâmica da sociedade: não havia internet e o ritmo de evolução era completamente diferente do que temos hoje em dia. Portanto, temos um conjunto de solicitações e referências sobre este modelo de evolução, que são muito mais dinâmicos e exigentes do que o eram, ainda que, nessa altura tivessem a atratividade da novidade dos conceitos que estão na génese da transformação digital e que, hoje, apenas os adotamos e desenvolvemos com mais detalhe, novas funcionalidades, mas sob os mesmos paradigmas que se fizeram a transformação digital.

O relacionamento com parceiros e a disponibilidade para informar, faz de vós um referencial de confiança?

Todos os nossos clientes acabam por ter uma relação duradoura connosco, quando nos envolvemos num projeto que depois se vai alargando a outros focos de parceria. Desta forma, acaba por ser uma relação de longo prazo, o que nos ajuda a passar ao cliente os benefícios de uma organização como a SoftFinança, que tem uma estrutura organizada, com uma área de investigação e de desenvolvimento, que tenta antecipar o seu pedido ou conhecer as tendências do mercado para, em conjunto, escolher o caminho a traçar. Nesse modelo, não temos lapsos de tempo muito grandes entre a identificação da necessidade do cliente e a oferta de solução. Isso tem sido uma das razões de sucesso da SoftFinança, um know-how que acumulamos nestes 30 anos, nas diferentes áreas onde nos movemos. Temos hoje um conhecimento bastante profundo, por exemplo, no sector financeiro, que nos permite falar a linguagem cliente e perceber as preocupações e dinâmicas do mesmo e ao mesmo tempo, a posicionarmo-nos no lado da solução.

O investimento em tecnologia e em novas soluções resulta em eficiência e numa posição mais competitiva no mercado. A estratégia central da SoftFinança tem passado pela transformação dos processos e criação de produtos mais eficientes?

Com o nosso know-how conseguimos estar despertos para inovar ou absorver inovação e transformá-la em produtos que entregamos aos nossos clientes. Termos dentro das nossas equipas uma área de research, que está constantemente a tentar entender estas dinâmicas do mercado, que nos permite ser inovadores do ponto de vista das ferramentas tecnológicas, como também dos conceitos.

Quando falamos em transformação digital, não nos cingimos apenas ao incremento de tecnologia, é também essencial perceber as vantagens e os limites da sua utilização?

Os sectores onde atuamos, valorizam muito a sua notoriedade e reconhecimento do mercado. Portanto, são clientes que gostam de ter inovação, mas com um grau de segurança muito grande. Isso faz com que, felizmente para nós, não tenhamos de estar sempre no limiar de risco e com soluções suficientemente amadurecidas. Os nossos clientes também fazem eles próprios o seu searching e que nos leva a uma partilha de pontos de vista, mas por outro lado, esses mesmos clientes que trazem valor acrescentado, não querem correr riscos ao disponibilizar serviços que depois não surtam o efeito desejado e possam defraudar a relação de confiança. Permite-nos ter o compasso de tempo necessário para oferecermos produtos de muita qualidade e de grande reconhecimento.

Num mercado tão competitivo, para além das mudanças implementadas nos modelos de negócios e produtos/serviços oferecidos, é preciso uma equipa qualificada e capaz de apoiar a organização nesta transição?

Termos uma equipa grande e multidisciplinar que nos permite dar respostas em tempo útil. Tudo o que produzimos é concebido internamente e o facto de não dependermos de terceiros, faz com que tenhamos essa versatilidade. Ao longo destes anos, a equipa cresceu e embora com algumas mudanças, há uma linha que mantém evidente esta multidisciplinariedade, reconhecimento e preservação do valor da equipa que nos vai dando a capacidade de know-how nas várias vertentes.

A Covid-19 veio redobrar a necessidade das organizações se adaptarem à transformação digital. que deve ser acompanhada por uma estratégia sólida e uma equipa de excelência?

Não temos nada que tenhamos inventado ou produzido por causa da Covid-19. Para a sociedade teve vários aspetos negativos e positivos, veio tornar a utilização das ferramentas digitais muito mais massificadas e algumas pessoas que eram relutantes, por diversas razões, algumas delas até por uma questão de proximidade a outros meios alternativos, privadas no seu modus operadis normal e vendo-se circunscritas em casa ou ambientes mais restritos, encontraram no mundo digital as ferramentas para poder continuar a utilizar, no seu dia a dia, uma série de soluções. Isso, foi o acelerador das nossas soluções. Há mais gente a utilizar o homebanking, o e-commerce, soluções app mobile, deixamos de ter as pessoas às portas dos estabelecimentos sem pré-marcação. Tudo o que seja gestão e acompanhamento ganhou uma preponderância muito maior, que obviamente teve impacto nas nossas soluções.

O sucesso não é sempre garantido, dá muito trabalho, mas continuamos muito otimistas e crentes de que continuamos a trabalhar para ter sucesso que resulta de um trabalho conjunto que a equipa da SoftFinança desenvolve.

You may also like...