“Defesa pelo rigor, transparência e melhoria”

O Dia Mundial da Alimentação, que se celebra anualmente a 16 de outubro, foi o mote para a conversa com o Engenheiro Nelson Simas, CEO do Grupo Protection, que destacou o contributo que a organização tem dado para a promoção da segurança alimentar e qualidade da indústria alimentícia. De resto, a empresa mantém um alto padrão de excelência nos seus serviços e continua a inovar num setor tão dinâmico quanto a segurança alimentar, mantendo a defesa pelo rigor, transparência e melhoria.

Nelson Simas, CEO

Como é que o Grupo Protection em Ponta Delgada, Açores, tem contribuído para a promoção da segurança alimentar e qualidade na indústria alimentícia local? E quais são os principais desafios que a empresa enfrenta ao longo dos anos?

Todo o trabalho realizado no Grupo Protection tem como objetivo final a satisfação das exigências do cliente e o cumprimento dos requisitos legais, procurando-se, para isso, que todos os intervenientes o realizem com o máximo rigor, de forma a atingir o nível de qualidade desejado. Os desafios colocam-se ao nível das ferramentas utilizadas aquando da sensibilização do operador económico, no sentido de lhe apoiar de forma correta, clara e consistente.

Sendo classificada entre as Top 5% das PMEs Melhores de Portugal, como é que o Grupo Protection mantém um alto padrão de excelência nos seus serviços e continua a inovar num setor tão dinâmico quanto a segurança alimentar? Quais são os principais valores e princípios que orientam a empresa nesse sentido?

Mantendo a defesa pelo rigor, transparência e melhoria. Essa mesma far-se-á de forma consistente.

Como é que a inclusão de serviços de arquitetura se encaixa na estratégia geral do Grupo Protection? Como é que essa expansão de serviços impactou a capacidade da empresa de corresponder às necessidades crescentes dos clientes na área da segurança alimentar?

O cliente, numa segunda fase, tende a inovar e, como parceiros, defendemos o crescimento do mesmo. Criar novas zonas, ampliações, remodelações são sinónimos dessa relação. Protegemos novamente o cliente não só com a legalidade, bem como com a funcionalidade. Quando se projeta uma indústria está-se a assumir uma grande responsabilidade.

À luz das múltiplas áreas de atuação do Grupo Protection, como é que a empresa aborda as crescentes preocupações com a sustentabilidade na produção de alimentos e como é que isso se relaciona com a conscientização global promovida pelo Dia Mundial da Alimentação?

Globalmente, o critério “preço” tende a impor-se. Contudo, existe uma preocupação associada à compra com retorno para a saúde, ou seja, tida como um investimento. A leitura da rotulagem, o comprar local, a informação sobre a origem, entre outros, são sinónimos da literacia existente. Não obstante à subida de preços, o cliente tende a comprar com mais critério e fá-lo procurando produtos mais locais.

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