Bárbara Monteiro, Fundadora da EasyRelocation, transformou os desafios da imigração em propósito: ajudar outros a recomeçar em Portugal com leveza, apoio e total dedicação.
De que modo a sua experiência pessoal em Londres influenciou a sua visão empreendedora e a criação da Easyrelocation?
Londres foi uma cidade que me deixou crescer muito a nível pessoal e profissional. A minha ida foi uma decisão instintiva, até um pouco precipitada sendo eu tão jovem na altura e sem qualquer rede de apoio lá. Não dominava a língua e temi “perder-me” pelo caminho, não encontrando casa, amigos ou trabalho, mas felizmente não deixei que esse medo interferisse na decisão de avançar, confio muito nos meus instintos e algo me dizia que era um desafio vital para me tornar a mulher que desejava ser. Sendo uma cidade tão multicultural e cheia de vida despertou-me a curiosidade em muitos aspetos dos processos de migrações e integração de pessoas que chegam de tão longe à procura de uma vida mais estável e com mais condições de vida. Tudo tem um preço, romantizamos muito a imigração, pensando que é um processo simples e que se vive muito bem, mas a verdade é que isso é possível mas advém de muito esforço e até altruísmo pessoal pois chegamos à conclusão rapidamente que vamos ter de abrir mão de muita coisa até estarmos consolidados e ajustados ao novo país, muitos sacrifícios foram necessários nos primeiros anos mas todos valem imenso a pena.
Criar as bases da nossa personalidade e como encaramos o mundo passando por provações, a meu ver são fundamentais para construir algo sólido e saber mantê-lo.

Durante o seu percurso, qual foi o momento decisivo que confirmou que estava no caminho certo como empresária?
Sem sombra de dúvidas é saber que posso ir buscar os meus filhos à escola e estar presente para mim mesma e para a minha família.
Sempre senti que desejava ser mãe e empreendedora (e tantas outras coisas), e não queria abdicar de nenhum dos dois e aí entra muitas vezes o desafio de saber equilibrar os dois mundos, o pessoal e profissional.
Em 2020, decidimos deixar a cidade e mudámo-nos para o campo, mais um sonho realizado de viver em uma casa de madeira rodeada de montanhas, ter animais, uma horta e até um trator para lavrar a terra, oliveiras suficientes que nos oferecem azeitona para produzir o nosso azeite e ver as crianças a correrem descalças a aprenderem competências físicas e emocionais tão vitais para o seu desenvolvimento e felicidade.
Tenho várias reuniões por dia (zoom), trabalho muito e maior parte das vezes sem horários definidos mas nos intervalos tenho tempo para os meus filhos, a minha Quinta, o meu companheiro Tiago que também faz parte da equipa Easyrelocation e que tanto me apoia neste e em todos os desafios, este tempo de qualidade só é possível devido a ter escolhido esta carreira e focar-me continuamente no que realmente interessa.
De que forma a Easyrelocation se distingue no mercado?
Estar feliz e realizada é uma mais-valia para os meus clientes, pois sentem essa vibração e disponibilidade para eles.
A Easyrelocation não é apenas o meu trabalho, nem uma empresa, é sim uma continuação do meu propósito, que é ajudar os outros no seu caminho para a leveza e felicidade durante a mudança para Portugal, este país que tanto amo e admiro. Tenho uma relação próxima com todos os meus clientes, criam-se laços incríveis que vão para além dos serviços prestados, quando estamos realmente disponíveis para escutar e entender o outro, daí eu oferecer gratuitamente uma reunião com qualquer pessoa que mostre interesse nos nossos serviços, sinto que isso faz toda a diferença na escolha final.
Cada pessoa tem a sua história, o seu percurso e objetivos diferentes, portanto este contato inicial ajuda-me a perceber exatamente isso e a formular um plano totalmente personalizado para os encaminhar e apoiar durante todo o processo de mudança de país que pode ser extremamente stressante se não tiverem uma boa rede de apoio.