Confeitaria Moura: 127 anos de doces ancestrais
Há 127 anos que a Pastelaria e Confeitaria Moura se afirma como doçaria de excelência na zona norte. Os Jesuítas são os reis da casa, ou melhor dizendo, das casas, uma vez que abriu recentemente o quarto espaço da marca, na renovada praça de alimentação do NorteShopping.
A Pastelaria e Confeitaria Moura é um ícone da doçaria do Norte. Apesar de produzir uma enorme variedade de iguarias de receita ancestral, são os Jesuítas os reis da casa. A eles juntam-se doces como limonetes, éclairs e pivetes que também fazem maravilhas ao paladar.
Foi em 1892 que abriu a primeira loja, em Santo Tirso. 127 anos depois, a receita artesanal está ainda “fechada a sete chaves” e mantém-se na mesma família há quatro gerações, sendo que há já uma quinta “de mãos na massa”.
E porque a qualidade é uma das principais atenções da Pastelaria e Confeitaria Moura, à autenticidade do fabrico agrega-se uma seleção criteriosa da matéria-prima e um ritmo bem controlado do tempo de produção, para que desde o início ao fim deste processo, tudo esteja perfeitamente alinhado. A casa é conhecida por não guardar qualquer produto nos congeladores, a prática na Moura é vender e esgotar tudo o que nesse dia se fabricou.
Todos os bolos e doces são feitos artesanalmente e por encomenda, o que dá uma variedade enorme de formas e tamanhos, adaptáveis a quase todos os desejos dos clientes. A isto agrega-se a enorme seleção de bolos para ocasiões especiais, sejam casamentos, aniversários, ou até mesmo datas festivas, como por exemplo a que se aproxima, o Natal.
4 casas de sucesso
A primeira casa nasceu, então, há 127 anos, em Santo Tirso, e manteve, ao longo do tempo, o requinte e a produção própria característica da casa Moura.
A expansão deste mundo de doçarias acabou por acontecer com a abertura do primeiro quiosque de vendas e promoção da marca. Foi num dos mais característicos mercados do Porto, o Mercado do Bom Sucesso, em 2012, que então se criou este importante ponto de venda e local ideal levantar as encomendas.
Se com este segundo local, as pessoas deixaram de ter de se deslocar à casa-mãe, em Santo Tirso, para comer as iguarias, e porque o crescimento foi sendo cada vez mais notório, a empresa centenária apostou numa loja no centro do Porto, entre a Câmara Municipal do Porto e a Praça de D. João I. Aqui introduziram-se algumas novidades, em termos de opções para pequeno-almoço e almoço, mas sem perder toda a oferta de iguarias de receita ancestral. Foi também nesta loja que as doçarias se abriram a um público cada vez mais internacional, até porque se trata de uma das zonas mais turísticas do Porto.
Por último, mas, obviamente, não menos importante, a Pastelaria e Confeitaria Moura chegou, em agosto do presente ano, a uma grande superfície comercial: o NorteShopping. Na nova e ampliada praça da alimentação do centro comercial, abriu um quiosque Moura, para que as iguarias centenárias possam chegar, diariamente, a cada vez mais pessoas, desde os mais jovens aos, tais como a Moura, mais experientes e tradicionais.