Casa do Bolinhol / Confeitaria Kibom: A verdadeira tradição

Em plena época natalícia, propícia a doçarias, falamos da Casa do Bolinhol/ Confeitaria Kibom, que fabrica, comercializa e distribui produtos de confeitaria tradicional. Fátima Ferreira Salgado, que assumiu o negócio familiar, dá a conhecer, através da Revista Business Portugal, a origem desta casa e a verdadeira história do Bolinhol, ex-líbris de Vizela e vencedor das 7 Maravilhas Doces de Portugal.

É no seio da família Ferreira que Portugal vê nascer uma das suas maravilhas: O Bolinhol – pão de ló coberto de Vizela. Foi Joaquina P. Ferreira da Silva (1874-1922) quem criou este doce que, como forma de o proteger para as festas e romarias que frequentava, decidiu envolvê-lo em linhol, um tecido de algodão semelhante ao linho. Nasceu o Bolinhol de Vizela, em formato retangular, primorosamente coberto com calda de açúcar, de tamanho inferior ao pão de ló tradicional.
Mais tarde, a filha de Joaquina – Albina – e o seu marido – Joaquim –, transportaram a iguaria para a Casa do Pão de Ló Delícia, que inauguraram em 1922. Maria da Conceição da Silva Ferreira, filha mais velha do casal e mãe de Fátima Ferreira Salgado, aprendeu a sua profissão no seio da família e, enquanto emigrante no Brasil, percebeu que o seu futuro estaria, inexoravelmente, ligado ao fabrico de doçaria, devido ao sucesso que sentiu ao divulgar o sabor do Bolinhol pelo Rio de Janeiro. Quem provava o bolo regional de Vizela não conseguia esconder o agrado e as palavras “qui bom” seguiam-se a cada dentada. Passados alguns anos do seu regresso a Portugal e 100 anos após o nascimento da autora do Bolinhol, Maria da Conceição inaugura a Confeitaria Kibom, em 1974.
A origem da pastelaria sempre teve uma raiz profunda no seu produto principal, cuja receita tem vindo a ser passada de geração em geração, estando agora a cargo de Fátima Ferreira Salgado. Dos cinco filhos de Maria da Conceição foi Fátima quem assumiu o negócio, mantendo, até hoje, o objetivo de divulgar o Bolinhol, bem como outras receitas familiares. Movida pelo seu espírito escutista do “sempre alerta”, que representa o esforço, determinação, os sacrifícios vários, mas também o prazer de bem servir, promete continuar a defender religiosamente a história da família, o respeito pelo bem fazer tradicional e o manter a qualidade inquestionável da marca Kibom.

Uma Maravilha de Portugal: Pão de Ló de Vizela – Kibom
O Bolinhol de Vizela continua a surpreender. Fiel aos sabores de origem e cuidadosamente confecionado com os melhores ingredientes, é um cartão de visita da região. Quem o saboreia na Casa do Bolinhol/ Confeitaria Kibom não fica indiferente e, prova disso, são os vários prémios já ganhos, como o primeiro lugar no Concurso Nacional de Gastronomia de 2002, na categoria de sobremesas, ou a mais recente distinção nas 7 Maravilhas Doces de Portugal.


Mas, para esclarecer qualquer dúvida e adoçar o palato, o melhor mesmo é rumar até ao número 431 da Rua Dr. Abílio Torres e comer para crer. Relaxe, desfrute e confira também a veracidade histórica desta casa, fielmente documentada: “Bisavó Joaquina”, Albina e Joaquim, Maria da Conceição… Mais de 100 anos de fidelidade aos sabores de tradição, revividos em pleno, nos dias de hoje, por Fátima Ferreira Salgado.

You may also like...