Como gerir os negócios e a sua vida a longo prazo
Especialmente, mas não só, para pessoas casadas ou com filhos, os negócios são por vezes são geracionais e podem passar para a próxima geração se for um negócio bem estruturado e cuidado.
Por isso, é importante conseguir entender o fluxo de um negócio de gerações e tomar precauções financeiras para poder garantir aos seus descendentes o melhor que a vida tem para lhe dar a si, mas também aos outros.
Pensar nos negócios e na vida com um sentido geracional acaba por ser algo que muita gente não faz, e que pensa apenas mo momento. Considerando isso, é necessário analisar esta perspetiva pois poderá ser necessário mudar alguns hábitos para pensar no futuro da sua família a longo prazo.
Use a Segurança Social Direta
Usar a Segurança Social Direta permite-lhe fazer várias consultas como a sua reforma estimada, os anos que ainda lhe faltam para descontar, calcular a pensão de viuvez, entre outros serviços. Desta forma poderá ter uma posição integrada e uma visão do seu futuro a todos os níveis, com um sistema de fácil consulta e intuitivo.
Poderá aproveitar o mesmo portal para confirmar se todos os descontos estão a ser feitos corretamente e qualquer outra informação relativa à Segurança Social.
Crie uma conta poupança reforma
Uma conta poupança reforma, ou outro ativo financeiro do género, é um sinal de que podemos pensar no futuro sem nos preocuparmos muito com isso agora. Isto porque uma conta poupança pode um valor mensal de 20,00€ ou algo pequeno que não lhe fará falta no dia a dia, mas quando chegar à idade da reforma poderá precisar de ter esse valor disponível. Ao pedir ao seu banco que “guarde” esse dinheiro está a criar a expetativa de o poder usar quando mais precisar, como por exemplo em saúde, ou despesas imprevistas que possa vir a ter. Poderá consultar a sua sucursal para obter aconselhamento personalizado sobre a melhor conta poupança reforma para si.
Crie um seguro de vida
Um seguro de vida é um capital disponibilizado em caso de morte, acidente, dependência, doença grave e outras opções, que paga de forma regular e que lhe permite colocar uma tranquilidade em si e à sua família.
Com um seguro de vida, acaba por se proteger no caso das doenças graves ou no caso de ficar por algum motivo dependente, mas consegue também colocar uma salvaguarda nos seus descendentes sobre a forma como eles podem gerir o seu futuro disponibilizando um capital em caso de morte aos mesmos.
Adicione mais um sócio à sua empresa
Se tem filhos menores ou maiores, é tempo de os adicionar como sócios da sua empresa, ainda que com uma pequena quota. Isto porque os filhos menores de 16 anos devem ser representados pelos pais, mas ao serem sócios de uma empresa mantém o futuro assegurado, além da descendência, através de uma quota na empresa.
Para além disso, nas empresas unipessoais, onde tem de constar “Nome da Empresa Unipessoal, Lda.” poderá ser removido o “Unipessoal”, dando um aspeto mais profissional ao nome da empresa.