Com a aceleração da digitalização, como pode a tecnologia ajudar na gestão das empresas?

Se a digitalização da nossa vida quotidiana era um facto mais ou menos assente, nada nem ninguém estava preparado para a revolução que aí viria. Teletrabalho, aulas e compras on-line tornaram-se tão naturais como beber água e revelaram a face de um futuro que todos julgávamos estar mais longe.

Se as aulas on-line são apenas um penso rápido à espera que a ferida deixada pela Covid-19 feche, o teletrabalho e o e-commerce adquirem outra profundidade e bem se pode afirmar que, com algumas afinações, serão uma realidade cada vez mais presente no nosso dia-a-dia.

Ora, como acontece em qualquer mudança de paradigma, esta aceleração da digitalização impõe desafios às pessoas e organizações, em especial às empresas, mas será que estas estão a saber adaptar-se? De que forma a tecnologia pode ajudar a gestão das empresas? São perguntas a que vamos tentar dar resposta nos parágrafos seguintes.

Um estudo da Mckinsey refere que, em apenas dois meses, alcançou-se o progresso digital esperado para cinco anos. Uma inevitabilidade, face ao contexto em que vivemos, mas também uma oportunidade, uma oportunidade de as empresas tirarem “coelhos da cartola” ou, mais prosaicamente, adotarem estratégias criativas para a alavancagem tecnológica dos seus processos e recursos humanos.

Teletrabalho e Soluções Cloud

O teletrabalho, por exemplo, colocou uma grande pressão sobre as organizações, afinal de contas, como é que as empresas iriam garantir a continuidade do trabalho em condições remotas? A resposta surgiu com o desenvolvimento de sistemas fáceis, intuitivos, acessíveis a qualquer hora e em qualquer local como é o caso das soluções cloud do ISQe, empresa portuguesa líder no desenvolvimento e implementação de soluções de gestão do talento e capital humano.

Estas soluções cloud têm uma implementação rápida e automatizam os processos da gestão do ciclo de vida do trabalhador na empresa desde o recrutamento, formação e-learning e avaliação de desempenho e podem ser adaptadas a empresas de qualquer ramo de atividade facilitando a gestão dos seus recursos humanos.

Sensivelmente a meio do ano passado, e ainda no campo dos recursos humanos, uma outra empresa portuguesa decidiu facilitar a vida às empresas com o desenvolvimento de uma aplicação que, entre outras coisas, picar o ponto, assinar contratos ou até solicitar baixas médicas através do smartphone.

A aplicação de recursos humanos Factorial, é este o seu nome, dá ainda a possibilidade dos gestores poderem controlar os horários e turnos de funcionários em regime de teletrabalho, notificar os colaboradores de cada vez que um documento (recibo de vencimento, por exemplo) for carregado no sistema e controlar os custos com despesas associadas a viagens de negócios ou reuniões externas dado que as respetivas faturas podem ser carregadas diretamente na plataforma.

Para que uma empresa possa dispor destes recursos, é necessário apenas registar o funcionário no software Factorial da empresa e que o funcionário descarregue a versão mobile do software para o smartphone.

Soluções Tecnológicas Financeiras

A tecnologia não está apenas a ajudar as empresas a digitalizarem a sua área de recursos humanos. No campo financeiro, instituições como o Unibanco estão a fazer a trabalhar no desenvolvimento de soluções que não só ajudem as empresas a financiarem-se, como gerimos os seus pagamentos de forma mais eficaz com toda a simplicidade e mobilidade que o online garante.

A frase “feito para empresários, por empresários” que nos acolhe na página de soluções Business do Unibanco é o mote para a apresentação de uma app que, ao fazer a ponte mobile entre negócios e o cartão de crédito para empresa online, permite a uma empresa centralizar a gestão dos seus pagamentos, sejam presenciais ou online, efetuar o pagamento de licenças de software e investimento publicitário, pagamentos ao Estado, serviços e telecomunicações, levantamentos em todo o Mundo, associação ao pagamento de Via Verde e transferências MB Way.

Para além destas funcionalidades, a app Unibanco dá à organização a oportunidade de fazer a gestão de todos os cartões de crédito dos seus colaboradores numa única plataforma, consultar os gastos por categoria e por sector de atividade, limitar plafonds e ainda criar o seu próprio histórico. Os colaboradores não ficam, contudo, cegos em relação a todo o processo, uma vez que também podem usufruir da app e consultarem todos os seus movimentos. A empresa poderá ainda integrar todas as despesas, movimentos ou informação transacional com os seus softwares de gestão (SAP, PHC, Primavera, entre outros).

Estes são alguns exemplos de como a tecnologia está a ajudar a resolver os problemas decorrentes de um processo de digitalização tão brusco quanto desafiante como aquele que pessoas e empresas enfrentam.

Se é certo que existem muitas arestas a limar na otimização de processos, comunicação e gestão humana e financeira das empresas, a tecnologia está a permitir o desboroar das tradicionais filosofias empresariais estáticas em que muitos negócios assentavam tornando-os mais leves, flexíveis e, sobretudo, competitivos.

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