Brasfone: “A transformação digital começa nas pessoas”

Fábio Igor, CEO e Diretor Comercial

A Brasfone nasceu há 16 anos, quando os telemóveis estavam a conquistar o seu espaço junto da população. Representante da Telecel, atual Vodafone, no Algarve, a Brasfone iniciou o negócio das telecomunicações no mercado de consumo, mas atualmente, para além das três lojas Vodafone (consumo) está dedicada à consultoria de comunicações empresariais e à transformação digital das empresas. Mais recentemente, o grupo Brasfone apostou também nas áreas de hotelaria e turismo, com vista a diversificar as áreas de investimento. A Revista Business Portugal esteve à conversa com Fábio Igor, CEO e Diretor Comercial da empresa, sobre a aposta na área digital e o futuro do grupo Brasfone.

A loja de S. Brás de Alportel foi a primeira loja da Brasfone dedicada ao consumidor final: “o objetivo era vender telemóveis, numa altura em que ainda nem se sabia bem se esta tecnologia iria vingar”.

Nos quatro anos que se seguiram, a Brasfone cresceu e abriu lojas em Almancil, Albufeira, Quarteira, Loulé, uma loja sazonal em Armação de Pêra e, inclusivamente, expandiu a sua influência para fora do Algarve, com uma loja em Santarém. “A meio deste percurso de expansão e crescimento, alargámos o nosso serviço à área empresarial e passámos a contar com um equipa de consultores que trabalhava em exclusivo com os nossos clientes empresariais, com o objetivo de acompanhar os seus negócios, identificar as necessidades de comunicação existentes nas empresas e propor uma solução para o problema”. Para acrescentar mais-valia ao serviço prestado, a Brasfone apostou também em soluções tecnológicas, para além das de comunicação, para facilitar a vida burocrática, logística e organizacional das empresas suas clientes.

A transformação digital começa nas pessoas

Fábio Igor pretende desmistificar a imagem de dificuldade e de grande investimento que surge quando se fala em transformação digital. “O processo de transformação digital é algo simples – passa por transformar processos que eram manuais em processos automatizados, que poupam trabalho às pessoas, mas que precisam delas para funcionar”.

A automatização de diversas tarefas dentro das empresas, nomeadamente nas áreas da logística, vendas, dos recursos humanos, marketing e vendas online ainda é alvo de muita resistência por parte das pessoas. “Muitas ainda não vêem qualquer utilidade em aderir o processo de transformação digital, mas a verdade é que, se nos próximos cinco anos, as empresas não se digitalizarem, podem ficar mesmo fora do mercado. Basta ver que, enquanto um ser humano envia cerca de 50 emails por dia, uma plataforma/software que faça esse trabalho pode enviar mil ou mais”.

O grande desafio é mudar a mentalidade de quem está à frente da empresa, pois muitos líderes empresariais não reconhecem ainda a importância destas tecnologias: “a transformação digital começa na transformação pessoal. Tem de ser as pessoas a dar o primeiro passo e sair da sua zona de conforto! É importante realçar que a Brasfone disponibiliza um site próprio, sobre transformação digital, que permite aos empresários fazer um pré-diagnóstico do seu índice digital e obter recomendações para impulsionar o seu negócio”. Fábio Igor garante que, dependendo do tamanho da empresa e da sua logística, fazer a transformação digital pode implicar apenas o uso de mais uma solução, cujo valor é residual e permite à empresa continuar a evoluir: “sem a transformação digital, uma empresa não sobrevive mais do que os cinco próximos anos, porque tudo se passará, daí em diante, a um nível digital”.

A área empresarial e de consultoria em comunicações e transformação digital é, neste momento, a área de atuação por excelência da Brasfone e, para isso, a empresa conta com uma equipa de consultores em constante formação. “Os nossos consultores estão a par das últimas tecnologias, que já vai muito mais além do que apenas soluções de comunicações. Além disso, prezamos a ambição e a capacidade de aceitar desafios e adoramos ver crescer profissionalmente os nossos colaboradores. Tenho a melhor equipa do mundo. Sei disso e eles também”.

 

A aposta no turismo e na hotelaria

Após a crise de 2008, durante a qual o grupo Brasfone foi obrigado a reestruturar-se, a empresa apostou também na área do turismo e da hotelaria, para garantir a diversidade de investimentos: “foi assim que nasceu o Wax Resto-Bar e, posteriormente, o Wax Hostel. A aposta mais recente prende-se com uma loja de aluguer de bicicletas – a MTB Algarve -, que aluga todo o tipo de bicicletas, incluindo de downhill”.

“O grupo Brasfone já teve muitas lojas, mas com o consumidor cada vez mais online reduzimos para três – Almancil, Quarteira e Loulé -, onde desenvolvemos suporte presencial em loja e online a todos os nossos clientes”. Neste momento, o objetivo é continuar a cimentar a posição no que respeita à preparação das empresas para a transformação digital. “A transformação digital das empresas não é mais uma questão de “e se acontecer”, mas sim uma questão de ‘quando vai acontecer’, e a resposta está à nossa frente: agora!”.

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