Barral é de Família!
A Barral foi distinguida com o Prémio Escolha do Consumidor 2025, na categoria de “Produtos para Grávida e Mamã”. A propósito desta distinção, pelo segundo ano consecutivo, entrevistámos Cláudia Trinca, Diretora de Marketing Barral & Otcs.

Cláudia Trinca, Diretora de Marketing
Quais foram os principais fatores diferenciadores que levaram a marca a conquistar esta distinção?
Este prémio, agora pela 2º vez consecutiva, tem um significado muito especial para a Barral, pois representa o reconhecimento e a confiança depositada por consumidoras que estão a ultrapassar uma das fases mais bonitas das suas vidas, enquanto grávidas e recém-mamãs, e que têm necessidades e expectativas muito específicas quanto ao cuidado e à prevenção das estrias. Ser eleita em 2025 como uma marca em que os nossos consumidores podem confiar, é um reflexo do compromisso contínuo da marca em oferecer produtos seguros, eficazes e de alta qualidade, adaptados às necessidades deste público tão sensível e tão importante para nós.
Este reconhecimento, reforça a missão da Barral, de cuidar e apoiar as famílias portuguesas em momentos que consideramos ser tão especiais, validando os esforços de todos os profissionais que trabalham nos Laboratórios Atral, ao meu lado, todos os dias, para proporcionar o bem-estar e a segurança em cada etapa da maternidade, aos nossos consumidores. Este prémio vem, também, abrir portas à inovação e ao acreditar que cada vez mais estamos a fazer o nosso caminho no mercado da dermocosmética, e que também nós estamos a trabalhar arduamente para conquistar o nosso lugar, enquanto marca e enquanto empresa.
Podemos considerar esta distinção como um verdadeiro voto de confiança por parte dos vossos consumidores? Marcar uma posição cada vez mais sólida no mercado da dermocosmética é o grande objetivo e esta acaba por ser mais uma motivação para o alcançar?
A Barral, ciente das mudanças no ciclo de vida da maternidade, e das necessidades das mães modernas, tem desenvolvido soluções que acompanham essa evolução, oferecendo produtos que combinam cuidados específicos para a maternidade com a praticidade e eficácia exigidas por um estilo de vida ativo. Este voto de confiança, vem dar-nos uma motivação extra para continuar a fazer mais e melhor e, com isso, sermos capazes de atingir os nossos objetivos, não só nesta gama especifica Motherprotect, como em todas as outras.
As mães de hoje, enfrentam o desafio de conciliar as responsabilidades maternas com uma vida profissional e pessoal dinâmica, e é nesse contexto que a Barral procura apoiar e simplificar o seu dia a dia, através de soluções inovadoras e adaptadas.
Recentemente, a marca tem focado os seus esforços em produtos que vão ao encontro das exigências contemporâneas, oferecendo fórmulas avançadas que respeitam a delicadeza da pele das grávidas e das recém-mamãs, enquanto garantem a segurança e a proteção necessárias.
O que diferencia a Barral de outras marcas que têm emergido no mercado? Existe alguma estratégia ou inovação recente que considerem fundamental para sustentar essa posição de liderança?
Uma das áreas em que a Barral tem investido fortemente é no cuidado com a pele durante e após a gravidez, com produtos desenvolvidos para prevenir e tratar as alterações mais comuns, como as estrias e a sensibilidade cutânea. E, está quase a chegar uma grande novidade, como sempre se ouve por aí, o melhor ainda está por vir! É com grande satisfação que anuncio que não vamos ficar por aqui, o departamento de marketing da Barral está repleto de profissionais de excelência, uma equipa espetacular motivada para fazer sempre mais e melhor e, claro está, trazer a melhor inovação e cuidado aos nossos consumidores! As novas fórmulas enriquecidas com ingredientes naturais e testadas dermatologicamente, garantem uma hidratação profunda e uma rápida absorção, permitindo que as mães continuem as suas rotinas sem interrupções, com a confiança de estarem a utilizar produtos seguros e eficazes.
Além disso, a Barral tem procurado proporcionar soluções que acompanham a maternidade em todas as suas fases, desde a preparação para o nascimento até ao pós-parto e aos cuidados com o bebé.
A linha de produtos para cuidados com o bebé é outro exemplo do compromisso da Barral em responder às exigências das mães ativas, que procuram produtos práticos, seguros e de fácil utilização.
Assim, a Barral reconhece que a maternidade é uma jornada única para cada mulher, mas que atualmente é marcada por um desejo comum: equilibrar o papel de mãe com outras dimensões da vida, sem abdicar do cuidado com a saúde e bem-estar.
Os produtos da Barral são pensados para proporcionar soluções que acompanham este ritmo de vida, ajudando as mães a sentirem-se confiantes e preparadas para os desafios do dia a dia, enquanto se dedicam ao que é mais importante, os seus bebés.
Que balanço faz do ano de 2024 e qual a estratégia para que a Barral continue a ser reconhecida por oferecer produtos seguros, eficazes e de alta qualidade, adaptados às necessidades de um público tão sensível?
O ano de 2024 foi um ano verdadeiramente desafiador, por diversos motivos. Foi um ano de crescimento para a marca, onde o foco foi iniciar a jornada no que diz respeito à inovação, mas foi apenas o início, o ano 2025 vai ser bombástico, temos imensas novidades a acontecer e estamos muitos entusiasmados com essa realidade. Trabalhar uma marca portuguesa e ter a oportunidade de criar tudo de raiz é super vantajoso, pois temos a possibilidade de olhar o nosso mercado, a nossa realidade e, principalmente, as necessidades das famílias portuguesas, adaptando-nos muito facilmente e com rapidez.
Estamos em constante procura de novos projetos, novas parcerias, novas aprendizagens para nos tornarmos “os melhores”, e quando digo “os melhores”, falo no melhor cuidado desde que os produtos saem da nossa fábrica até chegar à casa de quem acredita em nós, de quem acredita em Barral!