AUTODOC bate recorde em 2023 em volume de negócios e EBITDA
A AUTODOC, retalhista online líder de peças e acessórios automóveis na Europa, com sede em Berlim e Tech Hub em Portugal, anuncia à imprensa nacional os resultados da sua atividade em 2023 e os planos futuros, com particular destaque em Portugal.
“O talento português corresponde exatamente à nossa filosofia de transformação tecnológica de produtos e essa é a base da nossa operação aqui”, afirma Dmitry Zadorozhny, CEO da AUTODOC SE e diretor geral da AUTODOC Portugal. “Em Portugal queremos construir o próximo ecossistema para todo o setor de peças de automóvel. A qualidade do ensino superior em Portugal é elevada e congratulamo-nos pelo potencial da força de trabalho que o acompanha. Queremos elevar a liderança no setor tecnológico e construir uma abordagem de gestão madura para uma simbiose tecnológica de produto perfeita”.
“Em 2023, a AUTODOC alcançou mais uma vez um crescimento de dois dígitos no volume de negócios, o que nos deixa muito orgulhosos, especialmente no contexto da evolução económica na Europa”, refere Lennart Schmidt, diretor financeiro da AUTODOC SE. “Somos líderes de mercado na Europa no nosso segmento e queremos ser líderes em todos os países onde temos uma loja online. Com o centro tecnológico, pretendemos influenciar indiretamente o core business com as tecnologias que queremos desenvolver em torno dos mercados B2B e B2C”, acrescenta Dmitry Zadorozhny.
No mercado português, a AUTODOC bateu record com uma taxa média de crescimento anual da sua atividade na ordem dos 29% entre 2018 e 2023. Em 2023, Portugal, Espanha e Itália representam uma quota de 14% das receitas totais da empresa. Em Portugal, a empresa tem mais de 466.000 clientes, desde 2008, e registou quase 300.000 encomendas o ano passado.
Relativamente aos planos de expansão local, o diretor executivo da multinacional alemã confirma que fecharam o primeiro ano com cerca de 200 colaboradores em Portugal, 33% dos quais deslocalizados. Este ano, a empresa prevê contratar mais 150 colaboradores em Portugal.
AUTODOC alcança resultados record
A AUTODOC SE aumentou o seu volume de negócios em 16% para 1.307,7 milhões de euros, demonstrando um crescimento robusto. O EBITDA ajustado aumentou 31% para 134 milhões de euros, quando comparado com 2022. O cash flow cresceu 41 milhões de euros para 86.6 milhões de euros, um aumento de 90% face ao ano anterior. A rentabilidade da empresa manteve-se forte e constante com uma margem de lucro superior a 10%.
“Este crescimento é um resultado claro das nossas estratégias de otimização de custos bem-sucedidas e da melhoria da eficiência operacional. Os números destacam a nossa capacidade de ganhar novas quotas de mercado em mercados-chave, como a Alemanha e a França, e mostram como o nosso modelo de negócio é robusto e promissor. Tudo isto não teria sido possível sem o excelente trabalho de todas as equipas da AUTODOC a nível global, incluindo o novo centro tecnológico em Portugal”, afirma Lennart Schmidt.
“O forte cash flow e o facto de estarmos livres de dívidas dá-nos a flexibilidade de que precisamos para prosseguir os nossos objetivos estratégicos, investir no crescimento e na inovação e, ao mesmo tempo, oferecer valor acrescentado aos nossos clientes”, afirma Dmitry Zadorozhny. “A satisfação do cliente, a excelência operacional e o progresso tecnológico continuam a ser o nosso compromisso.”
A AUTODOC SE registou um aumento da procura de peças automóveis apesar da incerteza económica global e beneficiou da tendência crescente para as vendas online no mercado pós-venda automóvel. Com mais de 56 milhões de produtos vendidos, a empresa estabeleceu um record de vendas em 2023 (2022: 48.4 milhões de produtos vendidos). A empresa aumentou a sua base de clientes em 12%, para 7.4 milhões de clientes ativos no final de 2023.
Olhando para 2024, a direção está otimista quanto às perspetivas de crescimento e espera um crescimento das vendas na ordem dos dois dígitos percentuais. Para alcançar este crescimento, a AUTODOC irá concentrar-se na expansão da sua gama de produtos, aumentando a sua infraestrutura logística e otimizando os seus preços.
Próximo passo: B2B
“O que vemos no segmento B2B do mercado pós-venda automóvel é que o nível de digitalização ainda está no início, pelo que podemos contribuir muito para maximizar a capacidade das oficinas. Podemos desenvolver produtos especiais para clientes profissionais e fornecer rapidamente peças de automóvel de primeira classe aos seus clientes. Portugal faz parte deste caminho, ao mesmo tempo que estamos a passar da venda de produtos de qualidade para o fornecimento de experiências de qualidade superior. Os nossos clientes não querem apenas comprar peças, querem resolver um problema. E o nosso objetivo é vender serviços de resolução de problemas. No entanto, só vamos lançar o AUTODOC PRO em Portugal quando pudermos oferecer o mesmo nível de serviço que nos outros países europeus e o próximo passo é a entrega rápida e centros de distribuição mais próximos”, afirma Dmitry Zadorozhny.