Amor e tradição à sua mesa

No coração de Peniche, o Restaurante NAU, um ícone da gastronomia tradicional portuguesa, celebra 32 anos de existência com uma nova etapa, sob a liderança de Sérgio Franco, o Chef e Gerente, que herdou o legado dos pais. A Revista Business Portugal conversou com Sérgio para desvendar os segredos por detrás desta mudança e conhecer as novidades que prometem conquistar os paladares mais exigentes.

 

 

Sérgio Franco, Chef e Gerente, com a sua esposa Mónica, Chefe de Sala

 

Uma história de família

O Restaurante NAU nasceu da paixão dos pais de Sérgio Franco pela cozinha e pelo serviço de excelência. O restaurante, que se encontra numa fase de renovação, mantém a tradição e o amor à comida portuguesa, valores que Sérgio e a sua esposa Mónica, chefe de sala, abraçaram com entusiasmo. “A Mónica sempre foi um pilar fundamental no restaurante e, apesar da restauração a tempo inteiro ter sido algo novo, enche-me de orgulho ver a forma como abraçou e abraça todos os dias este desafio”, confessa Sérgio. “O meu lugar sempre foi aqui, no Restaurante NAU. Comecei por servir às mesas, mas a cozinha sempre me fascinou. Investi muito em mim, fiz formação em cozinha e workshops para ser melhor, agora chegou a hora de investir no restaurante e dar o meu melhor”.

A nova etapa

Com a saída dos pais do restaurante, o chef reuniu uma nova equipa jovem e talentosa que, apesar dos desafios do setor da restauração, garante a qualidade e o serviço impecável que caracterizam o restaurante. “Começámos com esta nova equipa há cerca de seis meses. Apesar de ser geral a todas as áreas, a falta de trabalhadores afeta substancialmente o setor da restauração, mas estou contente com a equipa que reúno e tudo só é possível graças a eles”.

Apesar de estar focado na mudança, o entrevistado garante que há coisas que serão para manter. “Manter o nome NAU é essencial. Queremos honrar o legado dos meus pais, mas também inovar e oferecer uma experiência ainda mais memorável aos nossos clientes”, explica Sérgio. Desengane-se quem pensa que o restaurante irá ser o mesmo ao dar um passo em frente. Apesar da mudança, Sérgio garante que a alma do espaço permanecerá. “Gostamos muito daquilo que é o NAU, mas é lógico que vamos ter uns upgrades”.

A promessa é de uma oferta revitalizada, com receitas aperfeiçoadas e uma exploração de novos sabores e experiências únicas. “Os clientes podem esperar novos pratos, novas tendências, alguns eventos e também outras temáticas. Tudo pensado para lhes dar uma nova experiência”, afirma o proprietário com entusiasmo.

 

 

 

 

 

Especialidades

Quando falamos no restaurante NAU é impossível não se falar das suas especialidades, como o delicioso pão com chouriço e a irresistível delícia de amêndoa, exclusiva do espaço. “A delícia de amêndoa é uma especialidade nossa e um doce único, que já esteve nomeada às 7 Maravilhas Doces de Portugal”.

O chef Sérgio com os seus pratos, elaborados com ingredientes frescos e de primeira qualidade, são um deleite para os sentidos. As caldeiradas, as amêijoas à bulhão de pato, as cataplanas de marisco, o arroz de marisco e o arroz de tamboril são apenas algumas das especialidades que fazem as delícias dos clientes. Para os amantes de carne, o bife à NAU é uma experiência irresistível.

“No verão, a caldeirada e as cataplanas são as grandes estrelas da nossa cozinha. Apostamos na cozinha tradicional portuguesa, mas com a nossa própria interpretação, que lhe confere um toque especial”, revela. Mas a experiência no NAU vai além dos pratos. A carta de vinhos, meticulosamente selecionada é um verdadeiro tesouro para os amantes da bebida. “A nossa prioridade é oferecer o melhor aos nossos clientes, por isso, prezamos a exclusividade, qualidade e variedade, optando por vinhos que dificilmente se encontram em supermercados”, explica o chef orgulhoso.

De forma a celebrarem os 32 anos de história, o restaurante lançou um vinho único e exclusivo, engarrafado pela Quinta da Lapa. “Este vinho é uma homenagem aos meus pais e à história do restaurante. Foram 600 garrafas, entre tinto, branco e rosé, um vinho do Tejo que combina na perfeição com todos os nossos pratos, tanto de peixe como de carne. Queríamos algo que casasse bem com todos os pratos e, acima de tudo, oferecer variedade a quem o iria provar”, esclarece Sérgio.

O futuro e a manutenção da qualidade

Para Sérgio, o futuro só fará sentido se continuar a entregar qualidade e sabor aos seus clientes. “Cozinhar para os meus clientes é um ato de amor e muito cuidado, é proporcionar experiências únicas.

O Restaurante NAU ambiciona continuar a fidelizar os seus clientes, tanto portugueses como estrangeiros, e oferecer uma experiência memorável a todos. “O nosso objetivo é que as pessoas saiam daqui com vontade de voltar. Claro que estimamos muito todos os clientes, mas temos clientes de bem longe, até estrangeiros, portugueses no estrangeiro e que fazem questão de cá voltar todos os anos”.

Para quem não conhece o Restaurante NAU, o chef Sérgio Franco deixa a sua mensagem: “Aqui prezamos muito pelo sabor e pela tradição. Fazemos tudo com muito amor. Queremos que quem vem ao NAU desfrute do sabor e da tradição e que saia com vontade de voltar”.

You may also like...