Europastry a combinação perfeita entre tradição e inovação
A Europastry, líder em inovação e qualidade no setor de panificação, continua a moldar o mercado com a sua abordagem pioneira e compromisso com a excelência. Numa entrevista exclusiva, Filipe Canário, Sales and Marketing Manager da empresa, partilha insights sobre as estratégias que têm impulsionado o crescimento da marca e a importância da adaptação às tendências do consumidor. Com uma visão clara e orientada para o cliente, Filipe Canário revela como a Europastry mantém a sua posição de destaque no mercado e continua a investir fortemente em investigação e desenvolvimento para criar produtos inovadores.
A Europastry tem-se destacado no mercado pela sua aposta na inovação e qualidade. Como é que conciliam a tradição da panificação artesanal com as tendências contemporâneas, nomeadamente no que concerne à saúde, sustentabilidade e novas formas de consumo?
A Europastry é uma empresa que se tem destacado no mercado da panificação através de uma abordagem que combina tradição com inovação. A conciliação entre a tradição da panificação artesanal e as tendências atuais, como saúde e bem-estar, sustentabilidade e novas formas de consumo, nomeadamente conveniência e customização, é alcançada de várias formas. No que diz respeito à questão da saúde, utilizamos ingredientes naturais e de alta qualidade, reduzindo o uso de aditivos e conservantes artificiais, assim como procuramos desenvolver produtos que respondam às necessidades dos consumidores modernos, como opções sem glúten, integrais e com baixo teor de açúcar.
Através da nossa loja online, os nossos clientes e consumidores em geral têm a possibilidade de recolher todas as informações sobre as características, ingredientes e benefícios dos nossos artigos, assim como efetuar as suas encomendas de forma consciente e prática. Estamos também comprometidos com práticas sustentáveis em todas as etapas da produção. Entre o período de 2020 e 2023, os dados dizem-nos que conseguimos reduzimos 62% a nossa pegada de carbono, 18% o consumo da água e 7,7% o consumo do gás. Além disso, desde o final do ano passado, estamos a trabalhar para a redução do papel e uma das alterações está relacionado com o processo de entrega de mercadorias que transitou para um sistema totalmente digital. Em relação às novas formas de consumo, trabalhamos, diariamente, para responder às necessidades do mercado e melhorar a experiência de consumo, quer através da produção de produtos customizados (tailor-made), quer de produtos fully baked (ideais para clientes que procuram conveniência e qualidade consistente), e também através de uma abordagem inovadora e flexível, que permite desenvolver soluções adaptadas às tendências e, simultaneamente, acrescentar valor ao sortido dos nossos cientes. Só em Portugal, lançamos em média mais de 200 produtos por ano para o mercado, o que faz com que sejamos uma das empresas mais inovadoras do setor. Estamos neste momento a trabalhar na nova coleção de novidades que iremos apresentar aos nossos clientes no início de setembro e estamos muito entusiasmados e expectantes para perceber a aceitação dos mesmos.
A Europastry opera em mais de 80 países. Como é que garantem a adaptação dos seus produtos e serviços às diferentes culturas e preferências locais, mantendo o compromisso com a qualidade e os valores da marca?
Na Europastry, a nossa presença global é sustentada por uma abordagem multilocal. Para garantir que os nossos produtos e serviços se adaptem às diferentes culturas e preferências locais, seguimos uma estratégia que combina pesquisa de mercado, inovação e colaboração com parceiros locais que vão desde fornecedores de matérias-primas, até distribuidores, que garantem que estamos alinhados com as expetativas e exigências do mercado local. Independentemente da localização, todos os nossos produtos são fabricados de acordo com os mais rigorosos padrões de qualidade e mantemos um compromisso inabalável com os nossos valores de sustentabilidade, inovação e respeito pela tradição da panificação artesanal. Atualmente, a Europastry dispõe de 27 unidades de produção, 6 centros de I+D e estamos presentes em mais de 80 países, o que nos permite ter uma visão abrangente do mercado.
A Europastry destaca-se no mercado pela sua aposta na sustentabilidade. Como é que a empresa integra a sustentabilidade na sua cadeia de valor, desde a produção até à distribuição?
Na Europastry, a sustentabilidade é um pilar fundamental que permeia toda a nossa cadeia de valor, desde a produção até à distribuição. A nossa abordagem holística garante que cada etapa do processo contribui para um futuro mais sustentável.
Procuramos utilizar matérias-primas de origem responsável, privilegiando fornecedores que adotam práticas agrícolas sustentáveis. Além disso, investimos de forma contínua em tecnologias de produção que minimizam o consumo de energia e água, e reduzimos a emissão de gases de efeito estufa. Estamos também totalmente comprometidos em otimizar processos de produção, e a reduzir o desperdício alimentar, assim como trabalhamos para garantir que as nossas embalagens sejam, não só, funcionais mas também amigas do ambiente. Outra das preocupações da Europastry é garantir uma ótima gestão das rotas de distribuição com vista à redução da pegada de carbono. A nossa liderança no setor é todos os dias fortalecida pela busca incessante de inovação e pela integração de práticas sustentáveis em todos os aspetos do nosso negócio.
Quais são os principais desafios e oportunidades que a Europastry enfrenta no futuro, e como é que a empresa se prepara para os enfrentar?
A Europastry, como líder ibérico no setor da panificação, enfrenta uma série de desafios e oportunidades no futuro, entre elas as alterações dos hábitos de consumo, mas também questões relacionadas com IA, tecnologia e sustentabilidade. A nossa abordagem proativa e inovadora permite-nos estar preparados para enfrentar estas questões de forma eficaz. Continuamos a investir fortemente em pesquisa e desenvolvimento para criar produtos inovadores, assim como continua a ser uma prioridade para a Europastry capacitar os nossos colaboradores com as competências necessárias para enfrentar os desafios futuros.
Permanecemos ágeis e prontos para nos adaptarmos às mudanças do mercado, garantindo que estamos sempre na vanguarda da inovação e lideramos as tendências no setor da pastelaria e padaria.