A transformação digital é agora
Mais do que nunca, tornou-se evidente que a transformação digital é o caminho. Sendo a Dell Technologies Portugal uma empresa líder do setor, capaz de ajudar e preparar as organizações da melhor forma para o futuro, estivemos à conversa com a sua diretora-geral, Isabel Reis.
Foi em fevereiro que assumiu o cargo de diretora-geral da Dell Technologies Portugal. Como encarou este desafio?
Antes de ter esta oportunidade, pertenci à EMC Portugal, onde também desempenhei as funções de diretora-geral. Posteriormente, dá-se a fusão entre a Dell e a EMC, dividindo a empresa em duas unidades de negócio (enterprise e commercial), tendo eu ficado como diretora-geral de Enterprise – Portugal e Espanha. Com a unificação da organização, passei a dirigir a empresa em Portugal. O facto de me poder dedicar exclusivamente ao meu país, de poder trabalhar de maneira a unificar a equipa e simplificar a mensagem ao mercado deixou-me bastante feliz e entusiasmada. Até que em março se declara o estado de emergência e tivemos de nos adaptar, de forma a continuar a apoiar os nossos clientes, que mantiveram o seu negócio a funcionar e, ao mesmo tempo, que mandavam os seus colaboradores para casa. No caso da Dell, já tínhamos várias pessoas a trabalhar a partir de casa e praticamente todos os mecanismos garantidos para que esta situação fosse de fácil gestão.
Sendo a Dell uma empresa líder em transformação digital, conseguiu amenizar o impacto sentido pela pandemia?
É uma pergunta interessante, porque tem duas respostas. Esta é uma crise da economia real a nível mundial, que coloca problemas de liquidez às empresas. Há empresas ligadas a setores de mercado muito afetados pela pandemia e, consequentemente, vão sentir grandes dificuldades a nível económico e outras (na verdade praticamente todas), que vão ter ainda mais constrangimentos a nível de budget e revêm os seus investimentos e definem novas prioridades, o que vai influenciar os resultados. Mas, por outro lado, esta situação também origina que muitas empresas se vejam “obrigadas” a avançar de imediato para uma verdadeira revolução digital nas suas empresas, por uma questão de sobrevivência num mundo cada vez mais digital.
O que faz de vocês o parceiro ideal para as empresas transformarem o seu negócio?
A visão e a estratégia da Dell passam por fornecer e implementar soluções multicloud, cyber security, hiperconvergência, armazenamento e proteção de dados e backup na cloud e para isso desenvolveu e adquiriu empresas com produtos de software e hardware, que fornece com serviços profissionais, em conjunto com os seus parceiros de valor acrescentado, de modo a apoiar os clientes na sua jornada de transformação digital. Através dos nossos serviços de consultoria, elaboramos assessment’s nos nossos clientes para os ajudar a construir o caminho da transformação digital, em função de onde estão e onde querem estar num futuro próximo. Transformar um negócio a digital não é só alterar recursos de hardware ou software, é preciso renovar processos, a forma de trabalhar e o modo de pensar.
Quais são os maiores desafios que uma mulher enfrenta no mundo empresarial?
Essa é uma pergunta que me fazem com frequência. Quando comecei, havia muito poucas mulheres com cargos de diretora-geral, hoje, estando longe da perfeição, é uma realidade bastante diferente e felizmente há muito mais equilíbrio nessa área. Nunca senti nenhum tipo de discriminação, mas também é verdade que tive sorte com as chefias que tive, que souberam reconhecer e promover-me a mim e a outras pessoas como eu na companhia. Eu diria que um dos grandes desafios das mulheres e que faz com que às vezes recuem nas suas ambições, é a conciliação da vida pessoal com a vida profissional. No caso da Dell, temos como objetivo ter, até 2030, 50 por cento da força de trabalho feminina e 40 por centro da liderança no feminino. Tem-se tornado mais claro que o equilíbrio de haver executivos de homens e mulheres contribuem muito positivamente para a gestão de uma companhia.