“A RECIFE concentra a sua atenção na satisfação do cliente”

No cenário crescente da sustentabilidade e gestão eficiente de resíduos, a RECIFE destaca-se como uma referência no setor. Numa conversa exclusiva, Eduardo Carvalho, CEO, discute as práticas inovadoras e ecológicas adotadas pela empresa para o desmantelamento e reciclagem de veículos. O empresário partilha ainda a visão e as estratégias que têm conduzido ao sucesso da empresa, ressaltando o compromisso com a sustentabilidade e a segurança ambiental.

 

 

Eduardo Carvalho, CEO

 

 

Fale-nos um pouco sobre a Recife e sobre os serviços que oferecem aos vossos clientes.

A RECIFE é uma empresa da rede Valorcar ligada, desde 2007, data da sua fundação, ao ramo automóvel. O nosso trabalho desenvolve-se segundo uma abordagem de dupla especialização: a comercialização de peças, acessórios e resíduos de automóveis usados e o abate de viaturas, em fim de vida ou acidentadas.

A empresa iniciou a sua atividade em Viana do Castelo, mas o sucesso permitiu, desde cedo, expandir o negócio para Vila Real, Chaves e Braga, cidade onde se situa, atualmente, a sede da RECIFE.

Desta forma, a empresa, com quatro filiais, resulta numa área total de 35.800 metros quadrados, sendo a área coberta 7.050 metros quadrados e os seus serviços são reconhecidos em matéria de rigor e profissionalismo.

Para além disto, a RECIFE é uma empresa com responsabilidade social e ecológica que promove a reutilização de peças, com o objetivo de aumentar a utilização de recursos e garante práticas, definidas nos requisitos legais, que minimizam o impacto da sua atividade no meio envolvente.

Com um crescimento apoiado em valores como a tradição, a transparência e a ética de mercado, a RECIFE concentra, atualmente, a sua atenção na satisfação do cliente.

 

As evoluções constantes da tecnologia tornam os processos de desmantelamento mais eficazes?

Os processos de desmantelamento de veículos têm beneficiado significativamente da automação e da tecnologia, tornando-se mais eficazes em várias áreas. A RECIFE desde 2018 que eliminou todas as requisições e comunicações via papel e caneta, com a implementação de um software de comunicação interna. Como estamos sempre em constante procura por fazer mais e melhor estamos, neste momento, a ultimar os últimos detalhes pré implementação de um software especializado que irá agregar todos os softwares e processos que são utilizados para gerir stocks, rastrear peças, otimizar processos logísticos e identificar os melhores métodos para a reciclagem de diferentes materiais presentes nos veículos. Todos os colaboradores da RECIFE dispõem de um dispositivo móvel onde têm acesso a todas estas informações relevantes e on time. Toda esta comunicação online, entre colaboradores e filiais, permite-nos responder com mais assertividade e rapidez a todos os pedidos que nos chegam dos nossos clientes. No que toca ao processo de desmontagem de veículos, estamos em fase embrionária do processo de desmontagem virtual que nos permite colocar em stock também os componentes que ainda não foram desmontados, podendo desta forma suprimir ainda mais as necessidades dos nossos clientes, através do alargamento do stock e das opções que apresentamos na nossa loja online.

 

 

 

 

Como funciona a entrega de uma viatura? Quais são os passos necessários?

O processo inicia-se com um pedido de orçamento da viatura por parte do seu proprietário, que pode ser feito via site, e-mail ou telefone. Após orçamento, a RECIFE segue os passos basilares para rececionar uma viatura para abate em Portugal, conforme as regulamentações nacionais. Como Centro de Abate Autorizado reconhecido e licenciado para desmantelar veículos de acordo com as normas ambientais e de segurança, a RECIFE antes da receção da viatura para abate, reúne toda a documentação obrigatória. Isso inclui o Documento Único Automóvel (DUA), também conhecido como livrete ou título de registo de propriedade do veículo e também cópia do documento de identificação pessoal do proprietário. Estando toda a documentação em conformidade, passamos ao agendamento da recolha do veículo ou à receção da mesma, em caso de o proprietário entregar diretamente nas nossas instalações. Finalmente, a RECIFE emitirá um Certificado de Abate. Este documento é essencial, pois atesta que o veículo foi desmantelado de acordo com as normas legais e ambientais, e serve para comprovar o encerramento do registo do veículo.

 

Como descreve o processo 360 da RECIFE para o abate de veículos?

Essa é a característica que melhor define a capacidade instalada da RECIFE. As viaturas para abate são recolhidas pela RECIFE, de forma totalmente gratuita, junto de particulares e profissionais. Uma vez no centro de abate, a RECIFE processa e trata de toda a documentação necessária junto do IMT para cancelamento de matrícula. Após estes passos, as peças que demonstram estar em bom estado são aproveitadas e o resto da viatura é abatida, sempre de acordo com práticas que minimizam o impacto da atividade no meio envolvente.

 

 

Sabemos que a RECIFE assume um compromisso com a sustentabilidade, quais são os esforços que unem nesse sentido? É um caminho no qual pretendem continuar a investir?

A reutilização de peças contribui significativamente para a redução do impacto ambiental e sustentabilidade mundial, deste modo, as mesmas não precisam ser descartadas como “lixo”.
A reutilização de peças também evita a necessidade de fabricar novas peças a partir de matérias-primas virgens. Isso reduz a extração de recursos naturais, que são utilizados na produção de metais, plásticos e outros materiais presentes nos veículos.

A RECIFE adota várias práticas específicas para minimizar o seu impacto ambiental e do mercado automóvel no geral, incluindo as baterias, e realizamos também a separação cuidadosa de diferentes componentes dos veículos, como a separação de metais (como aço, alumínio, cobre) e plásticos, que são então enviados para instalações de reciclagem especializadas para serem reutilizados na produção de novos materiais. No que toca a fluídos presentes nos veículos, como óleo do motor, líquido de transmissão, líquido de arrefecimento e travões, são drenados e tratados adequadamente para evitar a contaminação do solo, da água e do ar.

Mas respondendo objetivamente à pergunta, sim, é um caminho que pretendemos continuar a trilhar e, em breve, iremos fazer investimentos direcionados para a reciclagem e reutilização.

 

Com espaços em Braga, Viana do Castelo, Chaves e Vila Real, quais são as perspetivas em termos de expansão? Que objetivos ainda pretende alcançar?

A curto/médio prazo queremos realizar a expansão da filial de Braga, através de terreno já adquirido, aumentando a disponibilidade de stock de componentes de carros mais recentes.
Até ao final deste ano, iremos realizar algumas obras na sede em Braga, onde passará pela construção de três pavilhões, que nos permitirá ter cerca de 3.200 metros quadrados de área coberta com a finalidade de maior capacidade de armazenamento para as peças usadas.

Os objetivos gerais da RECIFE são sempre os mesmos ano após ano: continuar a crescer, melhorar e servir melhor os nossos clientes.

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