Excelência na gestão municipal
O Município de Machico, liderado por Ricardo Franco, foi reconhecido com o prestigioso Prémio Autarquia do Ano, uma distinção que celebra a excelência na gestão municipal, o compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar da comunidade.
O programa de Ajudas Técnicas, que garantiu a Machico o Grande Prémio na categoria “Saúde e Bem-estar – Apoio ao cuidador”, foi apontado como um exemplo de boas práticas em apoio social. Quais os desafios enfrentados na implementação deste programa e como foram superados?
A criação e implementação deste programa foi um grande desafio para o Município de Machico, que pretende ir ao encontro das famílias e das suas necessidades, sabendo que em causa estão equipamentos que pesam no orçamento familiar ou que são inacessíveis para os parcos rendimentos ou pensões que são auferidos por uma franja mais vulnerável da população. A autarquia considerou o crescente número de pedidos e a dificuldade em dar respostas aos munícipes, tendo em conta a escassez de respostas aos equipamentos por parte de outras entidades parceiras a tempo de colmatar as necessidades sentidas pelos munícipes. Para tal, foi criado o Banco de Ajudas Técnicas, que integra equipamentos inovadores, com objetivo de promover a melhoria dos cuidados prestados a pessoas em situação de dependência permanente ou temporária. Em contrapartida, pretende-se alcançar um impacto social positivo na qualidade de vida e no bem-estar do cuidador informal, derivado da redução da exposição a níveis elevados de sobrecarga. Consequentemente, existirá uma retribuição no ato de cuidar e propiciar-se-á uma prestação de cuidados de melhor qualidade à pessoa dependente.
A CM Machico também foi distinguida com menções honrosas em várias categorias, incluindo “Ecologia e cuidado dos animais – Consciencialização ambiental” com o projeto Ecos Machico. Qual a estratégia para integrar a sustentabilidade ambiental nas políticas municipais?
O projeto Ecos Machico pretende dar a conhecer o território a todos os seus munícipes e visitantes, partilhando boas práticas para a conservação dos seus ecossítios. Estes são todos os sítios nas delimitações territoriais de Machico que apresentam características notáveis do ponto de vista da geodiversidade, biodiversidade, paisagístico e/ou histórico-cultural que reúnam valores e interesses multidisciplinares de âmbito científico, didático e/ou socioeconómico para o concelho. Este projeto alcançou no ano anterior o Prémio Geoconservação 2023, atestando a sua importância na divulgação da sustentabilidade do território.
O projeto “Sopas com História” na categoria “Cultura e Património – Gastronomia” celebra a gastronomia tradicional de Machico. Como é que este projeto tem contribuído para a valorização e preservação da herança cultural local?
A realização do evento contribui para a salvaguarda da tradição gastronómica através do envolvimento comunitário, com a participação de um conjunto de coletividades que, pela ação associativa desenvolvida no seio das comunidades locais, permite o resgate de saberes-fazeres comunitários agregados à gastronomia tradicional, à valorização social das pessoas e à sua identidade cultural.
Com o projeto “Machico a Pontear”, a autarquia promove a valorização dos instrumentos tradicionais madeirenses. Quais foram as reações da comunidade local a este projeto e de que forma ele tem influenciado a identidade cultural e musical da região?
O projeto “Machico a Pontear” inaugurou uma nova área de intervenção cultural no âmbito da valorização dos cordofones tradicionais madeirenses e da música tradicional. Através da realização de exposições, espetáculos, concertos comentados e conversas, pretendeu-se aproximar da população construtores de cordofones, instrumentos e praticantes da arte, quer no âmbito da aprendizagem formal, nas escolas, quer informal, nas associações culturais.
Machico foi o único concelho madeirense a ser galardoado na 5ª edição do Prémio Autarquia do Ano. Quais os fatores que diferenciam a gestão da CM Machico que contribuíram para este sucesso?
O Município de Machico apresentou-se à 5ª edição do Prémio Autarquia do Ano com várias candidaturas de projetos que, na visão do executivo, trazem mais-valias para os munícipes e/ou promovem o concelho nas mais diversas valências. Alguns destes projetos são de autoria própria ou em cooperação com outras entidades do concelho e não só, o que contribui, em muito, para o sucesso dos mesmos. Os projetos não se limitam ao presente, havendo sempre a possibilidade de melhorar aspetos de ano para ano, com base no conhecimento adquirido pela prática.