A proximidade com o utilizador
Paulo Pimenta, CEO do comparador de preços e marketplace KuantoKusta, demonstra como a plataforma tem sido uma aliada dos consumidores no processo de decisão de compra e como a comparação é indispensável para aumentar a poupança.
O KuantoKusta surgiu para colmatar uma falha existente, facilitando a pesquisa e a compra por parte dos seus usuários. Como avaliam, 17 anos depois, o impacto que esta ferramenta causou?
O balanço que fazemos é muito positivo. O nosso principal objetivo é trazer maior transparência para o processo de compra e potenciar a poupança dos consumidores, e os números mostram que estamos no bom caminho.
Reconhecemos que o KuantoKusta foi impulsionador, continuando a ser, ainda hoje, uma das referências do e-commerce nacional. O comparador nasceu há 17 anos, quando trouxemos para Portugal um conceito que não existia e apostamos num mercado digital ainda muito incipiente. Tivemos um papel ativo no desenvolvimento do e-commerce e na sua curadoria. Ajudamos a formar, e continuamos a acompanhar, mais de 1300 lojistas para aquilo que são as boas práticas deste modelo de negócio. A entrada de uma nova loja no KuantoKusta é precedida por um processo de validação e qualificação, feito através de um acompanhamento personalizado da equipa do KuantoKusta. Para o utilizador, isto resulta numa maior garantia de qualidade e numa boa experiência de compra, fundamental para que se sintam seguros e confiantes ao comprar on-line.
Para além da comparação de preços, também funcionam como um Marketplace. Para quem ainda não conhece este conceito, podem explicar-nos em que consiste?
O Marketplace KuantoKusta é a plataforma onde o utilizador pode ver e comparar produtos de várias lojas diferentes. Para cada produto, há uma lista de lojas e as respetivas condições de preço, portes de envio e tempo de entrega. Além disso, a experiência de compra é totalmente feita dentro do ambiente KuantoKusta, com garantias para o comprador. A par da segurança e experiência aportadas pela marca, o usuário beneficia do serviço de apoio ao cliente antes, durante e após a compra. O nosso foco é simplificar o dia-a-dia dos utilizadores e ajudá-los a poupar tempo e dinheiro. Atualmente, dispomos de mais de 1300 lojas, 16 áreas de negócio, e mais de 2 milhões de produtos, tudo isto numa única plataforma, em que os utilizadores podem comparar preços, clicar e comprar, sem perderem tempo. Os utilizadores do Marketplace KuantoKusta têm a garantia de que estão a fazer uma compra segura, num site seguro, já que o dinheiro só é debitado depois de a encomenda ser entregue, pelo que o cliente está sempre salvaguardado. Têm também várias modalidades de pagamento, de acordo com as preferências, e ainda podem optar pela modalidade de financiamento, dependendo dos equipamentos que estão a ser adquiridos. Soma-se um apoio constante ao longo de toda a jornada de compra. A nossa equipa de atendimento é muito focada no cliente e em ouvir as suas questões para lhes dar a melhor, mais rápida e satisfatória resposta. Ao terem esta proximidade com o utilizador, eles fazem a diferença na experiência de compra em Marketplace KuantoKusta.
Tendo por base a vossa experiência, qual é o atual perfil dos consumidores e as suas maiores preocupações na hora de escolher um produto?
Há duas preocupações que são notórias para os consumidores, independente do perfil: escolher bem e comprar bem. Ou seja, os consumidores não estão apenas preocupados com o produto mais barato. Querem saber mais sobre as características dos produtos e escolher o que melhor cumpre a função para responder às suas necessidades. Depois deste passo, olham para o preço e procuram a melhor opção em termos de preço e/ou prazos de entrega. O KuantoKusta é um aliado neste processo e tem ganho cada vez mais relevância para o consumidor precisamente por responder a todas estas questões, de forma simples, rápida e fidedigna, seja através do site, seja através do blogue.
Quanto ao perfil dos que procuram uma resposta no KuantoKusta, em 2022 constatamos que houve um aumento de visitas por parte dos mais jovens e um abrandamento das pesquisas por parte dos mais velhos – ao contrário do que se passou durante a pandemia – o que é também um indicativo do regresso ao off-line por parte dos consumidores que estavam mais habituados ao comércio tradicional. A faixa etária mais jovem, entre os 18 e os 24 anos, passa mais tempo e visita mais páginas no site do KuantoKusta, mas é na faixa entre os 35 e os 44 anos que se encontram os consumidores com o valor mais alto de carrinho de compras.
Estão, constantemente, à procura de inovar e novos desafios. Acreditam que estes “pequenos passos” fazem com que o KuantoKusta seja uma ferramenta importante na hora de comprar um produto?
Acompanhamos o que de melhor se faz no mercado digital e a transformação e melhoria constantes faz parte do nosso ADN. Para isto acontecer, introduzimos continuamente novas funcionalidades, novas áreas de negócio, assim como novas verticais que respondem à nossa missão de contribuir para uma poupança dos consumidores, seja em dinheiro, seja em tempo. Por exemplo, ferramentas como a página de melhores preços, que mostra a percentagem de descida do preço em relação ao preço médio dos últimos 30 dias, o histórico de preço, que permite analisar a evolução dos preços ao longo de um determinado período ou mesmo o alerta de preço, onde o utilizador define o valor que está disposto a gastar em determinado produto e é notificado quando esse valor é atingido são três funcionalidades que o consumidor tem à disposição para garantir que está a fazer uma compra acertada.
Para terminar, quais são as perspetivas para 2023? Que novidades estão por vir?
Para 2023, as expectativas estão alinhadas com a realidade do mercado. Será um ano de desafios que terão um impacto direto na vida dos consumidores e no seu rendimento. Aquilo que temos em desenvolvimento são verticais de negócio que permitirão aumentar a nossa proposta de valor junto do consumidor, ao mesmo tempo colmatar necessidades que prevemos tornarem-se cada vez mais presentes ao longo do próximo ano. Por exemplo, acabamos de firmar um acordo para disponibilizar um serviço de subscrição de seguros que permite aos utilizadores KuantoKusta salvaguardar os bens adquiridos no nosso Marketplace.