“A Procare Health é um player na Saúde da Mulher”
Com 10 anos de presença no mercado, a Procare Health nasceu com o propósito de desenvolver soluções terapêuticas que tivessem um impacto positivo na forma de tratar a saúde feminina. Em entrevista à Revista Business Portugal, Miguel Coelho, Diretor-Geral, salienta que a empresa pretende continuar a alargar a sua pegada na Saúde da Mulher.
A Procare Health é um laboratório farmacêutico exclusivamente vocacionado para a saúde e o bem-estar da Mulher. Qual a abrangência desse compromisso?
A abrangência é total. Nascemos com um propósito bem definido, o de desenvolver soluções terapêuticas que tivessem um impacto positivo na forma de tratar a saúde feminina. É isso que fazemos desde o primeiro dia, com base na experiência e conhecimento dos nossos investigadores e numa profunda análise dos mercados da saúde.
Numa perspetiva mais operacional, o nosso compromisso é o de continuar a construir uma organização global. Neste momento, temos atividade em mais de 75 países, espalhados por vários continentes, o que faz com que os nossos produtos estejam a ser utilizados para tratar mulheres um pouco por todo o mundo. Mas queremos continuar a aumentar a nossa pegada na Saúde da Mulher.
A mulher de hoje ocupa um papel na sociedade que alcançou por mérito próprio, ao longo das últimas décadas. Quais as principais mudanças ocorridas no universo feminino que gostaria de destacar?
Se recuarmos apenas cerca de 50 ou 60 anos, encontramos uma sociedade fechada, pouco criativa e sustentada em valores que colocavam os homens como os indivíduos capazes de tomar decisões, quer a nível económico, social, político, na gestão das organizações e até na organização da família. A título de exemplo, as professoras tinham que obter autorização para casar e as mulheres não podiam exercer cargos públicos ou votar.
É claro que nada disto existe hoje, mas se me pede para destacar o que considero serem as principais mudanças terei que falar no papel que hoje as mulheres já desempenham a todos os níveis, por mérito próprio. Se atualmente, vemos cada vez mais mulheres em lugares de decisão na política, nas empresas e até nas familias, esta é uma conquista que foi feita pela evidência da excelência das suas características de inequívoca liderança. Mas, o mais importante é que estas mulheres de Hoje, já não precisam de adotar o perfil monocromático dos homens, conhecido pelo seu cinzentismo associado a uma reconhecida autoridade e liderança. Dito doutra forma, não precisam de abdicar da sua feminidade para ter sucesso. Mas existe ainda um caminho que tem necessariamente que ser percorrido. Como homem, entristece-me saber que uma mulher, em algumas situações ainda tem, para as mesmas funções, uma retribuição mais baixa apenas por ser mulher.
A 28 de maio assinala-se o Dia Internacional da Saúde Feminina. Uma data que pretende alertar a população para as desigualdades entre mulheres e homens no acesso aos cuidados de saúde e sensibilizar para a importância da saúde feminina. De que forma se alia e se insere a Procare Health neste tipo de iniciativas?
A Procare Health é um player na Saúde da Mulher. Isso traduz-se num posicionamento que não se limita a ser uma empresa que investiga e comercializa produtos de saúde. Temos uma responsabilidade social que passa, entre outros fatores, por desenvolver melhores formas de combater a doença, mas temos um papel de enorme importância na formação pós-graduada dos profissionais de saúde, desenvolvemos ferramentas e programas de educação para a saúde dirigidas às mulheres, participamos de forma ativa com as Sociedades Médicas.
A nossa missão não se esgota no dia 28 de Maio, antes é um trabalho de todos os dias, com o espírito de que o melhor dia é sempre o seguinte. É evidente que assinalamos essa data, como mais um alerta para aumentar a literacia da saúde.
A Procare Health tem vindo a acumular vários prémios, o último dos quais, de Laboratório do Ano, em março passado. Como vê este reconhecimento pelo trabalho desenvolvido?
Não escondo o orgulho nas diversas distinções que temos recebido, principalmente sendo uma empresa tão jovem. Faço também notar que alguns prémios foram atribuídos pela sociedade, o que demonstra que vamos para além do universo da saúde, como referi anteriormente. Contudo, com alguma imodéstia, direi que a melhor retribuição que recebemos é no dia a dia, quando um médico nos refere que tratou com sucesso mais uma doente ou que mais uma mãe conseguiu finalmente engravidar.
O que podemos continuar a esperar da Procare Health Portugal e que mensagem gostaria de deixar às mulheres portuguesas?
A Procare Health tem, na sua estrutura organizacional, duas características que definem a forma como estamos no mercado: por um lado, temos uma estrutura tendencialmente horizontal, pouco hierarquizada, que permite uma fluência de contacto muito eficaz. Por outro lado, apesar de termos um objetivo que é comum a todos quantos são parte deste projecto, não falamos a uma só voz. O que sempre pedi a todos os meus colegas e colaboradores foi que alocassem à empresa as suas características pessoais. Deste modo, temos uma enorme diversidade de pensamento que nos permite discutir ideias, projetos, estratégias, com base nas idiossincrasias de cada um de nós. Da discussão nasce a forma certa como trabalhamos, confirmada pelo crescimento que em cada ano temos vindo a registar.
Assim, a mensagem que partilho com as mulheres portuguesas é a de não abdicarem da sua condição de mulher, assumir que o seu corpo tem especificidades únicas, que precisa de cuidados específicos. O acompanhamento regular pela ginecologia é a garantia de mais e melhor saúde.
O início da civilização era marcadamente matriarcal. Depois de séculos de domínio dos homens é tempo de termos uma sociedade equilibrada, sem diferenças, nomeadamente de género.