“A inovação é um trilho que queremos continuar a percorrer para o sucesso”
A inovação está no ADN da Europastry, assim como o lançamento constante de soluções diferenciadoras para o mercado. O prémio Produto do Ano 2022, na categoria Pastelaria, é a prova de que a empresa está no caminho certo, como conta Filipe Canário, Diretor Comercial, em entrevista à Revista Business Portugal.
A Europastry conquistou o prémio Produto do Ano 2022, na categoria Pastelaria, com a Gama OLIVE – Dots açucarado com azeite, madalena com azeite sem açúcar e croissant com azeite. O que representa esta distinção?
Esta distinção representa o reconhecimento por parte dos consumidores portugueses que vale a pena ser arrojado e que a Europastry é, cada vez mais, reconhecida como uma empresa inovadora e atenta às necessidades dos seus consumidores. Acima de tudo, este prémio vem reforçar a nossa convicção de que estamos no caminho certo e que a inovação é, sem dúvida, um trilho que queremos continuar a percorrer para o sucesso.
Qual foi a premissa para o desenvolvimento desta gama de produtos e quais as suas características e pontos fortes?
O objetivo principal para o desenvolvimento desta gama de produtos OLIVE foi criar soluções que tivessem como princípio fundamental a saúde, o sabor e também a sustentabilidade associada à escassez das matérias-primas. Vivemos um momento em que a preocupação dos consumidores sobre estes fatores ganham, cada vez mais, relevância e motiva-nos enquanto fabricantes aceitar desafios como os de criar soluções que respondam a estas necessidades. Neste caso concreto, pareceu-nos fundamental substituir as gorduras saturadas, por uma alternativa mais saudável e 100% vegetal, o AZEITE, um elemento central da pirâmide nutricional da dieta mediterrânica. A incorporação desta gordura nestes produtos de pastelaria, confere uma melhor textura, miga, cor e um aroma e sabor inconfundível e intenso, extremamente agradáveis.
Por outro lado, estes três produtos à base de Azeite (Croissant, Dots Açucarado sem óleo de palma e Madalena Sem Açúcar e com pepitas de Chocolate) contribuem para reduzir o colesterol, contém menos gorduras saturadas, menos açúcar e são ricos em polifenoles e em antioxidantes naturais.
Esta oferta garante uma alternativa ao consumidor informado que entende perfeitamente o que consome.
Na Europastry, a inovação é mais do que um estado de espirito: é um desígnio real. Podemos dizer que a inovação está no vosso ADN e que o cliente é o elemento central que norteia a vossa política de inovação?
Sem dúvida, o cliente é o nosso “Thrue North”, e mais do que ser a maior empresa do sector, o nosso interesse e foco é ser a que oferece os melhores produtos e que respondam verdadeiramente às necessidades dos consumidores.
Hoje e sempre, a Europastry assenta a sua estratégia de evolução na inovação (associada à tradição) e, desde a sua génese, com a criação da “invenção” do pão previamente cozido ultracongelado até à recente criação da Gama OLIVE vivemos a inovação a cada hora, muito fruto da inquietude do nosso fundador, o Sr. Pere Gallès, que fielmente transmitiu e “contagiou” toda a equipa.
Combinando a tradição e a inovação, a Europastry reinventou a cultura da panificação? O que diferencia a empresa num mercado cada vez mais competitivo?
A resposta imediata está na nossa assinatura, WE ARE BAKERS. Vivemos a organização como nossa, com um espírito cooperativo e inquieto, com mentalidade de start up, o que nos permite manter e perpetuar a cultura da panificação todos os dias. Acolhemos jovens talentos que se orgulham de trabalhar lado a lado com mestres padeiros e pasteleiros com mais de 30 anos de experiência na organização e acreditamos que esta é uma forma natural de alimentar a cultura da padaria.
A inovação é uma das nossas características mais visíveis, mas destacaria que somos também os mais rápidos no lançamento de soluções para o mercado.
Não é nossa pretensão sermos os maiores, queremos sim ser os que lançam tendências, que ditam o caminho e que mais rapidamente apresentam soluções diferenciadoras aos consumidores. Este é um aspeto bastante revelador do quanto somos competitivos e como encaramos o mercado.
Volvidos 35 anos desde a sua génese, a Europastry é líder de mercado e uma das empresas mais inovadoras do sector. Que análise faz deste percurso?
Na verdade, nunca nos parecem 35 anos, os desafios que o mercado nos coloca, torna cada dia diferente e motivador, mas é um facto que a experiência que temos, tem contribuído para que o mercado melhore. Hoje, podemos degustar um pastel de nata em Nova Iorque ou em Tóquio, um croissant brioche típico do Porto em Marselha, um dunkin pode ser degustado em Portalegre, um Pão Cristalino em Braga, entre outros, e esta é a maior recompensa que podemos sentir, perceber que o nosso empenho é recompensado com a alegria de usufruirmos enquanto consumidores de novos produtos, sabores e conceitos em qualquer parte do mundo, algo que há 35 anos, seria inacessível para muitos consumidores.
Esta é uma responsabilidade que assumimos, mas que é muito compensadora e marca esta caminhada de 35 anos.
Qual a estratégia em termos de futuro para continuar a superar as expectativas dos consumidores?
A simplicidade e disponibilidade total que temos perante os consumidores e clientes e a certeza que a cada dia vamos encontrar soluções inovadoras que respondam ao mercado.